Se você esquecer de tomar o Ciclo 21, tome a pílula assim que lembrar e continue a tomar normalmente. Se tiver dúvidas, consulte seu médico ou farmacêutico.
Índice do Conteúdo
Esquecimento até 12 horas
Esquecer de tomar a pílula anticoncepcional é algo que pode acontecer com todas as mulheres que utilizam o medicamento. No entanto, é importante saber como proceder em cada situação para manter a eficácia do anticoncepcional e evitar uma gravidez indesejada. Se você esqueceu de tomar o seu Ciclo 21, mas lembrou em um intervalo de até 12 horas, não se preocupe, ainda há uma forma de minimizar o risco.
Em primeiro lugar, é fundamental tomar a pílula assim que você se lembrou, mesmo que seja necessário tomar duas pílulas no mesmo dia. Por exemplo, se o seu horário habitual de ingestão é às 8 horas da manhã, e você lembrou às 20 horas, tome a pílula assim que possível e, novamente, a próxima pílula no horário regular do dia seguinte. Dessa forma, você estará restabelecendo o fluxo hormonal e mantendo a proteção contraceptiva.
No entanto, é importante ter em mente que este método não é 100% eficaz, especialmente se o esquecimento ocorreu próximo à pausa de sete dias entre as cartelas. Nestes casos, é recomendado utilizar também um método contraceptivo de barreira, como a camisinha, por pelo menos sete dias consecutivos após o esquecimento. Assim, você estará garantindo uma proteção adicional e evitando qualquer risco de gravidez.
Esquecimento por mais de 12 horas
Se você ultrapassou o prazo de 12 horas desde o horário habitual de ingestão da pílula anticoncepcional Ciclo 21, o procedimento é um pouco diferente. Neste caso, o esquecimento pode comprometer a eficácia contraceptiva e você precisa tomar algumas medidas para minimizar os riscos.
Ao perceber o esquecimento, tome a pílula imediatamente, mesmo que signifique tomar duas pílulas de uma vez. Por exemplo, se o seu horário regular de ingestão é às 8 horas da manhã e você lembrou somente às 20 horas, tome a pílula assim que possível e a próxima no horário regular do dia seguinte. Além disso, é importante utilizar um método contraceptivo de barreira, como a camisinha, por pelo menos sete dias consecutivos após o esquecimento.
Vale ressaltar que o esquecimento da pílula por mais de 12 horas também pode provocar a tão temida “escape” ou sangramento de escape, que é um sangramento vaginal mais leve que ocorre fora do período menstrual regular. Caso isso aconteça, é importante não interromper o uso da pílula, mesmo que o sangramento persista por vários dias. A eficácia contraceptiva não é afetada pelo escape, desde que a pílula seja tomada corretamente.
Esquecimento de mais de 1 comprimido
Esquecer de tomar mais de um comprimido consecutivo do Ciclo 21 pode ser um motivo de preocupação maior, pois pode acarretar uma redução significativa da eficácia contraceptiva. Neste caso, é necessário tomar algumas ações imediatas para minimizar os riscos e garantir a proteção adequada contra uma gravidez indesejada.
Ao perceber o esquecimento de dois ou mais comprimidos consecutivos, a recomendação é tomar uma pílula assim que possível e descartar as demais. Por exemplo, se você esqueceu de tomar o comprimido no dia 3 e no dia 4, tome o comprimido assim que lembrar e descarte os comprimidos dos dias 3 e 4. A partir deste ponto, continue tomando os comprimidos restantes normalmente e utilize um método contraceptivo de barreira, como a camisinha, por sete dias consecutivos.
É importante ressaltar que, ao descartar os comprimidos esquecidos, você poderá alterar o dia em que iniciará a pausa de sete dias entre as cartelas. Portanto, siga as instruções do seu médico ou do folheto informativo do anticoncepcional para manter a sequência correta da medicação.
Em caso de dúvidas ou preocupações, é sempre recomendado buscar orientação médica. O ginecologista poderá avaliar o seu caso especificamente e fornecer as melhores orientações para lidar com o esquecimento dos comprimidos anticoncepcionais. Lembre-se sempre de seguir as instruções do anticoncepcional corretamente para garantir uma proteção eficaz contra a gravidez.
Este conteúdo não deve ser usado como consulta médica. Para melhor tratamento, sempre consulte um médico.