Enquanto navega na internet você envia uma infinidade de informações que são coletadas por algoritmos e que certamente serão usadas para análise de dados com inteligência artificial.
Inclusive, enquanto você lê esse texto, você mostra à internet que você o considera relevante. Isso vai fazer com que temas semelhantes sejam ofertados para você em outras plataformas e permitirá que o algoritmo mapeie essa preferência pessoal.
Mas as soluções que essa grande quantidade de dados pode proporcionar não se limitam às buscas na internet. Como exemplo, a 1datapipe desenvolveu soluções para evitar fraude digital com base em um gigantesco hall de informações coletadas e processadas.
Outras soluções de segurança, marketing, insights de clientes, e muito mais também são possíveis com a IA e muitas empresas já entenderam isso. De acordo com o Gartner, 3 em cada 4 corporações devem adotar a IA para análise de dados com inteligência artificial até o final de 2024.
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Como é feita a análise de dados com inteligência artificial?
Antes de mais nada, é importante uma reflexão. Estamos na era da informação, onde as pessoas autorizam o uso de seus dados e enviam informações para diferentes empresas a todo momento.
Isso é extremamente valioso para quem souber fazer bom uso. Há como aprender com os dados, mesmo que uma pessoa não seja sua cliente. Entender o padrão de comportamento de pessoas com perfis semelhantes à sua persona pode te ajudar a tomar decisões e atender melhor seu público.
Também pode tornar seus processos mais seguros e ajudar sua empresa a prever falhas.
Mas como a análise de dados com inteligência artificial é feita?
A IA é uma tecnologia em que softwares têm a capacidade de agir sozinhos e tomar decisões. Ela é capaz de levantar dados, aprender com eles, analisar, perceber padrões e ainda decidir o que pode ser feito a partir de tudo que avaliou.
Essa análise de dados com inteligência artificial é feita por quatro modelos:
1- Preditivo
É uma análise feita por meio de dados históricos. O próprio nome já diz, ela é capaz de desenvolver previsões futuras com base no que aconteceu antes.
2- Prescritivo
Essa é outra opção de análise e vai além de prever o futuro. Ela também recomenda (prescreve) o que deve ser feito a partir das informações.
3- Aumentado
A análise aumentada traz informações complexas e de alto nível com muita precisão e rapidez. Isso mune os executivos de dados importantes que precisam antes de tomar decisões.
4- Descritivo
Por último, mas não menos importante, está a análise descritiva. Ela apresenta os dados históricos e é capaz de descrever os acontecimentos depois da decisão tomada.
Cada um desses modelos traz opções importantes, a depender da necessidade da empresa. E já existem soluções interessantes na análise de dados. É o que você verá a seguir.
Onde a análise de dados com IA pode ser usada?
Já dizia o filósofo Francis Bacon “scientia potentia est” — ou conhecimento é poder. Assim também vale para a informação. Hoje a informação — de qualidade — é um dos bens mais preciosos que uma empresa pode ter.
Veja soluções interessantes que foram desenvolvidas e que utilizam a análise de dados:
Evitar fraudes
Segundo um relatório da Association of Certified Fraud Examiners, 5% dos lucros de uma empresa são perdidos com fraudes.
A IA é capaz de detectar padrões — tanto bons quanto ruins. Isso pela alta capacidade de processar milhões de dados e transações ao mesmo tempo, conseguindo também detectar irregularidades, antes mesmo que sejam consolidadas.
Esse tipo de solução foi desenvolvida por empresas como a 1datapipe e tem trazido resultados positivos para as empresas que fizeram a sua adesão.
Monitoramento e otimização
A IA é capaz de melhorar processos, além de perceber gargalos que poderiam ser invisíveis aos olhos humanos. Isso pode reduzir as chances de erros. Além disso, a IA consegue aprimorar continuamente os sensores, câmeras e equipamentos de telemetria, a fim de otimizar processos.
Manutenção preditiva
Aprendendo com o passado, a IA consegue prever a necessidade de manutenção de uma máquina, por exemplo. Isso reduz custos associados e permite um planejamento do sistema de produção, sem que as atividades sejam prejudicadas.
Customização
A IA consegue simular processos e produtos e customizar o atendimento a diferentes clientes. Isso também contribui com o atendimento a demandas de consumidores, o que aumenta as chances de fidelização e engajamento.
Controle de Qualidade
O controle de qualidade pode ser feito com o auxílio da inteligência artificial. A alta precisão proporcionada por serviços cognitivos e machine learning é capaz de detectar defeitos ou inconsistências de produto, por meio de automatização de inspeções.
Automatização de processos
Falando em automatização, essa é outra solução importante que a IA traz. Sabe aquelas tarefas repetitivas e — porque não — chatas que você ou seu time tem que fazer todos os dias? Possivelmente elas podem ser automatizadas por IA.
Isso acaba liberando seus melhores profissionais para criar, pensar estrategicamente e até mesmo descansar um pouco mais.
O que sua empresa tem a ganhar com a IA?
Se ainda não está convencido de que sua empresa tem jeito a ganhar com a implantação de soluções com inteligência artificial, aqui vão mais alguns benefícios:
- redução de erros;
- maior agilidade;
- aumento na produtividade da equipe;
- unificação e integração de dados da empresa;
- insights baseados em dados consolidados;
- precisão;
- escalabilidade.
Saber como a análise de dados com inteligência artificial pode ser usada é entender formas de tornar sua empresa mais eficiente e segura. Então avalie as soluções que fazem sentido para você e não fique de fora da Era da Inteligência Artificial.