Mostra Tiradentes chega a São Paulo e exibe 27 filmes no Cinesesc

Longas e curtas ficam em cartaz até dia 29

Tradicional festival da histórica cidade mineira de Tiradentes, a Mostra Tiradentes desembarca para mais uma edição em São Paulo. A partir de hoje (23) até o dia 29 de março, o evento vai exibir 27 filmes na sala de cinema do Cinesesc, na capital paulista.ebcebc

Muitos filmes são inéditos em São Paulo, mas já fizeram parte da 26ª edição do festival, ocorrido em janeiro, em Tiradentes. Entre os destaques da programação estão seis filmes premiados na edição de janeiro. Entre eles, As Linhas da Minha Mão, de João Dumans, que será exibido hoje na abertura do evento. O filme é um documentário experimental, resultado do encontro entre o diretor e a atriz Viviane Ferreira.

Também estarão em exibição os premiados filmes O Canto das Amapolas, de Paula Gaitán; Remendo, de Roger Ghil ; Cervejas no Escuro, de Thiago A. Neves; A Filha do Palhaço, de Pedro Diogenes; e Nossa Mãe Era Atriz, de André Novais Oliveira e Renato Novaes.

Outro destaque é o filme A Alegria é a Prova dos Nove, de Helena Ignez, que traz o cantor Ney Matogrosso no elenco.

SÃO PAULO (SP) - Mostra Tiradentes chega a SP e exibe 27 filmes no Cinesesc a partir de hoje. - Alegria e a Prova dos Nove. Foto: Cinesesc/Divulgação

O Alegria e a Prova dos Nove, de João Dumans, será exibido na abertura da mostra. – Cinesesc/Divulgação

Além da exibição de longas e curtas-metragens, o festival ainda vai promover 15 bate-papos após as sessões. “A força do cinema brasileiro contemporâneo pode ser conhecida nas edições anuais da Mostra Tiradentes/SP que, em 2023, celebra 11 anos na capital paulista com o propósito de ampliar novos olhares, vozes e exibir um panorama múltiplo da produção audiovisual no Brasil.

Todas as sessões ganham debates após a exibição dos filmes com a presença de realizadores, provocando reflexão sobre as imagens e histórias do cinema como resposta ao seu tempo histórico”, disse Raquel Hallak, coordenadora geral da Mostra Tiradentes/SP, por meio de nota.

No debate Cinema da Vela, o tema será o Cinema Mutirão: Laboratórios e Cinema de Grupo de São Paulo, que pretende discutir a situação atual do setor audiovisual brasileiro, fragilizado após as reduções dos incentivos e das políticas de fomento da arte cinematográfica dos últimos anos, pela pandemia do novo coronavírus, que fechou temporariamente as salas de cinema, e pela consolidação dos oligopólios dos streamings. Nesse debate, o cinema paulista contemporâneo será analisado em sua relação com os processos de criação coletiva de outras artes e modos de vida. Os debatedores serão os cineastas Helena Ignez, Leonel Costa e Filipe dos Santos Barrocas e a mediação ficará a cargo do crítico de cinema João Paulo Campos.

SÃO PAULO (SP) - Mostra Tiradentes chega a SP e exibe 27 filmes no Cinesesc a partir de hoje. - As Linhas da MInha Mão. Foto: Cinesesc/Divulgação

Filme As Linhas da MInha Mão, de João Dumans será exibido hoje na abertura do evento  – Cinesesc/Divulgação

A edição em São Paulo também vai sediar o lançamento da publicação Fórum de Tiradentes – Encontros pelo Audiovisual Brasileiro, que ocorrerá na próxima segunda-feira (27) e terá a participação de profissionais do setor audiovisual e entidades de classe.

Mais informações sobre o festival e a programação dos filmes em São Paulo podem ser obtidas no site.

Mostra Tiradentes chega a São Paulo e exibe 27 filmes no Cinesesc
© Cinesesc/Divulgação

Fonte: https://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2023-03/mostra-tiradentes-chega-sao-paulo-e-exibe-27-filmes-no-cinesesc

Sobre o autor da postagem:

Conexão Jornalismo

Conexão Jornalismo

Com a Missão de levar notícia e informação para os leitores, a Conexão Jornalismo trabalha com as melhores fontes de notícias e os melhores redatores.

Fique por dentro:

nos siga no google news

Compartilhe:

Facebook
Pinterest
Twitter
LinkedIn
WhatsApp