Cogumelo Juba de Leão – Benefícios, Funcionamento e Doses

O Cogumelo Juba de Leão é um cogumelo medicinal antigo com propriedades poderosas.

É um neuroprotetor comprovado que também pode melhorar a função cerebral, combater a ansiedade e depressão, e até mesmo promover a neurogênese.

Lion’s Mane é um cogumelo medicinal chinês antigo que está se tornando universalmente reconhecido como um suplemento que fornece uma ampla gama de benefícios.

Suas qualidades neuroprotetoras comprovadas, a capacidade de estimular a produção do fator de crescimento nervoso (NGF), o potencial de melhoria cognitiva e o alívio da depressão e ansiedade fazem dele um dos nootrópicos naturais mais populares e promissores.

Resumo do Cogumelo Juba de Leão
Também chamado de:Lion’s Mane, Yamabushitake, Hericium erinaceus
Tipo:Natural
Bom para:AnsiedadeHumorAprendizadoMemória
Combina bem com:Acetyl-L-CarnitineAlpha GPCBacopa MonnieriL-TirosinaUridina
Dosagem típica:500 a 3000 mg

Usado por séculos como um tônico geral e tratamento de saúde, o Cogumelo (também conhecido como Hericium Erinaceus, Yamabushitake ou Barba de Satyr) é nativo da China, Japão, América do Norte e Europa.

Apesar de ser tradicionalmente prescrito como restaurador, seu efeito sobre o cérebro sempre foi reconhecido, e médicos antigos usaram para tratar o que agora descreveríamos como doenças neurodegenerativas.

Cogumelo Juba de Leão

Pesquisas modernas descobriram que o extrato de Cogumelo Juba de Leão aumenta a produção de fator de crescimento nervoso (NGF).

NGF é uma proteína que, no cérebro, desempenha um papel crítico na sobrevivência e função dos neurônios responsáveis pela atenção, excitação, motivação, memória e consciência.

Aumento dos níveis de Foi demonstrado que a NGF melhorou a memória e a aprendizagem.

Estudos também sugerem que a Juba de Leão é um poderoso neuroprotetor que pode ser útil no tratamento de uma variedade de condições, tais como danos no fígado, a obesidade, a e até mesmo alguns tipos de câncer.

Efeitos e benefícios do cogumelo Juba de Leão

Os Cogumelos Juba de Leão têm propriedades bioativas poderosas com diversos benefícios e efeitos no organismo humano, agindo no cérebro, intestino e coração.

Aqui estão alguns efeitos e benefícios que este suplemento pode proporcionar a saúde humana:

Neurogênese, Neuroproteção e Fator de Crescimento Nervoso

Um dos aspectos mais emocionantes da Juba de Leão é que ele aumenta significativamente os níveis de fator de crescimento nervoso (NGF), um tipo específico de proteína cerebral que desempenha um papel essencial na plasticidade cerebral, aprendizagem e memória.

Níveis elevados de NGF estão associados à saúde cerebral ideal, função e resiliência.

A NGF protege os neurônios existentes e também é a chave para a neurogênese, ou a regeneração de conexões neurais prejudicadas pela idade, lesão ou doença.

Pesquisas confirmam que o cogumelo é um poderoso neuroprotetor.

Em um estudo japonês notável, os ratos foram alimentados com uma dieta contendo tanto a Lion’s Mane e um péptido conhecido por criar comprometimento da aprendizagem e da memória.

Lion’s Mane evitou com sucesso as deficiências cognitivas e disfunção que o peptídeo tipicamente produz, um resultado que os pesquisadores atribuíram ao aumento de NGF.

O Cogumelo Juba de Leão também demonstrou propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias significativas, ambas as quais aumentam sua capacidade neuroprotetora.

Memória melhorada e função cerebral

cerebro gaba

Embora exista apenas um estudo documentado sobre como o Cogumelo Juba de Leão afeta a aprendizagem e a memória em seres humanos, os resultados sugerem que ele tem potencial real como potenciador cognitivo.

Em um ensaio clínico japonês de 2009, adultos saudáveis com comprometimento cognitivo leve receberam 3 g por dia de extrato de cogumelo ao longo de 16 semanas.

Os participantes foram testados ao longo do ensaio. Seus escores de função cognitiva aumentaram com cada teste, mas caíram quando a suplementação terminou.

Estudos em animais também apoiam reivindicações para a capacidade do suplemento para melhorar a memória e cognição em indivíduos saudáveis.

Ratos saudáveis que receberam o Cogumelo Juba de Leão como um suplemento dietético apresentaram uma melhoria significativa na memória de reconhecimento espacial e visual.

Os resultados destes estudos e similares sugerem que os cogumelos juba de leão podem ter potencial como um suplemento cognitivo para indivíduos saudáveis, bem como no tratamento da doença de Alzheimer e outros distúrbios neurológicos.

Reduz a depressão e a ansiedade

Lion’s Mane pode ajudar a melhorar os sintomas de depressão e ansiedade.

Em um estudo japonês de 2010 envolvendo 30 mulheres, metade dos participantes recebeu o Cogumelo Juba de Leão, e metade recebeu um placebo ao longo de 4 semanas.

Testes no final do ensaio indicaram que as mulheres que receberam o Cogumelo Juba de Leão tinham melhor qualidade de sono e significativamente menos sintomas de ansiedade e depressão do que aquelas que tomaram o placebo.

Embora este seja o único estudo humano documentado sobre como a Cogumelo Juba de Leão afeta depressão e ansiedade, testes em animais tiveram resultados semelhantes.

Em um estudo de 2015, camundongos com extrato de cogumelo apresentaram menos comportamentos depressivos e apresentaram marcadores de sangue indicativos de depressão menor do que os camundongos que não possuíam Mane suplementar.

Em ambos os estudos humanos e animais, pesquisadores atribuíram principalmente a redução da depressão e ansiedade aos efeitos anti-inflamatórios do cogumelo.

Outros benefícios para a saúde

O uso mais tradicional da Juba de Leão na medicina chinesa é tratar problemas de estômago, e estudos recentes têm apoiado seus efeitos gastroprotetores.

O Cogumelo Juba de Leão pode ser útil no tratamento da obesidade. Estudos em animais mostram que ele tem um efeito anti-obesidade porque diminui a capacidade de absorver lipídios.

Ele pode ser benéfico no tratamento ou prevenção de problemas cardiovasculares.

Um extrato de etanol de Juba de Leão melhorou o metabolismo lipídico de camundongos alimentados com uma dieta rica em gordura, e também foi demonstrado para prevenir a agregação de plaquetas sanguíneas que está associada à trombose.

cogumelo

Como Funciona

Os mecanismos de ação do cogumelo são bastante diferentes dos de outros nootrópicos.

Enquanto racetams e outros nootrópicos sintéticos funcionam modulando a produção de vários neurotransmissores, o cogumelo trabalha aumentando a quantidade de fator de crescimento nervoso (NGF) no cérebro.

NGF é uma neurotrofina, uma pequena proteína secretada que é essencial para o crescimento, manutenção, proliferação e sobrevivência de neurônios.

Identificado pela primeira vez na década de 1950, o NGF tem sido extensivamente estudado e mostrado ser um dos principais blocos de construção da saúde cerebral e da neuroplasticidade.

A presença de NGF suficiente aumenta a cognição incentivando o crescimento e ramificação de axônios, as extensões de células nervosas longas em forma de fio ao longo das quais os impulsos são conduzidos.

Quanto mais axônios existirem e melhor sua saúde, mais rápida e eficientemente os impulsos podem ser transmitidos e melhor a cognição e a função cerebral geral.

NGF insuficiente prejudica a cognição, levando à decaimento neuronal e à eventual morte das células nervosas, e há evidências cada vez maiores de que os baixos níveis de FGN estão associados a distúrbios neurológicos como a doença de Alzheimer.

A NGF também melhora a cognição promovendo a mielinização, o desenvolvimento da bainha lipídico-proteica que cobre e protege axônios.

A mielina atua como isolante elétrico, aumentando a velocidade com que os impulsos viajam ao longo dos axônios.

Ele também estabelece as bases para a reparação e rebrota de axônios cortados ou danificados, proporcionando uma faixa ao longo da qual pode ocorrer o rebrote.

Os componentes ativos na Juba de Leão que são responsáveis por estimular o NGF são erinacinas e hericenonas.

São pequenas moléculas que podem facilmente atravessar a barreira hematoencefálica.

Ao contrário da maioria dos nootrópicos modernos, o Cogumelo Juba de Leão não produz efeitos imediatamente visíveis e deve ser tomado por um mínimo de várias semanas para experimentar seus benefícios.

Dosagem

As recomendações de dosagem típicas variam de 500—3000 mg por dia.

Como os estudos humanos sobre o Cogumelo Juba de Leão são limitados, nenhum padrão de dosagem ideal foi determinado.

Os participantes do estudo japonês sobre cognição receberam um total cumulativo de 3.000 mg por dia de extrato de Juba de Leão de 96% puro, administrado em 3 doses orais.

Essa quantidade parecia ser efetiva e bem tolerada pelos participantes da pesquisa, sem efeitos colaterais adversos observados.

As preparações comerciais do Cogumelo Juba de Leão variam consideravelmente em força, pureza e composição, o que torna impossível identificar uma dosagem ideal.

A quantidade necessária para experimentar seus benefícios depende em grande parte da potência do extrato, então siga as instruções no rótulo do produto.

Efeitos colaterais

O Cogumelo Juba de Leão parece ser bem tolerada e associada a poucos efeitos colaterais.

Nos ensaios em animais, não se observaram sinais de toxicidade mesmo em doses muito elevadas de até 5 g/kg.

O efeito colateral mais comumente relatado é uma sensação de coceira na pele, o que pode ser explicado por um aumento nos níveis dos fatores de crescimento nervoso.

Considerações Finais

Lion’s Mane é um nootrópico natural único e excepcionalmente promissor que tem sido comprovado para melhorar a saúde do cérebro, melhorar a cognição e proteger o cérebro contra lesões, doenças e os efeitos do envelhecimento.

Embora não tenha os efeitos imediatos de nootrópicos sintéticos modernos, pode ser um suplemento altamente benéfico que merece um olhar atento de quem quer melhorias reais, duradouras, na memória e na função geral do cérebro.

Compartilhe: