Erva-da-fortuna – Tradescantia fluminensis: Curiosidade sobre a Planta

A Erva-da-fortuna: uma planta versátil e fácil de cultivar

Quando se trata de plantas ornamentais, a Erva-da-fortuna, cientificamente conhecida como Tradescantia fluminensis, merece destaque. Com suas folhas vistosas e delicadas, essa planta se tornou uma das preferidas dos aficionados por jardinagem e decoração de interiores. Além de sua beleza, o cultivo da Erva-da-fortuna também é bastante simples, o que a torna uma ótima opção para quem deseja iniciar um jardim ou preencher espaços vazios em casa.

Origem e características da Erva-da-fortuna

A Erva-da-fortuna é nativa do Brasil e pode ser encontrada em diversas regiões do país. Ela pertence à família das Commelinaceae e possui uma aparência bastante delicada. Suas folhas, que variam em tons de verde, prata e roxo, são alongadas e possuem uma textura suave. Suas flores, por sua vez, são pequenas e brancas, surgindo geralmente na primavera e no verão.

Cultivo da Erva-da-fortuna

Uma das principais vantagens da Erva-da-fortuna é a sua adaptação a diferentes condições de cultivo. Ela pode ser cultivada tanto em áreas de sol pleno quanto à meia-sombra, o que a torna uma opção viável para diversos tipos de espaços. Além disso, essa planta se desenvolve bem em vasos e canteiros, sendo uma ótima alternativa para quem possui pouco espaço disponível.

Para cultivar a Erva-da-fortuna, é importante escolher um solo rico em matéria orgânica, bem drenado e ligeiramente ácido. Recomenda-se também adicionar uma camada de brita ou argila expandida no fundo do vaso ou canteiro, para auxiliar na drenagem da água. A rega deve ser feita regularmente, mantendo o solo sempre úmido, mas sem encharcá-lo.

Propagação e cuidados

A propagação da Erva-da-fortuna pode ser feita por meio de estaquia das pontas dos ramos. Para isso, basta cortar um pedaço da planta, retirando as folhas inferiores, e plantá-lo em um substrato úmido. Após alguns dias, as raízes começarão a se desenvolver e a nova muda estará pronta para ser transplantada.

No que diz respeito aos cuidados, a Erva-da-fortuna não exige muitos esforços. Além da rega regular, é importante adubar a planta a cada três meses, utilizando um fertilizante específico para plantas verdes. Também é recomendado fazer podas de limpeza, removendo folhas secas ou danificadas, para estimular o crescimento saudável da planta.

Uma questão importante a ser destacada é que a Erva-da-fortuna é considerada invasiva em algumas regiões. Isso significa que ela pode se espalhar facilmente, competindo com outras espécies nativas. Portanto, antes de cultivá-la, é necessário verificar se não há restrições relacionadas a essa planta em sua região.

O uso da Erva-da-fortuna na decoração de interiores

Devido à sua beleza e facilidade de cultivo, a Erva-da-fortuna se tornou uma das plantas mais populares na decoração de interiores. Suas folhas coloridas e pendentes conferem um charme especial aos ambientes, podendo ser utilizada em vasos suspensos, jardineiras ou até mesmo como forração.

Além disso, a Erva-da-fortuna é uma excelente planta para purificar o ar, ajudando a remover toxinas e aumentar a umidade relativa em ambientes fechados. Esse fato, aliado à sua capacidade de se adaptar a diferentes níveis de luminosidade, torna-a uma ótima opção para quem deseja criar um ambiente mais saudável e agradável em casa.

Conclusão

Em suma, a Erva-da-fortuna é uma planta versátil e de fácil cultivo, ideal para quem busca praticidade e beleza em um jardim ou na decoração de interiores. Sua adaptabilidade a diferentes condições de luz e solo, aliada a sua capacidade de purificar o ar, fazem dela uma ótima escolha para qualquer espaço. Porém, é importante tomar cuidado com sua invasividade, verificando sempre as restrições em sua região. Com os devidos cuidados, essa planta certamente trará mais vida e alegria ao seu ambiente.


Ficha Técnica

Nome científico: Tradescantia fluminensis
Sinonímia: Tradescantia albiflora, Tradescantia decora, Tradescantia laekenensis, Tradescantia mundula, Tradescantia tenella
Common names: Tradescância, Trapoeraba, Amor-de-homem, Folha-gorda, Erva-da-costa, Sempre-viva, Planta-do-amor, Coirama, Courama, Courama-vermelha, Folha-da-fortuna, Fortuna, Folha-grossa, Folha-de-pirarucu, Diabinho, Folha-da-vida, Fortuna-milagre-de-são-joaquim, Folha-do-ar, Saião, Lambari-rosa, Trapoeraba-branca
Família: Commelinaceae
Categoria: Folhagens, Forrações à Meia Sombra, Gramados e Forrações
Clima: Equatorial, Subtropical, Tropical
Origem: América do Sul
Altura: 0.1 a 0.3 metros, 0.3 a 0.4 metros, 0.4 a 0.6 metros, 0.6 a 0.9 metros, 0.9 a 1.2 metros
Luminosidade: Luz Filtrada, Meia Sombra
Ciclo de Vida: Perene

Erva da fortuna – Tradescantia fluminensis Curiosidade sobre a Planta
Foto: epitree

Sobre o autor da postagem:

Picture of Conexão Jornalismo

Conexão Jornalismo

Com a Missão de levar notícia e informação para os leitores, a Conexão Jornalismo trabalha com as melhores fontes de notícias e os melhores redatores.

Fique por dentro:

nos siga no google news

Compartilhe:

Facebook
Pinterest
Twitter
LinkedIn
WhatsApp