L-Tirosina – Benefícios, Funcionamento e Doses

L-tirosina é um aminoácido que, quando suplementado, pode melhorar o humor e a memória, melhorar as habilidades cognitivas, aumentar o foco e reduzir os efeitos adversos do estresse.

Também disponível como N-Acetil L-Tirosina (NALT), uma forma mais biodisponível.

L tirosina aminoácido natural que é essencial tanto para a função física como mental. É o precursor da dopamina, adrenalina e norepinefrina, três dos neurotransmissores mais importantes.

Resumo do L-Tyrosine
Também chamado de:Tyrosine, NALT, N-Acetyl L-Tyrosine
Tipo:Estimulante Natural
Bom para:EnergiaFocoAnsiedadeAprendizado
Combina bem com:Alpha GPC Aniracetam CDP Choline Noopept Phenypiracetam Piracetam
Dosagem típica:500 a 1000 mg (L-Tyrosine) 300 mg (NALT)

A dopamina está associada à recompensa e ao prazer e desempenha um papel importante no humor, motivação e cognição; adrenalina e norepinefrina são os hormônios por trás da “luta ou fuga” do corpo ao estresse, e juntos eles influenciam a energia através da modulação da frequência cardíaca, pressão arterial e níveis de açúcar no sangue.

L-Tirosina
L-Tirosina

Estes três neurotransmissores, que compartilham uma estrutura química distinta, são chamados de catecolaminas.

Ela também é necessária para a produção de hormônios tireoidianos, que regulam o metabolismo, e melanina, um pigmento natural que ocorre no cabelo, pele e olhos.

L-Tyrosine está disponível em fontes dietéticas de proteínas como produtos lácteos, carnes, peixes e ovos, mas o corpo também produz a partir de outro aminoácido chamado L-fenilalanina.

Como o corpo pode produzir quantidades adequadas de L-Tirosina, a suplementação não é essencial para a saúde básica.

Pesquisas sugerem que a L-tirosina suplementar pode aumentar a cognição, aumentar a energia, aumentar o humor e aumentar a motivação, especialmente para pessoas sob estresse físico ou ambiental.

Efeitos e Benefícios da L-Tirosina

L Tirosina tem provado oferecer uma variedade de benefícios tanto para a mente quanto para o corpo, particularmente em situações que envolvem um grau de estresse físico ou mental.

Melhoria Cognitiva Sob Estresse

Décadas de estudos mostram que L-Tirosina suplementar pode aumentar significativamente a cognição em condições estressantes, efetivamente compensando déficits na memória de trabalho e processamento de informações criados por estressantes ambientais, como clima extremo ou demanda cognitiva intensa.

cerebro

Ao criar um “amortecedor” de matéria-prima a partir do qual o cérebro pode produzir neurotransmissores, a suplementação de L-tirosina pode prevenir o esgotamento associado ao estresse.

L-Tirosina também demonstrou melhorar o desempenho cognitivo, modulando a resposta física do corpo ao estresse.

Em um estudo militar de 1999 de cadetes em um curso de treinamento de combate, os indivíduos que tomaram suplementação de L-tirosina apresentaram pressão arterial sistólica significativamente menor do que aqueles que receberam placebo e tiveram melhor desempenho em tarefas de memória e rastreamento.

Num estudo de 1995, os indivíduos com privação de sono que receberam L-tirosina suplementar tiveram um desempenho significativamente melhor em uma variedade de tarefas cognitivas e psicomotoras do que um grupo similar que recebeu um placebo.

Memória de trabalho melhorada

L-tirosina parece aumentar a memória de trabalho à medida que as tarefas se tornam cada vez mais desafiadoras.

Um estudo de 2013 com adultos fazendo uma tarefa mental progressivamente desafiadora descobriu que os participantes que tomaram tirosina suplementar fizeram melhor nos níveis mais difíceis da tarefa, mas mostraram pouca ou nenhuma melhora nos níveis mais fáceis.

Aumento da Flexibilidade Cognitiva

Um pequeno estudo de 2015 envolvendo 22 adultos saudáveis mostrou que a L-tirosina suplementar melhorou a flexibilidade cognitiva, a capacidade de alternar entre tarefas ou modalidades de pensamento.

