Médico de garganta: qual especialista consultar?

Otorrinolaringologista é o especialista indicado para tratar problemas de garganta, como dor, rouquidão, inflamações e infecções. Confie na experiência desse profissional para cuidar da saúde da sua garganta.

Quando ir ao médico da garganta

Se você está sofrendo de dores de garganta persistentes, dificuldade para engolir ou até mesmo alterações na voz, pode ser hora de procurar um médico especializado em problemas na garganta. Mas qual tipo de profissional de saúde você deve consultar? Existem diferentes especialidades médicas relacionadas à saúde da garganta, e entender qual deles é o mais adequado para o seu caso pode ser confuso. Neste artigo, vamos explorar as três especialidades mais comuns quando se trata de problemas de garganta e ajudá-lo a tomar a decisão certa.

Otorrinolaringologista

Se você está sofrendo de problemas recorrentes na garganta, como amigdalite crônica, faringite ou inflamações constantes nas amígdalas, um otorrinolaringologista (ou otorrino) é o profissional mais indicado para você. Esses especialistas são treinados para diagnosticar e tratar uma ampla variedade de doenças da garganta, nariz e ouvidos. Além disso, eles podem realizar procedimentos cirúrgicos se necessário, como amigdalectomias ou adenoidectomias.

Uma visita a um otorrino é especialmente importante se você estiver enfrentando qualquer tipo de dificuldade respiratória, ronco excessivo ou apneia do sono, pois esses profissionais também estão aptos a lidar com problemas respiratórios relacionados à garganta.

Gastroenterologista

Embora muitos problemas de garganta estejam diretamente relacionados ao sistema respiratório, há momentos em que esses sintomas podem estar relacionados ao sistema digestivo. Quando você sofre de refluxo ácido crônico ou azia frequente, por exemplo, pode parecer mais lógico procurar um gastroenterologista ao invés de um otorrinolaringologista.

Um gastroenterologista é especializado no trato digestivo e pode ajudar a identificar problemas como doença do refluxo gastroesofágico (DRGE), esofagite, ou até mesmo hérnias hiatais que estão causando sintomas de dor ou desconforto na garganta. Eles podem realizar exames como endoscopias para avaliar o estado do esôfago e do estômago.

Alergista

Muitas vezes, problemas de garganta podem ser causados ​​por alergias. Se você sofre de sintomas como coceira, espirros, coriza e congestão nasal juntamente com dores de garganta, pode ser aconselhável consultar um alergista.

Esses especialistas são treinados para identificar e tratar alergias respiratórias, incluindo aquelas que afetam a garganta. Eles podem realizar testes alérgicos para determinar quais substâncias estão causando reações em seu corpo e desenvolver um plano de tratamento personalizado. Em alguns casos, eles podem recomendar o uso de medicamentos anti-histamínicos ou imunoterapia para ajudar a controlar os sintomas.

Em resumo, se você está sofrendo de problemas na garganta, é importante procurar o profissional de saúde adequado. Um otorrinolaringologista é a escolha certa para infecções recorrentes, enquanto um gastroenterologista pode ser necessário para investigar causas relacionadas ao sistema digestivo. Se alergias são os culpados, um alergista será capaz de oferecer o tratamento adequado. Não hesite em agendar uma consulta e buscar o cuidado necessário para a boa saúde da sua garganta.

Este conteúdo não deve ser usado como consulta médica. Para melhor tratamento, sempre consulte um médico.

Sobre o autor da postagem:

Picture of Conexão Jornalismo

Conexão Jornalismo

Com a Missão de levar notícia e informação para os leitores, a Conexão Jornalismo trabalha com as melhores fontes de notícias e os melhores redatores.

Fique por dentro:

nos siga no google news

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp