• Ouça a Rádio
  • Galeria de Fotos
  • Vídeos
  • Facebook
  • Twitter
SELECT TOP 3 B.Codigo , B.Nome_Arquivo , B.Href , B.Descricao FROM Banner B WHERE B.Publicar = 1 AND B.Data_Expiracao >= 20191022 AND B.[1pagina] = 1 AND B.Cod_Tipo_Banner = 4 ORDER BY B.Data_Publicacao DESC, codigo DESC
Conexão Jornalismo é o primeiro site do país a merecer o selo verde.
Planvale

Busca

 

Conexão TV

Quinta-feira, 10 de Outubro de 2019

Guga Chacra "esculacha" Eduardo Bolsonaro

 
  • Enviar para um amigo
  •  
  • Compartilhar no Twitter
  •  
  • Compartilhar no Facebook
VER +

Galeria de Fotos

 
 

 
 

Comunidade

home > notícias conexão

Notícias Conexão

 

Sexta-feira, 29 de Março de 2019

Regina Taccola lança terceiro livro

Regina em noite de festa ao lado de Luiz Roberto Londres
Regina em noite de festa ao lado de Luiz Roberto Londres

A escritora e mestre em Psicologia Clínica Maria Tereza Maldonado e o médico Luiz Roberto Londres, ex-dono da Clínica São Vicente, estiveram no lançamento do terceiro livro de contos da médica psicanalista Regina Taccola, na Livraria da Travessa de Ipanema. O livro 'Um Cisne na Noite' traz 31 contos curtos e foi editado pela Jaguatirica, de Paula Cajaty (com a autora e a agente literária Marcia Naidin na foto).



'Um cisne na noite' foi escrito durante um ano. Em cada conto eu mostro um aspecto da vida. As histórias curtas, em geral, são narradas pelo próprio personagem. O texto flerta com a narrativa cinematográfica e com a poesia e o surrealismo. Por exemplo, um estudante duro procura um dinheiro pra presentear a namorada, uma mulher perde um filho num desastre, uma viagem de férias, todas são situações construídas a partir de memórias ressignificadas.", diz a autora. Os dois primeiros livros de Regina Taccola, que começou a publicar depois dos 70 anos, foram 'Uma Tarde Embalada pelo Mar' - Ed. Frutos/ 2016 e 'Vida Louca', Ed. Chiado/ 2017.

Regina Taccola, nascida e criada em Ipanema, é uma médica psicanalista aposentada e leitora voraz, que nos últimos anos vêm se dedicando à literatura e afiando seu estilo. Lembranças, relações, memórias que voltam numa rede de sentidos e significações.

"Um cisne na noite", o novo livro de contos de Regina Taccola alcança a árvore de nossos sonhos, "bate forte no tronco, marradas que lembram trovões", nos coloca em uma "fina lâmina de água que sobrou do mar recuado" e nos faz flutuar em palavras. Palavras essas que são como um brinco recém encontrado, que, ao olhar de perto, nos dá a certeza de ser um diamante lapidado. A autora nos leva às miudezas do cotidiano, aos preconceitos, vivências e diferenças em suas 31 narrativas.

Entre amigas no lançamento de Um cisne na noite
Entre amigas no lançamento de Um cisne na noite  


Há muito vento e escuta, como se o narrador fosse uma poesia que vem, nos toca e vai, numa musicalidade em verso. Especialista no cotidiano lírico e poético, suas palavras são "rasgo vermelho-sangue na junção do céu com o mar" como se a vida ganhasse a pincelada que nos surpreende e adiciona sopro sobre um mar revolto enquanto se "espraia espumas". É leitura fundamental para aqueles dias onde procuramos esperança na escrita.

Regina Taccola, médica e psicanalista carioca, escreveu seu primeiro conto aos sete anos, recém-alfabetizada. Deu-lhe o título de "A morte de Tarzan" e nele narrava o atropelamento e agonia de um cachorro tão ruivo quanto a sua dona, moradora da vizinhança. Fez sucesso na família, comunidade onde era a única criança, e ganhou fama de "futura jornalista" e "escritora de renome", exageros compreensíveis pela facilidade com que passara para o papel a tragédia presenciada na volta do colégio. Na adolescência, cometeu um romance sobre rituais de passagem. O título: Amanhã ontem será hoje.

O livro foi esquecido no táxi por sua mãe, pouco antes de ser submetido à leitura crítica de um amigo literato. Ato falho Continuou os estudos, passou para a universidade, fez formação em psicanálise e, durante anos de prática, vivenciou-se atravessando o abismo na corda bamba que separa o consciente do inconsciente, lá onde brotam não só insights, mas o próprio processo criativo. Do abismo fez ponte e, usando a vivência, voltou à ficção. Um Cisne na Noite é o resultado desse processo, e chega, dessa vez, pronto e à espera de ser curtido pelos leitores. São contos curtos como janelas entreabertas, que permitem a cada um continuar a navegar e criar a sua própria fantasia. Regina mora em Ipanema com seu segundo marido e tem sete netos.


 

Veja também:

>> STF decide que é legal sacrifício animal em cultos religiosos

>> Nana Caymmi gera polêmica ao defender Bolsonaro e defenestrar Gil, Chico e Caetano

>> Bolsonaro se revelou um covarde ao demitir funcionário do Ibama

>> Moro poderá ser conduzido coercitivamente ao Congresso

>> Moro é forçado a falar sobre visita à CIA no Senado

 
  • Enviar para um amigo
  •  
  • Compartilhar no Twitter
  •  
  • Compartilhar no Facebook
  •  
  •  
  •  comentário(s)
  •  
 
Regina Taccola lança terceiro livro
 

Copyright 2019 - WebRadio Programa Conexão - Todos os direitos reservados

Desenvolvido por Go2web

Está no seu momento de descanso né? Entao clique aqui!