Governo de SP leva empresas paulistas para o Festival de Cinema de Cannes

Festival realizado na França recebe terceira missão de 2023 do programa CreativeSP, que contará com quatro filmes na programação

Governo de SP leva empresas paulistas para o Festival de Cinema de Cannes

O Governo de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, levará 10 empresas paulistas para o Festival de Cinema de Cannes, um dos maiores eventos do mundo do setor audiovisual, que acontece entre 16 e 27 de maio, na França.

“Assim como participar do SXSW e do Game Developers Conference (GDC) foi importante para marcar presença para investimento de peso à indústria criativa do Estado de São Paulo nas áreas de inovação e games, nossa expectativa é promover o setor cinematográfico em Cannes”, afirma a secretária de cultura Marília Marton. A iniciativa ocorre em parceria com a InvestSP, a agência de promoção de investimentos do Estado, e a Secretaria de Negócios Internacionais.

Essa é a terceira missão de 2023 do CreativeSP, programa que busca promover a troca de conhecimento entre empresas do setor de economia criativa, incentivar a geração de negócios e atrair investimento estrangeiro para o estado. No ano passado, a missão para o Festival de Cannes foi a mais bem-sucedida entre as nove realizadas pelo CreativeSP para eventos de diversos setores. Projeções feitas pelas 10 empresas participantes indicam a geração de R$ 147 milhões em negócios no setor cultural paulista, valor quase 30 vezes maior que todo o orçamento do programa para 2022.

As empresas selecionadas são: Material Bruto Produções Cinematográficas, Vitrine Filmes, Punta Colorada Produções Audiovisuais, Lira Filmes, Dezenove Som e Imagem, Biônica Filmes, Tangerina, Manjericão Filmes, Cup Filmes e Openthedoor. Dessas, cinco levarão filmes que fazem parte da programação do Festival. As companhias terão a oportunidade de participar do Marché du Film (Mercado do Filme), espaço no qual produtores, distribuidores, investidores e representantes de festivais do mundo todo se encontram para negociar.

O Marché du Film reúne cerca de 12 mil visitantes de pelo menos 100 países, mais de 5 mil empresas e aproximadamente 4 mil filmes e projetos.

SP em destaque

Em 18 de maio, será realizado o SP Day, em um estande conjunto com o Cinema do Brasil, parceiro do CreativeSP na missão para o Festival de Cannes. O evento reunirá produtores e representantes de festivais do mundo todo, que terão a oportunidade de conhecer melhor a indústria audiovisual de São Paulo, trocar informações e fazer negócios com as empresas selecionadas pelo programa.

Além disso, quatro filmes serão exibidos em sessões oficiais do Festival pelas empresas que integram a missão do CreativeSP: “Retratos Fantasmas” (Vitrine Filmes), “Levante” (Lira Filmes e Manjericão), “A Flor do Buriti” (Material Bruto Produções Cinematográficas) e “Os Delinquentes” (Punta Colorada Produções Audiovisuais). Esses três últimos ainda concorrerão a prêmios no Festival.

Investimento contínuo

Além de oferecer um reembolso máximo de US$ 3 mil em despesas elegíveis para custear até 50% dos gastos com a viagem, o CreativeSP ainda promove eventos de networking durante as missões e oferece às empresas ações de consultoria, monitoramento de resultados e acompanhamento pós-evento.

As duas primeiras missões de 2023 do Creativa SP foram para os Estados Unidos. Empresas paulistas tiveram a oportunidade de participar do South by Southwest (SXSW) e da Game Developers Conference (GDC), respectivamente dois dos maiores eventos de inovação e jogos eletrônicos do mundo.

Em 2022, o programa levou 73 empresas para nove eventos internacionais. Os participantes tiveram contato com mais de dois mil possíveis parceiros, de cerca de 100 países. Projeções feitas pelas empresas indicam a geração de quase R$ 360 milhões em negócios – mais de 60 vezes o investimento público no programa – e até 6,6 mil empregos no setor cultural paulista, graças à participação nos eventos.

Fonte: Governo do Estado SP

Sobre o autor da postagem:

Picture of Conexão Jornalismo

Conexão Jornalismo

Com a Missão de levar notícia e informação para os leitores, a Conexão Jornalismo trabalha com as melhores fontes de notícias e os melhores redatores.

Fique por dentro:

nos siga no google news

Compartilhe:

Facebook
Pinterest
Twitter
LinkedIn
WhatsApp