Acalifa-macarrão – Acalypha hispida: Curiosidade da Planta

Acalypha hispida, popularmente conhecida como acalifa-macarrão. Originária das Filipinas e da Malásia, essa espécie de planta herbácea possui características que a tornam uma verdadeira obra-prima da natureza.

Imagine uma planta exótica e encantadora que desperta olhares curiosos e conquista corações com seu visual único e exuberante.

Qual é?

A acalifa-macarrão, como o próprio nome sugere, chama atenção por seus delicados e longos “fios”, que se assemelham a macarrões. Suas folhas, em formato de coração, são de um verde vibrante e complementam a exuberância da planta.

No entanto, o grande destaque fica por conta de suas inflorescências, que são formadas por inúmeras flores vermelhas e pistiladas, criando um espetáculo de cores e formas.

Acalifa macarrao

O encanto da acalifa-macarrão nos jardins

Se você é amante de jardinagem e deseja adicionar um toque de exotismo ao seu jardim, a acalifa-macarrão é uma excelente escolha.

Devido ao seu porte pequeno, ela se adapta muito bem a vasos e jardineiras, podendo ser cultivada tanto em ambientes internos quanto externos. Além disso, suas folhas e inflorescências conferem um aspecto tropical ao espaço, tornando-o mais aconchegante e convidativo.

Como cultivar a acalifa-macarrão

Apesar de seu aspecto exótico, a acalifa-macarrão não exige cuidados complexos para se desenvolver. Por ser uma planta tropical, ela prefere climas quentes e úmidos, mas também pode ser cultivada em regiões de clima subtropical. A exposição ao sol é essencial para o seu bom desenvolvimento, por isso, escolha um local que receba luz solar direta pelo menos algumas horas por dia.

A rega é outro aspecto importante a se considerar. Mantenha o solo sempre úmido, mas evite encharcá-lo para não prejudicar as raízes. Utilize um substrato rico em matéria orgânica e fertilize a planta mensalmente com um adubo balanceado.

Curiosidades sobre a acalifa-macarrão

Além de sua beleza ímpar, a acalifa-macarrão reserva algumas curiosidades que tornam essa planta ainda mais interessante. Ela é amplamente utilizada na medicina tradicional das Filipinas e da Malásia, sendo conhecida por suas propriedades cicatrizantes. Suas folhas também são utilizadas para fazer chás que auxiliam no combate a problemas respiratórios.

Outra curiosidade é que as flores da acalifa-macarrão são visitadas por abelhas e borboletas em busca de néctar, contribuindo para o equilíbrio ecológico dos jardins. Além disso, suas inflorescências também podem ser utilizadas na confecção de arranjos florais, agregando um toque exótico e único às decorações.

Acalifa-macarrão: Beleza e exotismo em uma planta

A acalifa-macarrão é uma verdadeira joia do reino vegetal. Com sua aparência única e encantadora, ela é capaz de transformar qualquer ambiente em um verdadeiro oásis tropical. Seu cultivo não é difícil, e os cuidados necessários são simples e gratificantes.

Se você é apaixonado por plantas e deseja adicionar um toque de exotismo ao seu jardim, a acalifa-macarrão é a escolha perfeita. Deixe-se surpreender pela sua beleza singular e encante-se com essa obra-prima da natureza.


Ficha Técnica

Nome científico: Acalypha hispida
Nomes populares: Macarrão, Rabo-de-gato, Rabo-de-gato-vermelho
Família: Euphorbiaceae
Categoria: Arbustos, Arbustos Tropicais
Clima: Equatorial, Subtropical, Tropical
Origem: Ásia, Índia
Altura: 1.8 a 2.4 metros, 2.4 a 3.0 metros
Luminosidade: Luz Difusa, Meia Sombra
Ciclo de Vida: Perene

acalypha hispida
Foto: Christiane Calderan

Sobre o autor da postagem:

Picture of Conexão Jornalismo

Conexão Jornalismo

Com a Missão de levar notícia e informação para os leitores, a Conexão Jornalismo trabalha com as melhores fontes de notícias e os melhores redatores.

Fique por dentro:

nos siga no google news

Compartilhe:

Facebook
Pinterest
Twitter
LinkedIn
WhatsApp