Haddad diz que terá reunião conclusiva nesta quarta sobre nova regra fiscal

BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) – O ministro Fernando Haddad (Fazenda) afirmou nesta terça-feira (28) que terá uma reunião conclusiva sobre a nova regra fiscal nesta quarta (29) e que a proposta elaborada pelo governo Luiz Inácio Lula da Silva (PT) será divulgada ainda nesta semana.

De acordo com o titular da Fazenda, o tema seria debatido nesta terça, mas o encontro foi adiado porque o ministro Rui Costa (Casa Civil) está afastado com gripe.

“Como o ministro Rui [Costa], em virtude de um problema leve de saúde, permaneceu na Bahia, deixamos para amanhã [quarta] a reunião sobre o arcabouço fiscal para verificar a possibilidade de ele poder participar”, disse.

“É uma reunião conclusiva”, acrescentou. “Não sei o horário da reunião, dependendo se marcar pela manhã ou pela tarde, podemos discutir [a divulgação]. É [uma reunião] conclusiva sobre o arcabouço, portanto, essa semana vamos divulgar [a proposta].”

O cancelamento da viagem de Lula à China, prevista anteriormente para começar no domingo (26), abriu espaço na agenda para que o governo apresente a proposta ainda em março, como queria Haddad. O presidente chegou a dizer que o anúncio da regra fiscal ficaria para abril devido ao compromisso no exterior.

Haddad disse na última sexta (24) que a proposta está fechada pela área técnica e que informações demandadas por Lula seriam fornecidas ao mandatário nos próximos dias. “Agora vamos voltar para o presidente com as respostas às perguntas que ele fez, e só marcar a data [do anúncio]”, afirmou.

O ministro reforçou nesta terça o objetivo que o PLDO (Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias) seja encaminhado ao Congresso Nacional já com base na nova regra fiscal.

“A lei propriamente, ela tem prazo para ser encaminhada e é o dia 15 de abril, porque tem que estar compatível com a LDO. Mas isso não impede de já dizer qual vai ser a nova regra, o novo arcabouço fiscal”, disse.

O projeto de LDO deve ser enviado do Executivo para o Congresso até 15 de abril de cada ano, e ser devolvido para sanção até 17 de julho do mesmo ano.

Autor(es): NATHALIA GARCIA / FOLHAPRESS

Sobre o autor da postagem:

Picture of Conexão Jornalismo

Conexão Jornalismo

Com a Missão de levar notícia e informação para os leitores, a Conexão Jornalismo trabalha com as melhores fontes de notícias e os melhores redatores.

Fique por dentro:

nos siga no google news

Compartilhe:

Facebook
Pinterest
Twitter
LinkedIn
WhatsApp