Veja lista de CPIs protocoladas na Alesp após confusão e fila de três dias

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Após confusão entre deputados da base e de oposição na Assembleia Legislativa de São Paulo, o protocolo de CPIs, feito na manhã desta sexta (24), seguiu a ordem da fila instalada três dias antes nos corredores da Casa, o que privilegiou os parlamentares aliados a Tarcísio de Freitas (Republicanos) e ao presidente André do Prado (PL).

Para evitar comissões que desgastem o governo, os deputados de partidos como PL, Republicanos, PP e União Brasil protocolaram requerimentos de CPI de temas diversos —como Enel, Lojas Americanas, aumento dos moradores de rua e pirâmides financeiras.

As CPIs são instaladas na ordem em que são protocoladas, e só cinco podem funcionar por vez. Na prática, cabem de 15 a 20 CPIs em uma legislatura de quatro anos. Por isso, existe a corrida por um lugar na fila —algo que já virou tradição na Alesp.

A oposição, formada pelos partidos de esquerda, como PT, PSOL e PC do B, argumenta que os deputados aliados tiveram informação privilegiada e, portanto, começaram a fila com antecedência. O PT entrou na Justiça para questionar a fila.

Veja a lista das 15 primeiras CPIs protocoladas.

1 – Enel

2 – Pix e clonagem de cartões

3 – Adolescentes trans

4 – Prevenção de deslizamento em encostas

5 – Epidemia do crack

6 – Lojas Americanas

7 – Pedofilia

8 – Santas Casas

9 – Empresas de comunicação

10 – Aumento dos moradores de rua

11 – Vazamento dos dados cadastrais de consumidores

12 – Descarte de lixo contaminante

13 – Questões impactantes do meio ambiente

14 – Pirâmides financeiras

15 – Lixões

Autor(es): CAROLINA LINHARES / FOLHAPRESS

Sobre o autor da postagem:

Picture of Conexão Jornalismo

Conexão Jornalismo

Com a Missão de levar notícia e informação para os leitores, a Conexão Jornalismo trabalha com as melhores fontes de notícias e os melhores redatores.

Fique por dentro:

nos siga no google news

Compartilhe:

Facebook
Pinterest
Twitter
LinkedIn
WhatsApp