Mais 100 envolvidos em atos golpistas são denunciados, e total passa de mil

SÃO PAULO, SP (UOL-FOLHAPRESS) – Outros 100 envolvidos nos atos golpistas de 8 de janeiro foram denunciados hoje pela PGR (Procuradoria-Geral da República).

Eles foram acusados de associação criminosa e incitação equiparada pela animosidade das Forças Armadas contra os Poderes Constitucionais.

Os denunciados hoje não são acusados de causar danos às sedes dos Três Poderes. Segundo a procuradoria, eles “se limitaram a clamar pela intervenção militar nas imediações do Quartel-General” do Exército, em Brasília.

Caso condenados, a pena máxima pode atingir três anos e três meses de reclusão. De acordo com a PGR, os denunciados devem responder em liberdade.

Ao todo, já foram alvo de denúncia 1.037 pessoas envolvidas nos atos golpistas.

Procuradoria se defende de “redação idêntica”

A denúncias são individualizadas, “embora, pela peculiaridade do caso, elas contenham trechos semelhantes”, disse a PGR, de modo que “os denunciados possam se defender”, caso as petições sejam aceitas.

Nos últimos dias, a procuradoria foi acusada de ignorar condutas individuais, apresentando petições com redação idêntica para mais de um denunciado.

Aqueles que invadiram e depredaram prédios públicos cometeram crimes multitudinários, diz a PGR. Neste caso, todos respondem pela conduta coletiva, e a jurisprudência permite uma narrativa genérica nas denúncias.

O Grupo Estratégico de Combate aos Atos Antidemocráticos considerou materiais e documentos enviados pelos órgão invadidos, bem como provas coletadas pela Sppea (Secretaria de Perícia, Pesquisa e Análise), ligada à PGR.

Autor(es): GABRIEL TAVARES / FOLHAPRESS

Sobre o autor da postagem:

Picture of Conexão Jornalismo

Conexão Jornalismo

Com a Missão de levar notícia e informação para os leitores, a Conexão Jornalismo trabalha com as melhores fontes de notícias e os melhores redatores.

Fique por dentro:

nos siga no google news

Compartilhe:

Facebook
Pinterest
Twitter
LinkedIn
WhatsApp