Espanha divulga pré-lista com três que participaram de boicote e Putellas

RIO DE JANEIRO, RJ (UOL/FOLHAPRESS) – A seleção feminina da Espanha conheceu a pré-lista para a Copa do Mundo da Austrália e Nova Zelândia nesta segunda-feira (12) e teve a volta de três das 15 jogadoras que assinaram uma carta pedindo mudanças estruturais na equipe.

O técnico Jorge Vilda soltou a lista de 30 nomes para o Mundial. A convocação definitiva será apenas no dia 30 de junho com 23 atletas.

Dentre as jogadoras que assinaram a carta, Aitana Bonmatí, Mariona Caldentey e Ona Batlle foram chamadas.

Alexia Putellas, que apoiou o movimento, mas estava lesionada na época e já não poderia ser convocada, também foi chamada.

Além da atual melhor do mundo, Paredes e Hermoso também apoiaram as companheiras, mas não assinaram a carta. Elas estão pré-convocadas e já vinham sendo chamadas também antes disso.

Ficam fora, portanto, Patri Guijarro, Leila Ouahabi, Lucía García, Mapi León, Laia Aleixandri, Clàudia Pina e Sandra Paños.

“Se estas três jogadoras estão aqui é porque estão comprometidas com a seleção e, por extensão, podem disputar a Copa do Mundo. Temos uma ótima notícia de que temos mais jogadoras disponíveis e mais comprometidas. Não acho que o processo é o mais relevante”, disse Vilda.

ENTENDA A POLÊMICA

Em setembro de 2022, 15 jogadoras enviaram um e-mail para a Real Federação Espanhola de Futebol (RFEF) em que teriam pedido “mudanças estruturais”, incluindo a demissão do técnico da seleção feminina, Jorge Vilda.

O grupo de jogadoras também questiona a falta de estrutura da federação para o futebol feminino.

Após a repercussão negativa, as jogadoras divulgaram uma carta aberta negando que tenham pedido diretamente a demissão do técnico Jorge Vilda.

As atletas criticaram a federação por tornar pública “de forma parcial e interessada, uma comunicação privada, com informação que afeta a nossa saúde — que é parte da nossa intimidade”.

O grupo afirmou que não renunciou à seleção, mas as jogadoras admitiram que houve um pedido para não serem convocadas “enquanto não se revertam situações que afetam nosso estado emocional e pessoal, nosso rendimento e, em consequência, os resultados da seleção e que poderiam levar a indesejáveis lesões”.

Além das 15 jogadoras que assinaram o documento, outras atletas de peso compartilharam o e-mail em suas redes sociais, dando apoio ao grupo.

*

LISTA COMPLETA

Goleiras: Cata Coll, Elena Lete, Misa Rodríguez e Enith Salon

Defensoras: Ivana Andrés, Ona Batlle, Olga Carmona, Laia Codina, Jana Fernández, Rocío Gálvez, Sheila García, Ohiane Hernández e Irene Paredes.

Meio-campistas: Tere Abelleira, Fiamma Benítez, Aitana Bonmatí, Irene Guerrero, Jenni Hermoso, Maite Oroz, María Pérez, Alexia Putellas e Claudia Zornoza.

Atacantes: Mariona Cldentey, Marta Cardona, Athenea del Castillo, Inma Gabarro, Esther González, Eva Navarro, Salma Paralluelo e Alba Redondo.

Autor(es): / FOLHAPRESS

Sobre o autor da postagem:

Picture of Conexão Jornalismo

Conexão Jornalismo

Com a Missão de levar notícia e informação para os leitores, a Conexão Jornalismo trabalha com as melhores fontes de notícias e os melhores redatores.

Fique por dentro:

nos siga no google news

Compartilhe:

Facebook
Pinterest
Twitter
LinkedIn
WhatsApp