Aniracetam – Benefícios, Funcionamento e Doses

Aniracetam é um potente suplemento nootrópico de ação rápida que muitos consideram um poderoso potenciador cognitivo e impulsionador de humor.

Descoberto na década de 1970 pela empresa farmacêutica suíça Hoffman-laroche, o aniracetam é vendido como medicamento de prescrição na Europa, mas não está regulamentado nos EUA, Canadá e Reino Unido.

Aniracetam é um análogo do piracetam, o primeiro nootrópico sintético, e foi originalmente desenvolvido como uma alternativa mais potente.

Resumo do Aniracetam
Também chamado de:Draganon, Sarpul, Ampamet, Memodrin, Referan, Pergamid
Tipo:Racetam
Bom para:Foco; Criatividade; Humor; Aprendizado; Memória
Combina bem com:Alpha GPC; Piracetam; Noopept
Dosagem típica:750 a 1500 mg
Meia vida:1-3 horas

Ele faz parte da família racetam de nootrópicos, um grupo de compostos sintéticos que são semelhantes tanto na estrutura química quanto nos mecanismos de ação.

Como outros racetams, o aniracetam funciona principalmente modulando a produção e liberação de neurotransmissores e outros produtos químicos cerebrais.

Aniracetam - Benefícios, Funcionamento e Doses

Benefícios e Efeitos do Aniracetam

Embora tenha havido relativamente poucos estudos em humanos, ele tem sido amplamente pesquisado por décadas, e um corpo substancial de estudos em animais parece apoiar sua eficácia como uma pílula da inteligência.

O aniracetam tem vários benefícios e efeitos documentados.

Memória aprimorada e capacidade de aprendizagem

A reputação do Aniracetam como potencializador de memória é apoiada por pesquisas que indicam que ele pode melhorar a memória funcional e até mesmo reverter o comprometimento da memória.

Em um estudo envolvendo indivíduos humanos saudáveis, melhorou seletivamente vários aspectos da memória, incluindo reconhecimento visual, desempenho motor e funcionamento intelectual geral.

Os meios pelos quais ele aumenta a memória foram investigados em estudos em animais que descobriram que ele impacta positivamente o perfil farmacológico associado à aprendizagem e à memória ao elevar os níveis de acetilcolina, serotonina, glutamato e dopamina no cérebro.

Aumento do foco e da concentração

cerebro gaba

O aniracetam é considerado por muitos usuários como um dos melhores nootrópicos para melhorar o foco e concentração.

Embora nenhum estudo humano tenha centrado neste aspecto do composto, seus efeitos bem documentados sobre acetilcolina, dopamina e outros neurotransmissores importantes suportam fortemente esta hipótese.

Ele também atua como ampakina na estimulação dos receptores de glutamato que estão envolvidos na codificação da memória e neuroplasticidade, ambos associados com foco e concentração.

Redução de Ansiedade

Uma das características mais importantes é o seu potencial como ansiolítico, ou seja, redutor de ansiedade.

Estudos em animais mostraram que ele efetivamente reduziu as medidas de ansiedade e aumentou a interação social em ratos, possivelmente por uma combinação de ações dopaminérgicas e serotoninérgicas.

Embora não existam ensaios clínicos documentados ou estudos especificamente focados no efeito ansiolítico do nootrópico em seres humanos, um ensaio clínico sobre a sua utilização como tratamento de demência indicou que indivíduos que tomaram aniracetam experimentaram menos ansiedade.

Propriedades Antidepressivas

O aniracetam também provou ser um antidepressivo eficaz em ratos idosos, diminuindo significativamente a imobilidade induzida pelo estresse e a disfunção cerebral associada ao envelhecimento.

Pesquisadores japoneses que investigaram seu no tratamento de pacientes com depressão pós-AVC indicaram que os efeitos antidepressivos positivos foram notavelmente mais pronunciados em ratos idosos do que nos jovens, mas se esse achado é verdadeiro para os seres humanos não é claro.

mulher

Acredita-se que a capacidade antidepressiva do aniracetam se deve principalmente ao aumento da transmissão dopaminérgica e à estimulação do receptor de acetilcolina.

Tratamento da Demência

Ensaios clínicos mostraram que o aniracetam é um tratamento seguro e eficaz para demência leve a grave, aumentando o humor e melhorando a função por pelo menos 12 meses.

Num dos poucos estudos humanos, um total de 276 doentes com perturbações cognitivas com uma idade média de 71 anos foram divididos em quatro grupos para testar sua eficácia como tratamento com demência, isoladamente ou em combinação com outros fármacos.

Durante um período de 12 meses, os doentes tratados com o nootrópico demonstraram significativamente melhor desempenho cognitivo, melhoria da função e aumento do humor e da estabilidade emocional.

