SUS terá procedimento para detecção precoce de doença rara em crianças

BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) – O Ministério da Saúde informou nesta terça (16) que o SUS (Sistema Único de Saúde) terá um novo procedimento para identificação da homocistinúria clássica em crianças nos primeiros anos de vida.

A doença pode levar ao comprometimento dos sistemas ocular, esquelético e vascular e causar atraso ou deficiência intelectual.

A incorporação foi confirmada após análise da Conitec (Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS). O procedimento deve passar a ser oferecido na rede pública em até 180 dias após publicação de portaria no Diário Oficial da União.

A homocistinúria clássica é provocada pela deficiência na produção de cistationina-beta-sintetase, uma enzima fundamental para evitar o acúmulo da homocisteína em níveis tóxicos e prejudiciais à saúde. O acúmulo da homocisteína pode causar problemas cardiovasculares, possibilitar a formação de coágulos nos vasos sanguíneos e provocar lesões nas artérias.

O exame faz parte de um conjunto de ações preventivas responsável por identificar precocemente doenças metabólicas, genéticas, enzimáticas e endocrinológicas. O objetivo é possibilitar que o tratamento seja realizado em tempo oportuno, evitando sequelas e até mesmo a morte.

Atualmente, a triagem neonatal no SUS contempla a detecção de uma série de doenças por meio teste do pezinho.

Autor(es): RAQUEL LOPES / FOLHAPRESS

Sobre o autor da postagem:

Picture of Conexão Jornalismo

Conexão Jornalismo

Com a Missão de levar notícia e informação para os leitores, a Conexão Jornalismo trabalha com as melhores fontes de notícias e os melhores redatores.

Fique por dentro:

nos siga no google news

Compartilhe:

Facebook
Pinterest
Twitter
LinkedIn
WhatsApp