Beterraba – Beta vulgaris esculenta: Curiosidade sobre a Planta

O que é a beterraba?

A beterraba, cientificamente conhecida como Beta vulgaris esculenta, é uma hortaliça de raiz com uma coloração característica que varia do vermelho intenso ao roxo. Ela é amplamente cultivada e consumida em todo o mundo, sendo valorizada tanto pelo seu sabor quanto pelos benefícios nutricionais que oferece.

Origem e história da beterraba

A beterraba tem uma longa história de cultivo e consumo humano. Sua origem remonta à região mediterrânea, onde foi domesticada há milhares de anos. Inicialmente, a planta era cultivada por suas folhas, que eram consumidas como vegetais. Foi somente mais tarde que descobriram o valor da raiz, que começou a ser cultivada especificamente para esse fim.

Ao longo dos séculos, a beterraba se espalhou por todo o mundo e diferentes variedades foram desenvolvidas para atender às necessidades e preferências dos diferentes povos que a consumiam. No século XVIII, na Europa, houve uma grande expansão no cultivo da beterraba, impulsionada pelo aumento da demanda por açúcar. A beterraba açucareira, uma variedade específica da planta, começou a ser cultivada para a extração do açúcar.

Nutrientes e benefícios da beterraba

A beterraba é uma excelente fonte de nutrientes essenciais. Ela é rica em fibras, vitaminas A, C, K e do complexo B, além de minerais como ferro, magnésio, potássio e manganês. Essa combinação de nutrientes confere diversos benefícios à saúde.

Uma das propriedades da beterraba é sua capacidade de ajudar a controlar a pressão arterial. Ela contém nitratos naturais, que podem ser convertidos em óxido nítrico no organismo. O óxido nítrico auxilia na dilatação dos vasos sanguíneos, o que contribui para a redução da pressão arterial.

Além disso, a beterraba é um alimento com propriedades antioxidantes. Ela contém betalaínas, pigmentos responsáveis pela cor característica da raiz, que possuem propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias. Essas substâncias ajudam a combater os danos causados pelos radicais livres no organismo, protegendo as células contra o estresse oxidativo.

A presença de fibras na beterraba também é benéfica para o sistema digestivo. As fibras auxiliam no bom funcionamento do intestino, promovendo a saúde gastrointestinal e prevenindo problemas como constipação.

Cultivo da beterraba

A beterraba é uma planta que se adapta bem a diferentes tipos de solo, desde que sejam bem drenados e ricos em matéria orgânica. Ela é cultivada a partir de sementes, que devem ser plantadas em sulcos rasos, cerca de 1 a 2 centímetros de profundidade.

A germinação da beterraba ocorre em cerca de uma a duas semanas, e as mudas vão se desenvolvendo até atingirem o tamanho necessário para o consumo. A colheita geralmente é feita quando as raízes atingem de 5 a 7 centímetros de diâmetro, mas é possível colher as beterrabas em tamanhos menores caso se prefira.

Ao cultivar beterrabas em casa, é importante garantir uma irrigação adequada, mantendo o solo úmido, mas evitando o encharcamento. O espaçamento entre as plantas deve ser de cerca de 10 a 15 centímetros, para permitir o desenvolvimento adequado das raízes.

Como consumir a beterraba

A beterraba pode ser consumida de diversas formas. Ela pode ser cozida, grelhada, assada, consumida crua em saladas ou mesmo transformada em sucos e smoothies. As folhas de beterraba também são comestíveis e podem ser preparadas como qualquer outra verdura de folhas.

Ao cozinhar a raiz da beterraba, é recomendado o uso de água fervente para preservar melhor as propriedades nutricionais da planta. O cozimento pode variar de 15 a 30 minutos, dependendo do tamanho das beterrabas.

Uma opção interessante é utilizá-la em risotos, massas e até mesmo em bolos. A beterraba confere uma cor vibrante aos pratos e adiciona um sabor adocicado e terroso.

É importante ressaltar que o consumo excessivo de beterraba pode resultar em um aumento temporário da frequência urinária, devido à presença de nitratos. No entanto, isso não representa riscos à saúde, a menos que ocorra em quantidades extremas.

Considerações finais

A beterraba é uma hortaliça versátil, rica em nutrientes e com diversos benefícios para a saúde. Seu cultivo é relativamente simples e pode ser realizado em casa ou em hortas comunitárias. Ao consumir a beterraba, é possível explorar a variedade de formas de preparo e desfrutar de sua cor vibrante e sabor único. Experimente incluir a beterraba em sua alimentação e aproveite todos os seus benefícios!


Ficha Técnica

Nome científico: Beta vulgaris esculenta
Nomes populares: Beterraba-hortense
Família: Amaranthaceae
Categoria: Plantas Hortícolas, Raízes e Rizomas
Clima: Continental, Mediterrâneo, Subtropical, Temperado, Tropical
Origem: Europa
Altura: 0.3 a 0.4 metros, 0.4 a 0.6 metros
Luminosidade: Sol Pleno
Ciclo de Vida: Bienal

Beterraba – Beta vulgaris esculenta Curiosidade sobre a Planta
Foto: Ryan

Sobre o autor da postagem:

Picture of Conexão Jornalismo

Conexão Jornalismo

Com a Missão de levar notícia e informação para os leitores, a Conexão Jornalismo trabalha com as melhores fontes de notícias e os melhores redatores.

Fique por dentro:

nos siga no google news

Compartilhe:

Facebook
Pinterest
Twitter
LinkedIn
WhatsApp