• Ouça a Rádio
  • Galeria de Fotos
  • Vídeos
  • Facebook
  • Twitter
SELECT TOP 3 B.Codigo , B.Nome_Arquivo , B.Href , B.Descricao FROM Banner B WHERE B.Publicar = 1 AND B.Data_Expiracao >= 20180623 AND B.[1pagina] = 1 AND B.Cod_Tipo_Banner = 4 ORDER BY B.Data_Publicacao DESC, codigo DESC
Conexão Jornalismo é o primeiro site do país a merecer o selo verde.
Planvale

Busca

 

Galeria de Fotos

 
 

 
 

Comunidade

home > notícias conexão

Notícias Conexão

 

Terça-feira, 05 de Junho de 2018

Porque César Menotti ofendeu sambistas

Boca Nervosa: manés que falam mal do sambista
Boca Nervosa: manés que falam mal do sambista
Por Fábio Lau

Sim. Foi ofensivo. Em um programa de TV, tal do Altas Horas, da Rede Globo, comandado por Serginho Groissman, a dupla sertaneja que faz sucesso no mundo deste estilo musical colocar o samba na arena do banditismo. A repercussão, claro, levou a dupla e sua assessoria ao velho hábito de tentar desfazer o que disse. Mas não adiantou. A coisa ficou muito ruim. Tentaram até dizer que foi "mimimi" de sambistas. Piorou. Sambista não faz mimimi. Faz música. Foi o que fez Boca Nervosa para responder aos seus detratores - e aos demais cantores de samba: música de qualidade.



Há um preconceito grande no que diz respeito a alguns estilos musicais. Exemplos não faltam: a turma do Rock odeia a Disco (aquele estilo do John Travolta dos anos 70). A turma Bossa Nova, dita elitista por muitos, via a garotada da Jovem Guarda como uma obra menor - e ambas foram contemporâneas naquele início de década de 60.

Leia aqui:
Sertanejo diz, na Globo, que samba é coisa de bandido


Fãs de Vinícius, uma referência poética, olhavam e davam de ombros para a Tropicália de Caetano Veloso. Os adeptos do samba, o bom samba, também faziam beicinho para os pagodeiros. A turma mais refinada vê o funk dos morros, com suas pegadas eletrônicas, como algo pouco nacional.

Tudo isso é fato.

Mas o que gerou o ineditismo na ofensa de César Menotti e Fabiano foi a associação do samba com "bandidos" sem que houvesse, na fala, um colchão, uma análise que encaixasse a narrativa. Não houve um formal e providencial: "mas nós adoramos o samba e temos muita admiração". Nada disso.

Disseram apenas que não sabiam cantar nenhum samba (como um brasileiro pode não saber cantar um único samba?) e que o samba era música de bandido.

Sérgio Groissman também silenciou - dando a indicação de que a ofensa não teria qualquer importância. E a plateia seguiu cúmplice do ato desabonador.

Cá deste lado do sofá não se ouve muita coisa. Ouve-se o que se gosta, mas não há desprezo pelo outro. São tantos os sertanejos vistos envolvidos nisso ou naquilo! Lembro de sertanejo que comprou arma. Que posou com uma delas. Outro que roubou isso ou aquilo em fazenda particular. Sertanejo acusado de bater em mulher.

São casos que, eventualmente, poderíamos associar a bandidos? Sim. E até sertanejo que apoiou gente de caráter para lá de curioso nas eleições. Como César Menotti e Fabiano. Mas daí a dizer que seu estilo musical é coisa de bandido.....

Desculpem seus fãs ou fãs do sertanejo. Mas os dois podiam ter tido a delicadeza de pensar antes de falar.

Deu ruim!

Alcione também se manifesta: "respeite o samba!"

"Eu, Alcione, cantora popular, aprendi a gostar do Samba e a respeitá-lo desde cedo, embora eu seja da terra do bumba-meu-boi, mas eu tenho noção da importância do Samba para esse país. O Samba construiu minha carreira artística, construiu minha vida, me ajudou a ajudar outras pessoas. É do Samba, a maior linhagem que me orgulho de ter conhecido... Cartola, Nelson Cavaquinho, Seu Aniceto, Nei Lopes, Zeca Pagodinho, Arlindo Cruz, Martinho da Vila, Jorge Aragão e não acaba por aqui, a lista é muito grande. O Samba é grande. O Samba representa essa nação. O Samba é capaz de fazer a maior festa do mundo que é o Carnaval. Respeite o sambista, respeite o Samba, respeite as Escolas de Samba e uma coisa é certa... o Samba é do mundo inteiro, portanto, me respeite! (Alcione)".



 

Veja também:

>> Eterna miss Brasil, Martha Rocha está internada em estado delicado

>> Erupção vulcânica já matou 69 pessoas na Guatemala

>> Ao Vivo - Depoimento de Tacla Duran tira o sono de gente do judiciário

>> Flávio Dino é favorito à reeleição porque fez algo inédito

>> Reviravolta eleitoral: ONU diz que Lula pode ser votado

 
  • Enviar para um amigo
  •  
  • Compartilhar no Twitter
  •  
  • Compartilhar no Facebook
  •  
  •  
  •  comentário(s)
  •  
 
Porque César Menotti ofendeu sambistas
 

Copyright 2018 - WebRadio Programa Conexão - Todos os direitos reservados

Desenvolvido por Go2web

Está no seu momento de descanso né? Entao clique aqui!