Governo de SP amplia parcerias em segurança pública na Região de São José do Rio Preto

Oitenta cidades firmaram convênios para integrarem o Sistema Detecta, o programa Atividade Delegada e para integração de ações de trânsito

Governo de SP amplia parcerias em segurança pública na Região de São José do Rio Preto

O governador Tarcísio de Freitas assinou nesta sexta-feira (10), em São José do Rio Preto, a autorização para que 80 municípios da região Noroeste ampliem parcerias com o Governo de São Paulo no setor de segurança pública. Os protocolos envolvem integração de cidades ao Sistema Detecta e ao programa Atividade Delegada, além de integração de ações de trânsito. O objetivo é garantir atuação conjunta entre o Governo de São Paulo e as Prefeituras na prevenção a infrações administrativas e penais.

“Estamos dando passos importantes para devolvermos a sensação de segurança ao cidadão de São Paulo. Vamos instalar câmeras porque é barato e é eficaz. E vamos integrar isso aos nossos sistemas e bancos de dados para que tenhamos informação e possamos dispor o efetivo policial de uma forma mais eficiente”, afirmou Tarcísio de Freitas.

Um total de 79 municípios vão formalizar a adesão ao Sistema Detecta, uma plataforma do governo de São Paulo que permite a troca de informações, o compartilhamento de imagens e a cooperação dos órgãos públicos. Além disso, garante maior agilidade, assertividade e eficiência na identificação de infrações administrativas e no combate à criminalidade.

O Detecta é coordenado pela Secretaria de Segurança Pública (SSP) e é o maior big data de dados e informações policiais o maior big data de dados e informações policiais da América Latina e um dos maiores do mundo. A ferramenta integra os bancos de dados do Instituto de Identificação Ricardo Gumbleton Daunt (IIRGD), da Polícia Civil; o Sistema Operacional da Polícia Militar; o Sistema de Fotos Criminais (Fotocrim); além de dados de veículos e de Carteira Nacional de Habilitação (CNH) do Detran.SP.

Atualmente, estão em funcionamento 6.451 leitores de placas ativos em pelo menos 4.566 pontos de todo o Estado.

Atividade Delegada

Outra parceria formalizada nesta sexta-feira foi a de adesão da cidade de Novo Horizonte ao programa Atividade Delegada, que permite que os policiais militares auxiliem o município, entre outras atribuições, no patrulhamento e combate aos ambulantes irregulares.

Trânsito

Por fim, os municípios de  Bady Bassitt, Icém, Nova Aliança, Palestina, Potirendaba e União Paulista firmaram convênio para delegar ao Estado de São Paulo a aplicação do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) em seus territórios. Dessa maneira, policiais militares poderão autuar as multas de trânsito aplicadas pelo município, não só pelo Estado.

Solenidade

Além da assinatura dos convênios, Tarcísio de Freitas prestigiou a posse da nova diretoria da Associação dos Municípios da Araraquarense (AMA), instituição que reúne 127 cidades e engloba uma população de 2,2 milhões de pessoas.

“Estaremos muito próximos dos municípios. Nossa gestão será municipalista. As pessoas vivem nas cidades, e ninguém consegue traduzir melhor as necessidades da população do que os prefeitos. O Governo de São Paulo estará junto para fazer a diferença e levar políticas públicas de qualidade para a região”, disse o governador de São Paulo.

Confira os municípios que passam a integrar o Detecta:

  1. Adolfo
  2. Álvares Florence
  3. Américo de Campos
  4. Aparecida d’Oeste
  5. Aspásia
  6. Bady Bassitt
  7. Bálsamo
  8. Cardoso
  9. Catanduva
  10. Catiguá
  11. Cedral
  12. Cosmorama
  13. Dirce Reis
  14. Dolcinópolis
  15. Elisiário
  16. Estrela d’Oeste
  17. Floreal
  18. Guapiaçu
  19. Guarani d’Oeste
  20. Icém
  21. Indiaporã
  22. Ipiguá
  23. Irapuã
  24. Itajobi
  25. Jaci
  26. Jales
  27. José Bonifácio
  28. Macedônia
  29. Magda
  30. Marapoama
  31. Marinópolis
  32. Mendonça
  33. Meridiano
  34. Mesópolis
  35. Mirassol
  36. Mirassolândia
  37. Monções
  38. Monte Aprazível
  39. Nhandeara
  40. Nova Canaã
  41. Paulista
  42. Onda Verde
  43. Orindiúva
  44. Ouroeste
  45. Palestina
  46. Palmares Paulista
  47. Paraíso
  48. Paulo de Faria
  49. Pedranópolis
  50. Pindorama
  51. Planalto
  52. Poloni
  53. Pontalinda
  54. Pontes Gestal
  55. Populina
  56. Potirendaba
  57. Riolândia
  58. Rubinéia
  59. Sales
  60. Santa Adélia
  61. Santa Clara d’Oeste
  62. Santa Fé do Sul
  63. Santa Salete
  64. Santana da Ponte Pensa
  65. São Francisco
  66. São João das Duas Pontes
  67. São José do Rio Preto
  68. Sebastianópolis do Sul
  69. Tabapuã
  70. Tanabi
  71. Turmalina
  72. Ubarana
  73. União Paulista
  74. Urânia
  75. Urupês
  76. Valentim Gentil
  77. Vitória Brasil
  78. Votuporanga
  79. Zacarias

Fonte: Governo do Estado SP

Sobre o autor da postagem:

Conexão Jornalismo

Conexão Jornalismo

Com a Missão de levar notícia e informação para os leitores, a Conexão Jornalismo trabalha com as melhores fontes de notícias e os melhores redatores.

Fique por dentro:

nos siga no google news

Compartilhe:

Facebook
Pinterest
Twitter
LinkedIn
WhatsApp