• Ouça a Rádio
  • Galeria de Fotos
  • Vídeos
SELECT TOP 3 B.Codigo , B.Nome_Arquivo , B.Href , B.Descricao FROM Banner B WHERE B.Publicar = 1 AND B.Data_Expiracao >= 20171121 AND B.[1pagina] = 1 AND B.Cod_Tipo_Banner = 4 ORDER BY B.Data_Publicacao DESC, codigo DESC
Conexão Jornalismo é o primeiro site do país a merecer o selo verde.
Planvale

Busca

Conexão TV

Terça-feira, 21 de Novembro de 2017

Funcionários do SBT cancelam festa de fim de ano por conta das demissões

• Enviar para um amigo
VER +

Galeria de Fotos

Comunidade

home > programação

Programação

Quarta-feira, 30 de Dezembro de 2015

Sentimento de insignificância frente ao universo faz de você um ser humano melhor

Da Redação

Tamanho é documento?
Especialmente para aqueles seres humanos (milhões, bilhões) que vivem em grandes cidades, onde a luminosidade noturna é uma constante, pode ter se tornado inviável admirar o céu noturno em todo o seu esplendor. Na verdade, há quem já nem considere esta possibilidade, por falta de referências ou interesse. O que é uma pena, segundo um estudo realizado numa das universidades mais tradicionais do mundo. O pesquisador que coordenou os trabalhos afirma que viver momentos de deslumbramento com frequência torna uma pessoa mais generosa e educada. Saiba mais:

Site QGA - Olhar para um céu repleto de estrelas definitivamente mexe com a gente. É quase inevitável sentir-se pequeno, às vezes até insignificante, quando pensamos nas dimensões do cosmos. Afinal, em comparação com a Terra, somos cada um de nós um mero ponto; frente ao Sol, é a Terra quem vira um ponto; na escala da Via Láctea, o Sol é só mais um entre bilhões de pontos. E isso não para nunca: nossa galáxia é um minúsculo ponto diante do tamanho do universo, e até o próprio cosmos, que para nós parece ser infinito, pode tranquilamente ser apenas mais um em meio a incontáveis universos. Mais uma vez, nada além de um ponto.

Às vezes você ainda se pega pensando nessas questões e em como a realidade consegue, ao mesmo tempo, ser maravilhosa e um pouco atemorizante? Então você é um ser humano melhor do que aqueles que não sentem este misto de deslumbramento e temor, que em inglês recebe o nome de awe. Uma pessoa que é tomada por este sentimento, com frequência torna-se mais educada, generosa e disposta a ajudar os outros. É o que afirma uma pesquisa publicada recentemente em um periódico da American Psychological Association. "Nossa investigação indica que o sentimento, embora muitas vezes efêmero e difícil de descrever, possui uma função social vital", disse o líder do estudo, o professor de psicologia Paul Piff, em um comunicado.

-
O pesquisador da Universidade da Califórnia-Berkeley explica que, ao diminuir a ênfase do indivíduo no próprio ego, a sensação de awe encoraja as pessoas a abrir mão do interesse próprio em nome do bem estar dos outros. Piff e sua equipe chegaram às conclusões depois de submeter voluntários a diversas imagens de natureza e do planeta Terra e, em seguida, fazer perguntas que medissem o comportamento ético e a generosidade dos participantes. Os pesquisadores notaram que aqueles que disseram sentir deslumbramento e temor eram mais éticos do que os que sentiram orgulho. E segundo Piff, parece que essa sensação positiva tem uma tendência a se espalhar naturalmente pela sociedade. "Quando as pessoas vivenciam o awe, elas realmente querem compartilhar aquela experiência com outras pessoas, sugerindo que este sentimento tem um componente particularmente viral."