Qual a Diferença entre lábio leporino e fenda de palato

Você sabe qual a Diferença entre lábio leporino e fenda de palato? Lábio leporino e fenda de palato são duas malformações craniofaciais que ocorrem ainda durante a gestação. O lábio leporino é uma abertura no lábio superior que pode variar de tamanho e grau.

A fenda de palato, por sua vez, também conhecida como céu da boca aberto, é uma abertura no céu da boca que pode afetar apenas o palato duro ou tanto o palato duro quanto o palato mole. Há ainda a possibilidade das duas situações (lábio leporino e fenda de palato) ocorrerem simultaneamente, quadro chamado de fenda labiopalatina.

labio leporino

Qual é a diferença entre lábio leporino e fenda de palato?

A principal diferença entre lábio leporino e fenda de palato é a localização da abertura. O lábio leporino ocorre no lábio superior, enquanto a fenda de palato ocorre no céu da boca (palato).

O palato é uma estrutura muscular e óssea que separa a cavidade nasal da cavidade oral. É composto por duas partes: palato duro e palato mole.

O palato duro é a parte anterior do palato, que é formada por osso. Ele é responsável por apoiar o céu da boca e ajudar na fala. O palato mole, por sua vez, é a parte posterior do palato, que é formada por músculo. Ele é responsável por fechar a passagem entre a cavidade nasal e a cavidade oral durante a deglutição e a fala.

Diferença entre lábio leporino e fenda de palato
Diferença entre lábio leporino e fenda de palato

Essa estrutura é importante não só para a fala, mas também para mastigação e deglutição, sendo assim, qualquer alteração na região, também pode gerar impacto nessas funções.

Causa das duas malformações craniofaciais: Lábio Leporino e Fenda Labiopalatina

A causa do lábio leporino e da fenda de palato ainda não é totalmente conhecida. Acredita-se que os quadros resultem de uma combinação de fatores genéticos e ambientais.

O tratamento para lábio leporino e fenda de lábio palatal envolve cirurgia. A cirurgia para corrigir o lábio leporino é geralmente realizada nos primeiros meses de vida e quando o bebê obtiver o peso requerido pela equipe médica.

leroporino crianca

Uma vez que as crianças com lábio leporino ou fenda de palato podem ter dificuldade em se alimentar, o processo de amamentação também fica comprometido e exige orientação médica.

O diagnóstico de lábio leporino e fenda de palato geralmente é feito durante o ultrassom de 20 semanas de gestação. Se a malformação for detectada durante o ultrassom, o médico pode recomendar exames adicionais. O diagnóstico precoce é essencial para que a família se prepare e compreenda as especificidades dessa anomalia craniofacial.

Tratamento para fendas de lábio e/ou palato

Além da cirurgia, as crianças com lábio leporino ou fenda de palato podem precisar de outros tratamentos, como terapia de fala para ajudar as crianças a aprenderem a pronunciar sons corretamente e até acompanhamento ortodôntico para melhorar a função oral e o alinhamento da mandíbula.

O prognóstico para crianças com esses dois tipos de anomalias craniofaciais, é geralmente bom. Com o tratamento adequado, a maioria das crianças é capaz de viver uma vida normal e saudável.

Sobre o autor da postagem:

Conexão Jornalismo

Conexão Jornalismo

Com a Missão de levar notícia e informação para os leitores, a Conexão Jornalismo trabalha com as melhores fontes de notícias e os melhores redatores.

Fique por dentro:

nos siga no google news

Compartilhe:

Facebook
Pinterest
Twitter
LinkedIn
WhatsApp