5 dicas para não prejudicar a dieta no fim de semana

Os fins de semana podem representar perigos para um regime, mas é possível passar por eles sem correr riscos e mantendo uma alimentação saudável

garota cozinhando na cozinha comida saudavel
Foto: Reprodução/Freepik

Seja para quem está em busca do emagrecimento ao lado de medicamentos como Morosil ou para aqueles que tentam chegar a alguma medida corporal por estética, a dieta é um passo importante e pode ajudar a alcançar resultados satisfatórios quando aliada a uma atividade física.

No entanto, manter a linha na dieta nem sempre é uma tarefa fácil e ela pode ficar ainda mais difícil com a chegada do final de semana. No Brasil, sábado, domingo e feriados são conhecidos como dias de festa, família reunida, mesa farta e muitas guloseimas para se deliciar. Mas o problema é que essas comidas e bebidas podem ser grandes vilãs de quem está tentando manter uma alimentação saudável e balanceada.

Contudo, diferente do que muitos pensam, comer algo calórico de vez em quando não irá jogar todo progresso no lixo. No entanto, para isso, é importante ter equilíbrio e disciplina para aproveitar o fim de semana sem atrapalhar a dieta.

Capriche na dieta durante a semana

Bolos, docinhos, salgados, pizza, cerveja, refrigerante e hambúrguer são alguns dos alimentos que costumam marcar presença no fim de semana. Em alguns casos, é possível resistir à tentação e manter a dieta em dia, mas nem sempre isso é possível.

Sendo assim, para minimizar os impactos das calorias desses alimentos, é fundamental garantir uma semana de alimentação regrada, incluindo todos os nutrientes necessários. Para quem já faz acompanhamento com um nutricionista, basta olhar o plano alimentar elaborado pelo profissional e tentar segui-lo à risca.

Segundo o Ministério da Saúde, para manter uma alimentação saudável, deve-se criar o hábito de incluir seis porções do grupo do cereais e tubérculos; pelo menos três de legumes e verduras, três de frutas, três de leites e derivados, uma de proteína e uma de óleos vegetais nas refeições. Além disso, o órgão também orienta evitar o consumo de alimentos industrializados com muito sódio e também frituras.

Beba bastante água

Não há como negar que o consumo de água é fundamental para o organismo. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o líquido ajuda a hidratar, transportar nutrientes até as células e ainda auxilia na eliminação de toxinas do corpo por meio do suor e da urina.

Por esse motivo, manter o consumo de água durante toda a semana pode ajudar nos dias de consumo de frituras, produtos industrializados, açúcares e bebidas alcoólicas.

De acordo com o Ministério da Saúde, uma pessoa adulta deve beber, pelo menos, dois litros de água por dia, dando preferência ao consumo do líquido nos intervalos das refeições.

Tente manter a alimentação balanceada

Mesmo que seja tentador, é importante buscar manter a alimentação balanceada. A ideia é utilizar o plano alimentar da semana no sábado, domingo e feriados, encaixando-o na rotina de fim de semana.

Uma dica que pode ajudar é criar marmitas ou deixar porções prontas para esses dias. Elas são uma solução para acertar na quantidade e variedade de alimentos a cada refeição, evitando também os gastos desnecessários com pedidos em delivery.

Mantenha a regularidade na atividade física

A maioria das pessoas que estão em uma dieta também está praticando alguma atividade física. Independente de qual for a modalidade escolhida, é importante tentar manter a frequência também nos fins de semana. Essa regularidade irá ajudar nos dias que a tentação for maior do que a persistência.

Segundo a OMS, a prática regular de exercícios físicos pode ajudar a controlar doenças cardíacas, diabetes e câncer, além de reduzir os sintomas de depressão e ansiedade.

Coma de forma saudável mesmo fora de casa

No fim de semana, é comum surgir convites para comer fora, mas isso não é sinônimo de sair da dieta. É possível encontrar soluções saudáveis em diversos restaurantes para não errar com a alimentação.

Ao tomar café da manhã ou lanchar em uma padaria, por exemplo, deve-se optar por sucos de frutas naturais e sanduíches com recheios como queijo fresco ou peito de peru. Além disso, no cardápio também deve ser possível encontrar opções como frutas com cereais e bolos simples sem recheios para diversificar na alimentação.

Já no almoço e jantar, a dica é optar por restaurantes self-service. Ao montar o próprio prato, é possível fazer escolhas saudáveis. Em outros locais, a recomendação é olhar o cardápio e escolher opções que mais se encaixem com o plano alimentar.

No momento da sobremesa, o ideal é evitar doces industrializados ou com muito açúcar, sendo as frutas as melhores opções.

Sobre o autor da postagem:

Picture of Conexão Jornalismo

Conexão Jornalismo

Com a Missão de levar notícia e informação para os leitores, a Conexão Jornalismo trabalha com as melhores fontes de notícias e os melhores redatores.

Fique por dentro:

nos siga no google news

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp