Beldroega – Portulaca oleracea: Curiosidade sobre a Planta

A Beldroega e Suas Propriedades Medicinais

Quando se pensa em plantas medicinais, é comum lembrarmos das mais conhecidas como a camomila, hortelã e alecrim, mas existe uma planta menos famosa que possui propriedades incríveis para a saúde: a beldroega, cientificamente conhecida como Portulaca oleracea.

A beldroega é uma planta herbácea, rasteira, de origem asiática, que está presente em diversas partes do mundo, inclusive no Brasil. Ela é considerada uma erva daninha, que cresce de maneira espontânea em solos férteis e muito utilizada na culinária de alguns países.

Benefícios Nutricionais

A beldroega é extremamente nutritiva e rica em diversos componentes benéficos à saúde. Ela contém vitaminas A, C e do complexo B, além de minerais como cálcio, magnésio, potássio e ferro. Também é uma boa fonte de fibras alimentares, o que contribui para a saúde intestinal e ajuda a controlar o colesterol.

Propriedades Medicinais

Entre as propriedades medicinais da beldroega, destacam-se suas ações anti-inflamatórias, antioxidantes, antissépticas e diuréticas. Essas propriedades fazem com que ela seja amplamente utilizada na medicina popular para o tratamento de diversas doenças e condições de saúde.

Devido à sua ação anti-inflamatória, a beldroega é indicada para aliviar dores e inflamações nas articulações, sendo especialmente útil para quem sofre de artrite e reumatismo. Além disso, seus efeitos antioxidantes contribuem para o combate aos radicais livres, retardando o envelhecimento das células e protegendo o organismo contra doenças degenerativas.

A beldroega também é reconhecida por suas propriedades antissépticas, sendo útil para o tratamento de feridas e inflamações cutâneas. Suas folhas podem ser utilizadas em forma de cataplasma ou chá para aplicação tópica, reduzindo a irritação e promovendo a cicatrização.

Outra propriedade importante da beldroega é sua ação diurética, que auxilia na eliminação de toxinas e na redução do inchaço causado pela retenção de líquidos. Seu consumo regular contribui para o equilíbrio do sistema renal.

Formas de Consumo

A beldroega pode ser consumida de diversas formas, aproveitando ao máximo seus benefícios medicinais. Suas folhas podem ser utilizadas cruas em saladas, sendo uma excelente opção para enriquecer a dieta com nutrientes essenciais. Também podem ser cozidas ou refogadas como uma verdura, proporcionando um sabor delicado e agradável.

Outra forma de consumo da beldroega é através da preparação de chás. Basta adicionar algumas folhas secas ou frescas em água quente e deixar em infusão por alguns minutos. O chá de beldroega pode ser consumido regularmente para aproveitar suas propriedades medicinais.

Contraindicações e Recomendações

Apesar de todos os benefícios da beldroega, é importante ressaltar que seu consumo em excesso pode causar algumas reações adversas, como diarreia e desconforto estomacal. Por isso, é recomendado consumir a planta com moderação e sempre obter orientação de um profissional de saúde para aproveitar seus benefícios de forma segura.

Além disso, pessoas que possuam alergia a outras plantas da mesma família da beldroega, como o cacto, podem apresentar reações alérgicas ao consumi-la. É importante sempre realizar um teste de sensibilidade antes de aumentar o consumo da planta.

Em suma, a beldroega é uma planta pouco conhecida, mas que possui propriedades medicinais incríveis. Seu consumo regular pode contribuir para a saúde de diversas formas, desde ação anti-inflamatória e antioxidante, até ação diurética e cicatrizante. Porém, é importante sempre buscar orientação profissional para aproveitar ao máximo seus benefícios e evitar possíveis contraindicações.


Ficha Técnica

Nome científico: Portulaca oleracea
Sinonímia: Portulaca parviolia, Portulaca sativa, Portulaca latifolia, Portulaca marginata, Portulaca retusa, Portulaca neglecta, Portulaca officinarum
Nomes populares: Beldroega-comum, Baldroega, Onze-horas, Bredo-de-porco, Caaponga, Porcelana, Beldroega-pequena, Beldroega-verdadeira, Beldroega-vermelha, Beldroega-da-horta, Ora-pro-nobis
Família: Portulacaceae
Categoria: Cactos e Suculentas, Flores, Flores Anuais, Folhas e Flores, Forrações ao Sol Pleno, Medicinal, PANC, Plantas Hortícolas
Clima: Continental, Equatorial, Mediterrâneo, Oceânico, Semi-árido, Subtropical, Temperado, Tropical
Origem: Cosmopolita
Altura: 0.1 a 0.3 metros, 0.3 a 0.4 metros
Luminosidade: Meia Sombra, Sol Pleno
Ciclo de Vida: Anual

Beldroega – Portulaca oleracea Curiosidade sobre a Planta
Foto: Maurício Mercadante

Sobre o autor da postagem:

Picture of Conexão Jornalismo

Conexão Jornalismo

Com a Missão de levar notícia e informação para os leitores, a Conexão Jornalismo trabalha com as melhores fontes de notícias e os melhores redatores.

Fique por dentro:

nos siga no google news

Compartilhe:

Facebook
Pinterest
Twitter
LinkedIn
WhatsApp