Posso dormir com pet na cama?

Muitos donos de pet se perguntam se faz mal dormir com pet na cama. Veja a resposta abaixo.

Hoje em dia, é comum as pessoas possuírem cães ou gatos mesmo morando em casas menores ou apartamentos menos espaçosos. Isto, há alguns anos, era mais comum para pessoas que viviam em casa com quintal.

Posso dormir com pet na cama?

Antigamente, era comum que os pets — principalmente os cães — dormissem do lado de fora da casa, até mesmo com o intuito de guarda. Agora, com a presença massiva de pets dentro de casa, muitas pessoas também pensam muito mais no conforto para cães e se perguntam se tem algum problema para o humano dividir a cama com seu bichinho de estimação.

Veja, no texto que preparamos, quais são os cuidados que devem ser tomados e eventuais complicações que podem ocorrer caso as precauções não sejam devidamente tomadas.

Pode dormir com pet na cama?

cachorro na cama

1- Quais precauções devo ter antes de meu pet dormir na minha cama?

Os dois principais cuidados que devemos tomar são a higiene do animalzinho e também a sua vacinação. Como sabemos, cães e gatos também precisam tomar uma série de vacinas para evitar doenças e complicações no decorrer de suas vidas.

Algumas doenças, como a raiva, são transmissíveis para os humanos. Portanto, para o melhor convívio, o ideal é que todos os seus pets estejam com as vacinas em dia.

Além das vacinas, que são fundamentais, é extremamente importante manter o seu pet limpo e tosado. Sabemos que gatos e cães não tomam banho todos os dias, mas é necessário mantê-los limpos para evitar pulgas, carrapatos e outros vetores.

Lembre-se de que as pulgas e os carrapatos podem acarretar doenças e problemas graves para qualquer animal. A principal forma de evitá-los, então, é a limpeza em dia e o uso de shampoos durante os banhos.

cachorro pet

2- Como saber se posso deixar meu cachorro dormir na cama?

Primeiro, é necessário um pequeno treinamento para saber se o seu cachorro ou gato pode dormir na cama. Isso se faz necessário porque, muitas vezes, o pet ainda não aprendeu onde deve fazer as necessidades. Então, antes de qualquer coisa, devemos ensiná-los onde é o local certo para fazer xixi e cocô.

Caso contrário, pode ser que durante a noite o seu animalzinho acorde e faça suas necessidades em cima da cama, o que está longe do ideal. Normalmente os gatos aprendem facilmente a usar a caixa de areia. Os cães, por sua vez, demoram um pouquinho mais para aprender, mas não é nada difícil ensiná-los a usar o jornal.

Uma vez que o seu pet já sabe o lugar certo de fazer as necessidades, o que você deve fazer é ensiná-lo a ser independente e que a sua cama não é o único local para dormir com pet. Nessa situação, o ideal é ter uma caminha individual para o seu cachorro ou gato, e vai ser ali que ele pode ter uma opção para dormir com pet e deitar quando estiver sozinho em casa.

3- Outros cuidados para dormir com pet na cama

gato cama

Já falamos mais acima que a higiene do seu pet é indispensável e fundamental para a saúde dele, e também para que possa subir ou dormir com pet na cama. No entanto, os pets não tomam banho todos os dias, então, nesses dias, lembre-se de limpar as patinhas do seu cão ou do seu gato, principalmente se ele tiver ido para a rua.

Também é bom penteá-los. Isso não serve só para a parte estética como também é bom para achar eventuais pulgas e carrapatos. Mais um cuidado que devemos ter é com a altura da cama, pois, se ela for muito alta, pode ser que nos pulos para descer da cama o seu cão machuque as patas ou até mesmo a coluna.

Nessas situações, os gatos se adaptam melhor, afinal, possuem mais destreza nessa área. Para evitar danos ao dormir com pet na cama, procure fazer uma escadinha, assim, seu cachorro não terá problemas para descer ou subir da cama.

Sobre o autor da postagem:

Conexão Jornalismo

Conexão Jornalismo

Com a Missão de levar notícia e informação para os leitores, a Conexão Jornalismo trabalha com as melhores fontes de notícias e os melhores redatores.

Fique por dentro:

nos siga no google news

Compartilhe:

Facebook
Pinterest
Twitter
LinkedIn
WhatsApp