Estado de SP participa da 7ª Semana Nacional de Arquivos

Gestão de dados governamentais, tratamento de acervo e movimento negro são alguns dos temas em debate entre os dias 5 e 7 de junho

Estado de SP participa da 7ª Semana Nacional de Arquivos

O Arquivo Público do Estado de São Paulo (APESP) participa da 7ª Semana Nacional de Arquivos, com atividades entre os dias 5 e 7 de junho. Nestes três dias haverá debate sobre temas de interesse público sobre gestão documental, acesso à informação, digitalização e gestão de dados governamentais, assim como as reflexões sobre memórias do movimento negro em São Paulo. A programação completa da 7ª Semana no APESP pode ser consultada em www.arquivoestado.sp.gov.br/web/eventos/listar .

É importante destacar também o “Arquivo de Portas Abertas” na terça-feira (6), quando o APESP terá seus setores de consulta presencial de acervo com horário estendido (mediante agendamento). No mesmo dia haverá mesa-redonda com o tema “Territórios de presença negra: arquivos e memórias”, espaço para contação de histórias e as tradicionais visitas guiadas aos setores de preservação de acervo. Todas essas atividades estão alinhadas com a proposta “Arquivos: territórios de vida”, sugerida para a edição brasileira da Semana de Arquivos.

Como acontece anualmente, a Semana Nacional de Arquivos é organizada pelo Arquivo Nacional, com apoio do Conselho Internacional de Arquivos (ICA), entidade que comemora seus 75 anos. Instituições arquivísticas de todo o país realizarão atividades culturais e acadêmicas na semana, tendo como referência o Dia Internacional dos Arquivos, comemorado em 9 de junho.

Saiba mais sobre cada evento: 

No dia 5 (segunda-feira), das 10h00 às 12h00, haverá o III Seminário Gestão de Dados Governamentais. Tem como objetivo promover a reflexão sobre o papel dos Arquivos Públicos na governança dos dados produzidos e coletados por órgãos e entidades públicas no exercício de suas funções e atividades institucionais, bem como o seu alinhamento à política de gestão de documentos.

A palestra de abertura abordará “Digitalização de arquivos em questão”, com Thiago Nicodemo, coordenador do Arquivo Público. Em seguida o professor Ricardo Dahab, do departamento de Teoria da Computação da Unicamp palestrará sobre “Blockchain aplicada na gestão da informação”; e em seguida o professor Moisés Rockembach, do departamento de Ciências da Informação da UFRGS, abordará o tema “Inteligência artificial nos Arquivos: o projeto Interpares TrustAI”. Ao final haverá espaço para dúvidas do público.

Todos os eventos da semana serão transmitidos on-line pelo canal https://www.youtube.com/arquivopublicosp e os interessados em inscrever-se e obter certificado devem cadastrar-se no AVA APESP, pelo link: http://tiny.cc/APESPnaSNA2023Nos dias 6 e 7 (terça e quarta-feira) teremos o 27º Encontro Paulista sobre Gestão Documental e Acesso à Informação, das 10h00 às 13h00. O evento on-line tem como objetivo despertar a atenção de gestores e servidores municipais sobre a importância de políticas públicas de gestão documental e acesso à informação.

No primeiro dia, o diretor do Centro de Preservação do APESP, Milton Ricardo Vedoato Filho, fará a palestra ‘Política arquivística de gerenciamento de riscos’. O evento segue com Monica Cristina Frandi Ferreira, superintendente do Arquivo Público e Histórico de Rio Claro, que abordará o ‘Tratamento arquivístico de acervos cartográficos’.

No dia 7 (quarta-feira), o 27º Encontro Paulista segue com a apresentação “A gestão da informação nas cidades inteligentes e sistemas de gestão arquivística de documentos”, feita por Thiago Nicodemo. Em seguida, o diretor do Centro de Assistência aos Municípios (CAM-SAESP), Renato Bastos, fala sobre “Atuação normativa dos Arquivos Públicos Municipais”.

Portas abertas

Quem quer visitar o Arquivo Público terá uma ótima oportunidade na terça-feira (dia 6), quando será realizado o ‘Arquivo de Portas Abertas’, com as seguintes atividades:Das 9h00 às 20h00 – Consulta estendida. Atendimentos presenciais somente com agendamento pelos e-mails consulta@arquivoestado.sp.gov.br (Acervo Textual);biblioteca@arquivoestado.sp.gov.br (Jornais e Revistas) e cartografico@arquivoestado.sp.gov.br (Mapas e plantas).Das 14h00 às 16h00 haverá a Mesa-redonda ‘Territórios de presença negra: arquivos e memórias’, presencial no auditório do APESP e com transmissão on-line pelo Youtube. Entre os presentes estarão Paulo Ramos, do Projeto Afro Memória (Unicamp), Patrícia Almeida, da Comunidade do Rosário dos Homens Pretos da Penha de França e Edimilsom Castilho, do Instituto Bixiga. Veja a programação completa em: https://shre.ink/territorio

Às 16 horas está prevista a ‘Contação de Histórias – Filosofia Ubuntu – Nove novelos, conduzida por Cristina Machado. E, finalmente, às 10h00 e às 18h30, estão previstas Visitas Guiadas pelos setores do Arquivo. Agendamento deve ser feito pelo e-mail: acaoeducativa@arquivoestado.sp.gov.br

Fonte: Governo do Estado SP

Sobre o autor da postagem:

Conexão Jornalismo

Conexão Jornalismo

Com a Missão de levar notícia e informação para os leitores, a Conexão Jornalismo trabalha com as melhores fontes de notícias e os melhores redatores.

Fique por dentro:

nos siga no google news

Compartilhe:

Facebook
Pinterest
Twitter
LinkedIn
WhatsApp