Como aumentar a autoestima? Veja dicas

Quer aumentar a autoestima, acreditar plenamente em suas habilidades e enfrentar todos os desafios que a vida coloca no seu caminho? De fato, saber como aumentar a autoestima é fundamental.

Ao longo desse artigo, você irá saber mais sobre como aumentar a autoestima e assim, ser mais feliz.

Como aumentar a autoestima? Veja dicas

O que é autoestima?

Seja sincero: o que você acha de si mesmo quando se olha no espelho? Quais são as frases que vêm à mente? Tudo o que você pensa de si mesmo descreve sua autoestima.

Em psicologia, autoestima refere-se a qualquer forma de avaliação que você faz da sua própria pessoa: “Eu sou indeciso, não sou atlético, sou muito gordo”.

Ou, pelo contrário: “Sou linda, tenho um sorriso bonito, faço um bom trabalho“. Você certamente têm crenças positivas e negativas que associa a si mesmo.

Pessoas que têm boa autoestima têm confiança em suas habilidades. Muitas vezes é mais fácil para elas enfrentarem novos desafios. Pelo contrário, aqueles que têm baixa autoestima muitas vezes têm dificuldade em acreditar em si mesmos e são mais propensos a desistir.

homem autoestima

Os 3 pilares para aumentar a autoestima

A estima que você tem pela sua própria pessoa, ou seja, a maneira como você se julga e aumentar a autoestima, é baseada em três pilares:

  • Autoconsciência: conhecimento da própria personalidade, habilidades e objetivos, bem como convicção de suas próprias ações.
  • Autoconfiança: crença na própria pessoa e nos pontos fortes.
  • Autoaceitação: aceitação de suas fraquezas

Autoconfiança, autoconsciência e autoaceitação (ou amor-próprio) são frequentemente equiparados à autoestima.

No entanto, esses termos representam apenas uma parte do valor de uma pessoa. Então, se você quiser fortalecer sua própria estima, você deve trabalhar em cada um desses níveis.

Por que o desenvolvimento da autoestima é importante?

mulher

Ter baixa autoestima muitas vezes leva a ficar parado na vida: uma pessoa com baixa autoestima duvida de suas habilidades, foca em suas fraquezas, se retira por medo de ser rejeitada e constantemente se culpa por seus erros.

Portanto, há muitas boas razões pelas quais vale a pena trabalhar com seu próprio valor.

Ter uma boa autoestima é:

  • ser capaz de expressar suas necessidades e opiniões claramente.
  • confiar uns nos outros e, portanto, ser capaz de tomar decisões com mais facilidade.
  • conduzir um relacionamento com seu parceiro em pé de igualdade sem se tornar dependente do outro.
  • avaliar situações de forma realista e, portanto, ter menos chances de sofrer derrotas.
  • ser mais resistente ao estresse.

Agora você está convencido de que quer fortalecer sua própria estima? Mas como fazer isso?

Como aumentar a autoestima?

homem viril

Veja algumas dicas para você aumentar a autoestima:

Melhore a sua aparência

De fato, você precisa se sentir bem consigo mesmo. E para muitos, será necessário cuidar melhor da sua aparência para isso.

Você pode cuidar melhor do seu cabelo, fazer um novo penteado, comprar roupas e muito mais.

Contudo, você precisará se exercitar e comer de forma saudável também.

Existem truques que podem favorecer o seu corpo, como usar uma calcinha aumenta bumbum ou um body que melhore suas curvas.

Dessa forma, em dias que você possui baixa autoestima, essas peças podem dar a você um novo impulso e felicidade.

Tire um tempo para si mesmo todos os dias

Pessoas que têm boa autoestima têm em comum que se conhecem extremamente bem. Elas sabem o que é bom para elas e o que não é, no que são dotados e em quais habilidades gostariam de desenvolver.

E sem mencionar: elas agem de acordo com seus próprios valores. Por isso, permitir-se tempo o torna mais feliz e independente a longo prazo.

Dê a si mesmo uma “sessão só para si” de alguns minutos todos os dias durante um momento em que você não será perturbado. Medite, escreva seus pensamentos ou dê um passeio na natureza. Quanto mais você se conhece e ouve sua voz interior, maior a estima por si mesmo.

Seja generoso com os elogios

Quando foi a última vez que você elogiou alguém? Como foi? Você se lembra do sorriso do seu colega e do bom humor que reinou na sala depois?

Ao elogiar, você fortalece não apenas a estima de outra pessoa, mas também a sua. Transformar pensamentos positivos em palavras nos carrega de energia e autoestima.

Sobre o autor da postagem:

Conexão Jornalismo

Conexão Jornalismo

Com a Missão de levar notícia e informação para os leitores, a Conexão Jornalismo trabalha com as melhores fontes de notícias e os melhores redatores.

Fique por dentro:

nos siga no google news

Compartilhe:

Facebook
Pinterest
Twitter
LinkedIn
WhatsApp