Sabesp celebra Dia do Meio Ambiente com atividades em todo o estado

Ações com foco na preservação ambiental e dos recursos hídricos vão seguir pelo mês de junho

Sabesp celebra Dia do Meio Ambiente com atividades em todo o estado

Em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente (5), a Sabesp realiza uma série de atividades especiais com foco na preservação ambiental e dos recursos hídricos. A programação traz palestras, plantios de mudas, soltura de peixes, exposição, visitas às estações de tratamento de água e de esgotos, além de ações solidárias e de conscientização que vão seguir por diferentes dias durante o mês, espalhadas por todas as áreas de atuação da Companhia no Estado.

Na segunda (5), a Sabesp participará de evento comemorativo da Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (SEMIL), no Parque Ecológico do Tietê, em Guarulhos. Abordará o projeto Óleo do Bem, do qual é patrocinadora, além de atividades educacionais. O Óleo do Bem promove a reciclagem do óleo de cozinha usado, transformando o resíduo em sabão ecológico. Descartar o óleo de forma adequada é importante para evitar danos às redes de esgoto e a contaminação das águas e do solo. No mesmo dia, Botucatu será a 14ª cidade atendida pela Companhia a aderir ao programa e terá 34 pontos para troca.

Em várias regiões do Estado, rios e represas receberão filhotes de peixes, os chamados alevinos. Na segunda, a soltura será no rio Grande, em Riolândia; na represa do parque ecológico em Onda Verde; e no córrego Barreirão, em Orindiúva. Na terça (6), em Indiaporã. Limpeza de córregos como o do Tanquinho e Aracatu em parceria com a Prefeitura de Botucatu; do rio Atibaia, em Itatiba; e de áreas verdes também marcarão a programação.

Dentre as ações, uma série de painéis e debates abordará a preservação do meio ambiente em várias cidades, como São Bernardo do Campo, que terá palestras durante todo o mês na rede municipal. A Companhia também realizará debates internos com seus colaboradores sobre temas como mudanças climáticas; excelência operacional para a proteção do meio ambiente; créditos de carbono; dentre outros.

O plantio de mudas de árvores nativas, que é uma ação permanente dentro da Sabesp, será intensificado neste mês. Serão mais de 50 lugares diferentes em ao menos 37 municípios. Também em muitas cidades, estudantes, professores e líderes comunitários vão acompanhar todo o processo de tratamento de água e esgoto em visitas monitoradas a algumas das 244 Estações de Tratamento de Água (ETAs) e 565 Estações de Tratamento de Esgotos (ETEs) operadas pela Companhia.

Para conscientizar as crianças quanto ao uso racional da água, a Sabesp produziu e vai levar a diversas unidades escolares um grande jogo de tabuleiros (em tamanho real) intitulado “Trilha do Purinha”.  Também vai realizar uma ação de conscientização durante a corrida Rock Run – Bragança 10K, como material informativo, em Bragança Paulista.

Já em Caraguatatuba, no centro de exposições do Parque Juqueriquerê, a exposição de fotos “Vida é o que nos Move” mostrará até o fim do mês as instalações das estações de tratamento sob o olhar dos funcionários da Companhia e de alunos que participam do programa de educação ambiental “Educa Sabesp”, além de fotos de acervo.

Fonte: Governo do Estado SP

Sobre o autor da postagem:

Conexão Jornalismo

Conexão Jornalismo

Com a Missão de levar notícia e informação para os leitores, a Conexão Jornalismo trabalha com as melhores fontes de notícias e os melhores redatores.

Fique por dentro:

nos siga no google news

Compartilhe:

Facebook
Pinterest
Twitter
LinkedIn
WhatsApp