A vimpocetina é um nootrópico biossintético que atua como um reforço cerebral e neuroprotetor.
Ela é um suplemento único que melhora a memória, humor e cognição de diversas formas.
Melhora o fluxo sanguíneo cerebral e a circulação, aumenta a absorção de oxigênio e nutrientes, modula os níveis de neurotransmissores cruciais e atua como um antioxidante neuroprotetor.
A vimpocetina é um derivado semi-sintético da planta Periwinkle, isolado pela primeira vez na Hungria em 1975. Usado em toda a Europa Oriental como tratamento de prescrição para distúrbios cerebrovasculares e comprometimento da memória relacionada com a idade.
Resumo da Vimpocetina | |
---|---|
Também chamado de: | Extrato de periwinkle, Cavinton, Intelectol, Apovincaminato de Etilo |
Tipo: | Natural |
Bom para: | Humor; Aprendizado; Memória |
Combina bem com: | Alpha GPC; Piracetam; Aniracetam |
Dosagem típica: | 10 a 40 mg |
Meia vida: | 2-3 horas |
Não é regulado como farmacêutico nos EUA, onde é vendido como um suplemento dietético.
Os testes clínicos provaram que a vimpocetina é um vasodilatador eficaz com efeitos diretos e específicos no cérebro. Também demonstrou melhorar o metabolismo cerebral e, em conjunto, esses fatores são a base das suas capacidades nootrópicas.

Também foi demonstrado ser um agente anti-inflamatório potente e acredita-se que tem potencial como tratamento para a doença de Alzheimer, doença de Parkinson e outras condições neurodegenerativas relacionadas com a idade.
Geralmente ela é muito bem tolerada, e funciona de forma eficiente tanto por conta própria quanto em combinação com outros suplementos.
Embora seja menos conhecido do que muitos outros suplementos, ele tem potencial real tanto para o aprimoramento anti-envelhecimento e cognitivo e está ganhando uma reputação positiva como um nootrópico seguro e eficaz.
Índice do Conteúdo
Efeitos e Benefícios da Vimpocetina
As ações da vimpocetina como vasodilatador e agente anti-inflamatório tornam-na um nootrópico poderoso e eficaz, aumentando a cognição, melhorando a saúde geral e a eficiência do cérebro.
Melhoria da memória
A vimpocetina é amplamente reconhecida por sua capacidade de afiar a memória e é prescrita em toda a Europa sob o nome de Cavinton ou Cavinton Forte como tratamento para distúrbios de memória.
Uma série de estudos e testes clínicos sugerem que também pode melhorar a formação de memória em usuários com deficiências cerebrais, bem como indivíduos saudáveis.
Os auto-relatórios do usuário confirmam que muitos acham que ela fornece um aumento substancial de retenção da memória.

Melhor foco e concentração
Estudos mostram que a suplementação de vimpocetina pode aumentar o foco e a concentração, benefícios que podem ser em grande parte atribuíveis à sua capacidade como vasodilatador de ação limitada.
A capacidade de diminuir a viscosidade do sangue e aumentar o fluxo sanguíneo e a circulação no cérebro sem afetar a pressão arterial no resto do corpo é considerada central para as suas capacidades nootrópicas; aumento do fluxo sanguíneo e da circulação melhora a saúde geral e a eficiência do cérebro, que em por sua vez cria um melhor foco e concentração e aumenta o modo de atenção.
Aprendizagem mais rápida e melhor clareza mental
A vimpocetina pode melhorar a clareza mental, reduzindo ou eliminando a neblina cerebral e aumentando a velocidade de aprendizagem.
Estudos em pacientes com AVC sugerem que a vimpocetina pode fazer isso melhorando a capacidade do corpo para converter glicose dietética e lipídios em trifosfato de adenosina (ATP), a coenzima celular que transporta energia química para o metabolismo.
A presença de ATP amplo no cérebro é conhecida por reduzir os sentimentos de fadiga mental e melhorar a clareza mental; quanto mais ATP disponível para uso no cérebro, melhor a capacidade intelectual e melhor a facilidade de aprendizado.
Tanto a pesquisa clínica quanto os relatórios anedóticos dos usuários confirmam que a vimpocetina pode ajudar a banir a “neblina cerebral”.
Melhora do humor
Estudos sugerem que a vimpocetina pode melhorar o humor, reduzir a ansiedade e aumentar a percepção de bem-estar.
Acredita-se que este efeito seja devido, em parte, à sua capacidade de aumentar o fluxo sanguíneo e a circulação, melhorar o metabolismo da glicose e reduzir a inflamação, mas também acredita-se que esse elemento pode afetar certos neurotransmissores que afetam o humor.
Enquanto ela não afeta ativamente a liberação basal de neurotransmissores, ela pode efetivamente modular seus níveis através de outros meios.
Estudos em animais mostram que a suplementação pode compensar toxinas que normalmente reduzem os níveis de dopamina.
Acredita-se também atuar como agonista do receptor alfa-adrenérgico, estimulando os receptores de adrenalina e norepinefrina, e mostrou efeitos protetores contra excitotoxinas glutaminérgicas.
Embora os relatórios de usuários variem sobre a eficácia da vimpocetina como um levantador de humor, muitos dizem que isso faz com que eles se sintam mais felizes, menos ansiosos e mais alegres.