Atribuído principalmente ao fato de que a L-Tirosina aumenta os níveis cerebrais de dopamina, que se acredita controlar a flexibilidade cognitiva.

Tratamento TDAH e Focus Enhancement

Os baixos níveis de tirosina não são incomuns entre as pessoas diagnosticadas com TDAH, e L-tirosina suplementar tem sido estudada por seu potencial como um tratamento adjuvante para o distúrbio.

Um estudo de 2011 envolvendo pacientes TDAH adultos e pediátricos mostrou que 77% dos pacientes tratados com a L-Tirosina isoladamente apresentaram melhora significativa ao longo de um período de 10 semanas.

Outros estudos indicaram que os efeitos positivos da medicação farmacêutica TDAH foram significativamente aumentados ao tomá-los junto ao suplemento.

Relatórios anedóticos de usuários afirmam experiências semelhantes dizendo que ele fornece energia, foco e motivação semelhantes aos efeitos de Adderall.

Como funciona

Os mecanismos primários de ação da L-Tirosina têm sido amplamente estudados e são bem compreendidos.

A maioria de suas ações estão relacionadas ao seu uso na produção de neurotransmissores de catecolamina dopamina, adrenalina e norepinefrina; L-Tyrosine não produz, mas fornece a matéria-prima a partir do qual eles são feitos.

A L-Tirosina é criada quando seu aminoácido precursor, fenilalanina, é metabolizado no fígado.

Ter níveis suficientes de L-tirosina fornece um tampão de material que o corpo pode usar quando precisa produzir mais catecolaminas.

O estresse físico ou mental intenso aumenta a liberação de adrenalina, norepinefrina e dopamina, e os níveis podem rapidamente se esgotar.

Quando isso acontece, o cérebro inicia o processo de criação de mais, liberando uma enzima que converte a L tirosina primeiro no precursor da catecolamina L-DOPA e depois em dopamina, parte da qual é oxidada e convertida em norepinefrina e adrenalina.

A manutenção de níveis suficientes pode aumentar a síntese e a liberação de catecolaminas, assegurando tirosina suficiente durante períodos prolongados de estimulação.

medico

Dosagem

Para aumentar o desempenho mental ou atenuar os efeitos do estresse, foi demonstrado que uma dose diária única de 500—2000 mg de L-tirosina.

Os suplementos de tirosina também estão disponíveis como N-acetil-L tirosina ou NALT, uma forma modificada que tem um grupo acetil ligado à molécula de tirosina para aumentar a biodisponibilidade.

NALT é mais solúvel do que a forma padrão, mas tem uma taxa de conversão mais baixa no corpo, portanto doses maiores podem ser necessárias.

Ambas as formas do suplemento fornecem as mesmas funções e benefícios.

Efeitos colaterais

A L-tirosina é considerada segura quando tomada em doses recomendadas.

Os efeitos tendem a ser ligeiros e temporários, e incluem dores de cabeça, enxaqueca, indigestão, problemas estomacais e perturbações gastrointestinais.

Contra-indicações: Não deve ser tomada por pessoas que estão tomando medicação para pressão arterial elevada, Levadopa, medicação para a tiroide, inibidores da MAO ou estimulantes.

Não deve ser tomada por indivíduos com doença da tiroide, doença de Graves ou melanoma.

Ele não foi comprovado seguro para mulheres grávidas ou amamentando.

medico especialista

Considerações Finais

Ele é um suplemento testado e comprovado com evidências de que pode melhorar a memória, aumentar a flexibilidade cognitiva e melhorar o desempenho mental em indivíduos expostos a estresse agudo ou demanda cognitiva elevada.

Um dos aspectos mais interessantes da suplementação de L-tirosina é que ele funciona melhor sob pressão, mas isso não significa necessariamente que a eficácia é limitada a situações extremas.

Embora haja pesquisas limitadas sobre este aspecto da L-tirosina, os poucos estudos que foram feitos, combinados com evidências anedóticas dos usuários, indicam que ela pode muito bem ser benéfica mesmo para aqueles que não estão experimentando estresse de nível militar.

Trabalhar ou estudar longas horas, lutando com ansiedade, e até mesmo exercício intenso são todos estressantes que podem ter um efeito negativo na cognição, e a suplementação com esse elemento pode ajudar.

Compartilhe: