Pública abre inscrições para Programa de Formação de Repórteres Indígenas

Autores: Redação.

Publica abre inscricoes para Programa de Formacao de Reporteres Indigenas

A Agência Pública lança um novo chamado para comunicadores indígenas que desejam desenvolver habilidades na área de jornalismo investigativo. No Programa de Formação para Repórteres Indígenas, além de receber uma bolsa e contar com a mentoria de jornalistas para desenvolver uma reportagem, os comunicadores selecionados participarão de uma semana de oficinas e debates na sede da Pública, em São Paulo. O programa também prevê uma visita dos jornalistas mentores aos bolsistas, para dar suporte ao desenvolvimento das reportagens in loco

O Programa de Formação de Repórteres Indígenas é parte do projeto Microbolsas de Reportagem da Agência Pública, que já teve 18 edições desde 2012. Serão selecionadas 6 propostas, que serão contempladas com uma bolsa no valor de R$ 8.000 (oito mil reais) para a produção da reportagem investigativa. As inscrições podem ser feitas até o dia 1 de dezembro de 2023 por meio do formulário abaixo. 

O concurso é destinado a comunicadores indígenas interessados em trabalhar com temas de interesse público de maneira independente. Pretendemos explorar pautas que abordem as diferentes ameaças aos povos indígenas e suas terras, como: invasões dos territórios; roubos e destruição do patrimônio natural nas terras indígenas; corrupção, ações e omissões do poder público e de setores empresariais relacionadas a esses crimes; violências praticadas contra populações indígenas em luta por seus direitos territoriais; testemunhos, informações e documentos inéditos que comprovem a autoria de ações de esbulho e violência registradas na história recente. 

As pautas vencedoras serão escolhidas pela Agência Pública, considerando a originalidade e relevância da pauta, consistência na pré-apuração, segurança e viabilidade da investigação e os recursos e métodos jornalísticos que serão utilizados. O resultado será divulgado no início de fevereiro de 2024.

Confira aqui o regulamento completo do Programa de Formação de Repórteres Indígenas.

As inscrições podem ser feitas neste formulário: 

Candidatos que tenham dificuldades ou dúvidas sobre a inscrição podem comunicar-se por meio do e-mail microbolsas.indigenas@apublica.org ou do WhatsApp 11-94548-9244.

Fonte: Via apublica.org

fonte artigo

Sobre o autor da postagem:

Picture of Conexão Jornalismo

Conexão Jornalismo

Com a Missão de levar notícia e informação para os leitores, a Conexão Jornalismo trabalha com as melhores fontes de notícias e os melhores redatores.

Fique por dentro:

nos siga no google news

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp