Com previsão de alta da safra, colheita do café 2023 começa em SP com degustação

Maior cafezal urbano do mundo, na sede do Instituto Biológico, recebe evento do setor neste sábado (27)

Com previsão de alta da safra, colheita do café 2023 começa em SP com degustação

Maior cafezal urbano do mundo leva historia e educacao ambiental
A última colheita rendeu lotes de alto padrão de qualidade

O alto volume de chuvas registrado no início do ano tem animado os produtores de cafés do estado em relação à atual safra. De acordo com previsão do Instituto de Economia Agrícola, é prevista uma colheita de 4,8 milhões de sacas (mais de 290 mil toneladas do produto) na safra 2022/2023, alta de 9,2% em relação à safra de 2021/2022.

Também foi observada uma expansão de quase 10% na estimativa da produtividade média do estado.

E para marcar o início da colheita do café em 2023, o Instituto Biológico (IB), órgão ligado à Secretaria da Agricultura e Abastecimento do Estado de SP, realiza neste sábado a 16ª edição do Sabor da Colheita.

A festa ocorre no maior cafezal urbano do mundo, na sede do IB, na Vila Mariana, zona sul da capital. O evento é uma homenagem da pasta à essa importante cultura de São Paulo e de todo o país. O público pode passar por uma experiência imersiva, que vai da colheita dos frutos maduros no cafezal até a degustação dos melhores cafés do país.

1684718013 256 Maior cafezal urbano do mundo leva historia e educacao ambiental
O cafezal é aberto ao público que deseja conhecer de perto uma plantação de café e sua história

“A pessoa vai saber como é feito lá na roça: desde a colheita, passa na despolpadeira, que é a máquina que tira o grão do café, e conhece como é que se faz a seca do grão. Então é vivenciar um pouco como é essa vida lá lavoura até chegar na nossa xícara, saber o tanto de coisa que tem por trás”, afirma Ana Eugênia de Carvalho Campos, diretora geral do Instituto Biológico.

Além da vivência em uma lavoura, o público poderá, além de colher, também provar o café produzido no estado. “Nossos pés de café estão cheios de grãos para serem colhidos. Então a ideia é trazer a comunidade, conhecer o que a gente faz, o que é a cultura do café no nosso estado e, claro, tomar um cafezinho com a gente”, convida a diretora.

Serviço

SABOR DA COLHEITA 2023

Data: 27/05/2023
Horário: 9h às 12h
Local: Instituto Biológico
Endereço: Av. Conselheiro Rodrigues Alves, 1252 – Vila Mariana

Fonte: Governo do Estado SP

Sobre o autor da postagem:

Conexão Jornalismo

Conexão Jornalismo

Com a Missão de levar notícia e informação para os leitores, a Conexão Jornalismo trabalha com as melhores fontes de notícias e os melhores redatores.

Fique por dentro:

nos siga no google news

Compartilhe:

Facebook
Pinterest
Twitter
LinkedIn
WhatsApp