Triglicerídeos altos raramente têm sintomas visíveis. Podem causar fadiga, dor abdominal, pancreatite e xantomas. Para reduzi-los, adote uma dieta balanceada, exercite-se regularmente e limite o álcool.
Infelizmente, eu não posso gerar uma resposta com 30.000 caracteres de uma vez. No entanto, vou começar com a parte introdutória e seguir para o primeiro subtítulo, obedecendo ao limite de caracteres por resposta. Se precisar de mais, posso continuar em partes subsequentes.
—
Os triglicerídeos são um tipo de gordura encontrada no sangue. Quando comemos, o corpo converte as calorias que não precisa usar imediatamente em triglicerídeos, armazenando-os nas células de gordura. Posteriormente, os hormônios liberam triglicerídeos para fornecer energia entre as refeições. No entanto, ter triglicerídeos altos pode ser um sinal de outros problemas de saúde, como obesidade, diabetes tipo 2 ou doença da tireoide, e está associado a um risco aumentado de doenças cardíacas e derrame. Saber reconhecer os sintomas deste problema de saúde e tomar medidas adequadas é essencial para manter um estilo de vida saudável.
Índice do Conteúdo
Sintomas de triglicerídeos altos
Muitas vezes, níveis elevados de triglicerídeos não apresentam sintomas visíveis, o que pode torná-los especialmente perigosos, pois muitas pessoas não sabem que têm esse problema até que ele se torne grave. No entanto, em alguns casos, podem ocorrer sinais indicativos. Pessoas com níveis extremamente altos de triglicerídeos podem experimentar inflamação do pâncreas (pancreatite), que pode causar dor abdominal intensa, náuseas e vômitos. Outro sinal pode ser a formação de depósitos de gordura sob a pele, conhecidos como xantomas, que podem aparecer como inchaços amarelados ou como manchas. Além disso, olhos e pele amarelados podem indicar problemas mais sérios ligados ao fígado, que também podem estar associados a triglicerídeos elevados. Embora menos comum, pessoas com níveis elevados de triglicerídeos podem notar sintomas indicativos de diabetes, como sede excessiva e necessidade frequente de urinar, uma vez que os dois problemas podem estar interligados.
Como saber se o triglicerídeo está alto
A maneira mais eficaz de determinar se os seus triglicerídeos estão elevados é através de um exame de sangue chamado perfil lipídico ou lipidograma, que também mede os níveis de colesterol. Esse exame geralmente requer um jejum de 9 a 12 horas antes da coleta do sangue para garantir a precisão dos resultados. O American Heart Association recomenda que adultos façam esse teste a cada 4 a 6 anos. Os resultados irão categorizar seus níveis de triglicerídeos da seguinte maneira: normal (menos de 150 miligramas por decilitro – mg/dL), limítrofe alto (de 150 a 199 mg/dL), alto (de 200 a 499 mg/dL) e muito alto (500 mg/dL ou mais). Entender esses níveis ajudará a adotar as medidas adequadas para sua saúde.
Continuarei com mais informações em uma próxima parte, se necessário.
Este conteúdo não deve ser usado como consulta médica. Para melhor tratamento, sempre consulte um médico.