Justiça permite que cidade do PR derrube novo piso salarial de professores

RECIFE, PE (UOL/FOLHAPRESS) – Professores das escolas de Itapejara d’Oeste, município do sudoeste do Paraná, não terão o novo piso salarial para a categoria.

O município conseguiu uma liminar na Justiça após mover uma ação contra a União. O documento do governo federal estabelece um piso salarial nacional dos profissionais do magistério da educação básica pública para o exercício de 2023.

A juíza federal Marta Ribeira Pacheco, da 1ª Vara Federal de Guarapuava e que concedeu a liminar, justificou que um piso salarial só pode ser definido por lei, e não por portaria.

“Não há base legal para fixação do novo piso salarial do magistério da educação básica pública”, disse a juíza Marta Ribeiro Pacheco. A decisão vale apenas para o município de Itapejara d’Oeste.

Em sua sentença, ela diz que a previsão legal está na emenda constitucional que criou o novo Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica).

Segundo ela, a emenda orienta a redação de uma nova lei para tratar especificamente do piso salarial nacional para os professores da educação básica pública.

A magistrada alegou ainda que a implantação de um novo piso salarial aos professores da rede de educação básica pública poderia causar um “real e significativo impacto financeiro” aos cofres do município.

Índice do Conteúdo

Autor(es): / FOLHAPRESS

Sobre o autor da postagem:

Picture of Conexão Jornalismo

Conexão Jornalismo

Com a Missão de levar notícia e informação para os leitores, a Conexão Jornalismo trabalha com as melhores fontes de notícias e os melhores redatores.

Fique por dentro:

nos siga no google news

Compartilhe:

Facebook
Pinterest
Twitter
LinkedIn
WhatsApp