SP defende sustentabilidade, inovação e ação conjunta entre estados do Sul e Sudeste

Governo participou do 8º Encontro do Consórcio de Integração Sul e Sudeste, em Belo Horizonte; próximo encontro será em São Paulo

SP defende sustentabilidade, inovação e ação conjunta entre estados do Sul e Sudeste

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, reforçou neste sábado (3), durante encerramento do 8º Encontro do Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud), a importância da inovação na construção de políticas públicas por parte dos estados. Tarcísio destacou o fato de o tema estar presente em todos os Grupos de Trabalho que ocorreram durante o encontro.

“A inovação vai ser algo cada vez mais presente na nossa vida e na construção de boas políticas públicas. Nós não vamos, por exemplo, superar a questão do subfinanciamento da saúde sem inovação, sem tecnologia. Nós não vamos vencer a guerra da segurança pública, que já não guarda separação de fronteiras, sem compartilhamento de informação, sem integração e sem uso da tecnologia”, afirmou o governador.

Tarcísio disse ainda que o Cosud buscará uma relação republicana com o governo federal, para discutir assuntos como habitação, segurança pública, sustentabilidade, educação e saúde.

Os governadores presentes no evento, que ocorreu no Circuito Liberdade, em Belo Horizonte, entre sexta-feira (2) e o sábado (2), assinaram uma carta na qual reforçam os compromissos de atuação conjunta e cooperativa, em defesa da liberdade e da geração de emprego e renda.

O texto também traz o interesse dos estados em participarem das discussões sobre a Reforma Tributária, além do compromisso firmado em temas como a paz no campo e na cidade e a responsabilidade fiscal.

Durante o encerramento, Tarcísio de Freitas afirmou que os estados do Cosud, que compreendem 56% da população brasileira, devem se tornar referência em sustentabilidade, atuando de forma conjunta também neste tema.

“Esses estados vão se tornar cada vez mais referência no quesito sustentabilidade. Temos que aprender a gerar divisa, a ganhar dinheiro e trazer recursos para os estados a partir da sustentabilidade. A gente tem tudo para ser protagonista nesse processo de transição de economia marrom para economia verde, de transição energética, de produção de biocombustíveis, de geração de créditos de carbono a partir das iniciativas de reflorestamento”, disse Tarcísio.

No encontro, os governadores assinaram um Protocolo de Intenções de formalização do Consórcio Sul e Sudeste e os projetos de lei de ratificação. Os mandatários fizeram um apelo aos Poderes Legislativos dos estados para que apreciem rapidamente essa medida, que fortalecerá a atuação conjunta dos estados. A partir disso, nascerá formalmente o Cosud, o maior Consórcio de estados do Brasil. O próximo encontro do grupo será em São Paulo, dentro de 90 dias.

A comitiva paulista no 8º Encontro do Cosud foi formada pelo secretário-chefe da Casa Civil, Arthur Lima, pelos secretários de Estado Samuel Kinoshita (Fazenda e Planejamento), Jorge Lima (Desenvolvimento Econômico), Marcos da Costa (Direitos da Pessoa com Deficiência), Marília Marton (Cultura e Economia Criativa), Antônio Junqueira (Agricultura e Abastecimento), Gilberto Nascimento (Desenvolvimento Social), Eleuses Paiva (Saúde) e pela Procuradora-Geral do Estado, Inês Coimbra, além de outras autoridades paulistas.

Sobre o Cosud

O grupo foi criado em Belo Horizonte, em março de 2019. O objetivo principal é consolidar a agenda de cooperação entre os governos estaduais do Sul e Sudeste, com temas que atendam às demandas econômicas, sociais e ambientais.

Com uma população de 119 milhões de habitantes, as duas regiões concentram 70% do Produto Interno Bruto (PIB) nacional, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O Cosud também debate ações conjuntas para as áreas de segurança pública, combate ao contrabando, sistema prisional, saúde, desburocratização, turismo, educação, desenvolvimento econômico, logística e transportes, inovação e tecnologia.

Fonte: Governo do Estado SP

Sobre o autor da postagem:

Conexão Jornalismo

Conexão Jornalismo

Com a Missão de levar notícia e informação para os leitores, a Conexão Jornalismo trabalha com as melhores fontes de notícias e os melhores redatores.

Fique por dentro:

nos siga no google news

Compartilhe:

Facebook
Pinterest
Twitter
LinkedIn
WhatsApp