Produção industrial em 2022 cai em oito de 15 locais pesquisados

Pará registra pior índice do ano; Mato Grosso é destaque positivo

indústria, Fábrica de alumínio
© REUTERS/Paulo Whitaker

A Pesquisa Industrial Mensal (PIM Regional), divulgada nesta sexta-feira (10) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mostra que a produção industrial em 2022 caiu em oito dos 15 locais pesquisados.ebcebc

O destaque negativo foi o Pará (-9,1%), cujo resultado foi marcado pelas perdas das indústrias extrativas de minério de ferro. Na sequência, vem o Espírito Santo (-8,4%), influenciado pelo desempenho das indústrias extrativas (óleos brutos de petróleo, minérios de ferro e gás natural), produtos de minerais não metálicos e metalurgia.

A produção também caiu no ano passado nos estados do Ceará (-4,9%), de Santa Catarina (-4,3%), do Paraná (-4,2%), de Pernambuco (-2,3%) e de Minas Gerais (-1,3%) e na Região Nordeste (-1,0%).

A maior variação positiva foi identificada em Mato Grosso (19,4%), com destaque para os setores de produtos alimentícios (carnes de bovinos congeladas, frescas ou refrigeradas e tortas, bagaços, farelos e outros resíduos da extração do óleo de soja) e de coque, produtos derivados do petróleo e biocombustíveis (álcool etílico).

Os outros estados que registraram crescimento foram Rio de Janeiro (4,6%), Amazonas (3,8%), Bahia (2,4%), Goiás (1,4%), Rio Grande do Sul (1,1%) e São Paulo (0,2%).

Fonte: https://agenciabrasil.ebc.com.br/economia/noticia/2023-02/producao-industrial-em-2022-cai-em-oito-de-15-locais-pesquisados

Sobre o autor da postagem:

Conexão Jornalismo

Conexão Jornalismo

Com a Missão de levar notícia e informação para os leitores, a Conexão Jornalismo trabalha com as melhores fontes de notícias e os melhores redatores.

Fique por dentro:

nos siga no google news

Compartilhe:

Facebook
Pinterest
Twitter
LinkedIn
WhatsApp