Governo de São Paulo divulga principais ações relacionadas ao Dia da Mulher

Ao longo do mês de março, órgãos do governo de SP vão celebrar a data com eventos, palestras e atendimento de serviços públicos

Governo de São Paulo divulga principais ações relacionadas ao Dia da Mulher

O Governo do Estado de São Paulo divulga as principais ações que irão ocorrer ao longo do mês de março, em celebração ao Dia da Mulher. Diversas secretarias, órgãos públicos e parceiros prepararam uma agenda com foco no atendimento de saúde, segurança e protagonismo da mulher. A principal ação será realizada no dia 8 de março, na estação Sé do Metrô, entre 9h e 16. No evento, as mulheres que passarem pelo local contarão com os seguintes serviços gratuitos:

Secretaria da Saúde
Teste de HIV e exame de Sífilis;
Distribuição de preservativos femininos.

Polícia Civil
Posto de esclarecimento com policiais especializados para orientação sobre direitos e formas de denúncia.

Casa da Mulher Brasileira
Apresentação da Casa da Mulher Brasileira e atendimento presencial com orientação sobre como acessar os serviços da Rede de Enfrentamento à Violência.

Fundo Social de São Paulo
Apresentação e inscrições para os cursos.

Secretaria de Desenvolvimento Social
Consulta e orientação sobre os programas de transferência de renda.

Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE)
As mulheres terão a oportunidade de se inscrever em cursos de qualificação profissional e empreendedora, como confeitaria, panificação, chocolateria, entre outros. Ao todo, são mais de 8,5 mil vagas disponíveis para aulas remotas e presenciais em todas as regiões do estado. Além disso, elas poderão participar de capacitação em negócios para ter acesso às linhas de crédito do programa Empreenda Mulher, do Banco do Povo. O microcrédito pode chegar a até R$21 mil, com taxas especiais e prazo de até 48 meses para o pagamento, estimulando o empreendedorismo feminino.

SEBRAE
Abertura de MEI.

CMEC – Conselho da Mulher Empreendedora e da Cultura
Consulta ao nome e formalização de empresas.

Centro Paula Souza e Fundo Social
Bate-papo sobre maquiagem e empreendedorismo para mulher.

Outras ações:
Além da ação especial na estação Sé do Metrô, outras atividades ocorrem durante o mês.
A secretaria de Justiça, por exemplo, vai promover diferentes atendimentos em diversos pontos de São Paulo, desde orientação jurídica, orientação sobre violência contra mulher e sobre os direitos das empregadas domésticas, entre outros.
Já a secretaria da Saúde vai disponibilizar carretas-móveis no Memorial da América Latina e em Taboão da Serra para realização gratuita de mamografia. Do dia 6 ao dia 11 de março, de segunda à sexta, das 8h às 17h, as carretas atenderão 50 pessoas por dia e por ordem de chegada. No sábado será das 8h às 12h com 25 atendimentos também por ordem de chegada.
A Secretaria dos Transportes Metropolitanos promoverá diversas ações para comemorar o Dia Internacional da Mulher nas estações da CPTM e Metrô, além dos terminais metropolitanos da EMTU.

Interior
Mogi Mirim – A unidade da Fatec em Mogi Mirim promove a quarta edição do Qualifica Fatec, voltado a estudantes matriculados no terceiro ano do Ensino Médio ou que já tenham concluído este ciclo. Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher e tendo em vista as necessidades do mercado de trabalho e das empresas da região, que solicitam mão de obra feminina especializada, 50% do total das 120 vagas serão destinadas ao público feminino. Cada um dos quatro minicursos presenciais – Interpretação de Desenho Técnico Mecânico; Introdução à Automação; Introdução à Eletricidade e Eletrônica Básica; e Introdução à Metrologia – oferece 30 vagas.
O início das aulas será em 13 de março. Cada minicurso tem carga horária de 10 horas distribuídas por 5 encontros presenciais, das 16h às 18h, em dias variáveis dependendo de cada curso, nos laboratórios da Fatec Mogi Mirim, com professores da faculdade. Inscrições: até 8 de março pelo endereço: https://tinyurl.com/5xtywv69

Guarulhos – Durante todo o mês de março, a fim de auxiliar no resgate da autoestima das mulheres que perderam o cabelo em razão do tratamento quimioterápico, a Cipa da Fatec Guarulhos, em parceria com toda comunidade acadêmica, vai realizar a Coleta Solidária de Lenços, novos ou usados. As peças recebidas serão distribuídas ao Instituto Doses de Amor que atua junto aos hospitais públicos de Guarulhos e Região no acolhimento de mulheres em tratamento oncológico. As doações devem ser entregues na secretaria da Fatec, localizada na Rua Cristóbal Cláudio Elilo, 88 – Parque Cecap, Guarulhos.

Acompanhe as principais programações relacionadas ao Dia da Mulher durante o mês de março: https://www.saopaulo.sp.gov.br/wp-content/uploads/2023/03/Tabela-eventos-Dia-da-Mulher-2023-1.pdf

Secretaria de Comunicação do Estado de São Paulo
imprensa@comunicacao.sp.gov.br
(11) 2193-8520

Fonte: Governo do Estado SP

Sobre o autor da postagem:

Conexão Jornalismo

Conexão Jornalismo

Com a Missão de levar notícia e informação para os leitores, a Conexão Jornalismo trabalha com as melhores fontes de notícias e os melhores redatores.

Fique por dentro:

nos siga no google news

Compartilhe:

Facebook
Pinterest
Twitter
LinkedIn
WhatsApp