Como Funciona
Estudos indicam que a vimpocetina tem uma série de efeitos no cérebro, o mais importante dos quais é o aumento da circulação sanguínea e da utilização de oxigênio.
Ao contrário da efedrina e outros estimulantes gerais que atuam como vasodilatadores do corpo inteiro, aumenta o fluxo sanguíneo no cérebro sem afetar a circulação ou a pressão arterial em todo o resto do corpo.
Foi demonstrado que esse suplemento tem como alvo especificamente células cerebrais danificadas e áreas de má circulação no cérebro.
O aumento do fluxo sanguíneo e a oxigenação relacionada do tecido cerebral tornam o cérebro mais tolerante à isquemia e hipoxia, estados de oxigênio reduzido e insuficiente relacionado ao acidente vascular cerebral e outras patologias cerebrais e lesões.
Acredita-se que o aumento do fluxo sanguíneo e a oxigenação relacionada tenham um efeito nootrópico significativo em cérebros saudáveis, e estudos sugerem que poderia melhorar o comprometimento cognitivo ligeiro.
Além disso, a circulação melhorada e oxigenação no cérebro tende a melhorar a função cerebral geral com o aumento da produção da coenzima ATP, que é essencial para o metabolismo cerebral.
Ao criar uma suficiência de ATP, a vimpocetina aumenta o uso eficiente de glicose e outros nutrientes cerebrais e melhora assim a clareza mental.
A vimpocetina também demonstrou interagir com os elementos de íons de sódio, cálcio e potássio no cérebro, modulando os níveis de vários neurotransmissores, incluindo noradrenalina, serotonina e dopamina.
Ao aumentar a disponibilidade destes neurotransmissores, ela não só afeta a memória e a cognição geral, mas pode melhorar o humor, aumentando a sensação de energia e bem-estar.
Ela também atua como um agente anti-inflamatório no cérebro, reduzindo a expressão das moléculas de adesão celular pró-inflamatória e vascular que podem levar à morte neuronal em condições como as doenças de Alzheimer e Parkinson.
As propriedades anti-inflamatórias o tornam um neuroprotetor promissor que poderia potencialmente ter benefícios anti-envelhecimento.

Dosagem
A dose diária padrão de vimpocetina é entre 15—60 mg, dividida em três doses e tomada com as refeições.
Para fins de melhoria cognitiva em indivíduos saudáveis, uma dose diária de 40 mg de vimpocetina pode ser ideal.
A taxa de absorção dela é melhorada quando tomada junto a alguns alimentos.
Combinações
Esse elemento pode ser um nootrópico eficaz tomado sozinho, mas é conhecido por funcionar muito bem em combinação com outros nootrópicos e é frequentemente encontrado em suplementos pré-formulados.
Se você preferir fazer sua própria combinação nootrópica, aqui estão algumas idéias para um bom ponto de partida.
Para aprimoramento cognitivo:
Vimpocetina e Ginkgo Biloba
Vimpocetina e Ginkgo biloba possuem ingredientes que funcionam em conjunto sinergicamente.
Esta combinação simples é projetada para aumentar as habilidades cognitivas, melhorar o humor, aumentar a motivação e a produtividade.
3x por dia
- 20 mg Vimpocetina;
- 120 mg Ginkgo Biloba (apenas uma vez por dia).
Para estudos intensivos
Vimpocetina + Racetam
Esta combinação aproveitará ao máximo o tempo de estudo intensivo; o piracetam trabalhará com a vimpocetina para melhorar a cognição geral, o aniracetam aumentará a memória e o Alpha GPC garantirá colina de alta qualidade suficiente para a transformação em acetilcolina, o “neurotransmissor da aprendizagem”.
2x por dia
- 1 g Piracetam;
- 750 mg Aniracetam;
- 20 mg Vimpocetina;
- 300 mg Alpha GPC.
Efeitos colaterais
A vimpocetina é geralmente bem tolerada e não foram notificados efeitos adversos significativos.
Os efeitos colaterais mais comuns são dores de cabeça e transtorno gastrointestinal leve, ambos os quais são muitas vezes aliviados pela redução da dosagem.
Ela interage com medicamentos que retardam a coagulação sanguínea, incluindo aspirina, ibuprofeno, varfarina, heparina, naproxeno e outros.
Tomá-la em combinação com esses medicamentos pode aumentar a mudança de hematomas e hemorragias e não é recomendado.
Considerações Finais
A vimpocetina é um nootrópico menos conhecido, mas seus mecanismos únicos de ação, poderosas capacidades de aprimoramento cognitivo e promessa como protetor cerebral estão despertando interesse em toda a comunidade nootrópica.
É um reforço de cérebro confiável por conta própria, e funciona bem em combinação com outros suplementos, tornando-o uma adição digna para a maioria das combinações.
Se você está interessado em pensar e sentir o seu melhor enquanto mantém seu cérebro trabalhando com a máxima eficiência, ela é um suplemento que vale a pena considerar.