Como Funciona

Os mecanismos exatos de ação do Aniracetam não são completamente compreendidos, mas décadas de pesquisa dão uma boa indicação de como ele afeta o humor e a cognição por suas ações dentro do cérebro e do sistema nervoso central.

Trata-se é um composto lipossolúvel que é metabolizado no fígado e rapidamente absorvido e transportado por todo o corpo.

Sabe-se que atravessa a barreira hematoencefálica muito rapidamente, e os usuários frequentemente relatam sentir seus efeitos em apenas 30 minutos.

No cérebro, aumenta a produção de vários neurotransmissores cruciais, todos associados ao humor, memória e cognição:

Acetilcolina

Aniracetam pode melhorar a cognição geral, aumentando a atividade em todo o sistema acetilcolina, que desempenha um papel fundamental na memória, tempo de atenção, velocidade de aprendizagem e outros processos cognitivos.

Estudos em animais sugerem que ele funciona através da ligação aos receptores de acetilcolina, inibindo a dessensibilização dos receptores e promovendo a liberação sináptica de acetilcolina.

Dopamina e Serotonina

Aniracetam demonstrou aumentar os níveis de dopamina e serotonina no cérebro, que por sua vez é conhecido por aliviar a depressão, aumentar a energia e diminuir a ansiedade.

Ao ligar-se aos receptores de dopamina e serotonina, inibe a degradação destes importantes neurotransmissores e restaura os níveis ótimos de ambos, tornando-o um realçador de humor eficaz e ansiolítico.

Transmissão de glutamato

O aniracetam pode ser exclusivamente eficaz na melhoria da memória e do armazenamento de informações devido à forma como melhora a transmissão do glutamato, o neurotransmissor que desempenha o papel principal na ativação neural.

Ao ligar e estimular os receptores AMPA e cainato, os receptores de glutamato fortemente associados ao armazenamento de informações e à criação de novas memórias, o aniracetam pode melhorar a neuroplasticidade em geral e a potenciação a longo prazo em particular.

medico

Doses

Embora as necessidades individuais variem, uma dose diária de 750 a 1500 mg é normalmente aceita como segura e eficaz, embora doses de até 3000 mg por dia tenham sido documentadas como bem toleradas.

Um estudo humano envolvendo indivíduos com distúrbios cognitivos senis relatou benefícios em relação ao placebo a 1500 mg/dia.

Recomenda-se sempre começar com a dose eficaz mínima e aumentar gradualmente conforme necessário.

Tal como a maioria dos nootrópicos da família racetam, os efeitos do aniracetam podem diminuir se houver muito no sistema, pelo que a dosagem deve ser monitorizada de perto.

Devido à sua meia-vida relativamente curta de uma a três horas, a dose pode ser repetida a intervalos para manter os efeitos.

Efeitos Colaterais

Quando tomado em doses recomendadas, o aniracetam produz muito poucos efeitos colaterais documentados, e os que são notificados são simultaneamente menores e temporários.

Os efeitos colaterais mais frequentemente relatados do aniracetam são dores de cabeça e náuseas leves, ambas as quais muitas vezes podem ser tratadas com sucesso pela adição de uma fonte de colina.

Altas doses podem resultar em uma sensação de nervosismo excessivo, desconforto digestivo, ou ambos.

Se ocorrer algum destes efeitos, tente reduzir a dosagem.

Alguns usuários relatam uma perda de inibição ao tomar aniracetam; embora não seja necessariamente um efeito colateral indesejado, um sentimento repentino de perda de inibição pode ser surpreendente e talvez perturbador (especialmente em retrospecto).

Cada utilizador deve monitorizar cuidadosamente a sua resposta enquanto toma aniracetam ou qualquer nootrópico para garantir que os resultados são os esperados e conforme desejado.

Considerações Finais

O aniracetam é um nootrópico popular, e com boa razão: sua reputação como um potenciador cognitivo multifacetado que pode melhorar a memória e o foco enquanto reduz a ansiedade e a diminuição da depressão é apoiado por décadas de pesquisa.

É poderoso e de ação rápida, tem uma baixa incidência de efeitos colaterais e tem um preço moderado.

É eficaz por conta própria (embora a colina adicional seja sempre recomendada ao tomar qualquer um dos racetams), e muitos usuários relatam que pode adicionar uma nova dimensão ao humor e cognição quando incorporada em um stack.

Se você está procurando por um nootrópico que promova a calma enquanto aguça habilidades cognitivas, aniracetam pode ser a resposta.

Sobre o autor da postagem:

Picture of Conexão Jornalismo

Conexão Jornalismo

Com a Missão de levar notícia e informação para os leitores, a Conexão Jornalismo trabalha com as melhores fontes de notícias e os melhores redatores.

Fique por dentro:

nos siga no google news

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp