• Ouça a Rádio
  • Galeria de Fotos
  • Vídeos
  • Facebook
  • Twitter
SELECT TOP 3 B.Codigo , B.Nome_Arquivo , B.Href , B.Descricao FROM Banner B WHERE B.Publicar = 1 AND B.Data_Expiracao >= 20171022 AND B.[1pagina] = 1 AND B.Cod_Tipo_Banner = 4 ORDER BY B.Data_Publicacao DESC, codigo DESC
Conexão Jornalismo é o primeiro site do país a merecer o selo verde.
Planvale

Busca

 

Galeria de Fotos

 
 

 
 

Comunidade

home > notícias conexão

Notícias Conexão

 

Segunda-feira, 01 de Maio de 2017

Fora de Pauta: quando a cascata de um repórter virou manchete de O Globo - vídeo

Da Redação

Raul Silvestre: uma história descabida virou manchete
Raul Silvestre: uma história descabida virou manchete

Raul Silvestre é um dos mais respeitados jornalistas do Rio. Esteve presente nas principais coberturas do país desde os anos 70 quando uma sucessão de casos rumorosos ocupou o noticiário de rádios, jornais e TVs. E foi assim, quando ainda era um jovem repórter, que acabou involuntariamente dando um novo curso a uma história que mexia com o imaginário de homens e mulheres ligados nas tramas do Caso Van & Lou. O casal de namorados se envolvera em uma novela da vida real recheada por histórias de amor, ciúmes e morte. Van & Lou, em um pacto chamado à época de "diabólico", decidiram entre 20 de de novembro e 3 de dezembro de 1974 os dois homens que importância no passado da mulher. Uma tentativa vã de apagar histórias e romances. Nesta trama, os dois homens que tiveram contato com sua intimidade com Lou foram condenados à morte.





Maria de Lourdes Leite de Oliveira, a Lou, era uma bela morena filha de um coronel do Exército. Este fato, em plena ditadura militar, era assunto em todas as rodas de conversas. Para a mídia, que precisava ser alimentada de assuntos banais, por conta da restrição a temas políticas, a história caiu como uma luva: era um crime passional, mas que tinha no enredo a figura de um oficial do Exército. Já o engenheiro Wanderley Gonçalves Quintão, perdidamente apaixonado por Lou, se dispôs a fazer a limpa na história da namorada. Tramou a eliminação de dois concorrentes: Vantuil de Matos Lima e Almir da Silva Rodrigues. As mortes aconteceram na Barra da Tijuca, à época um balneário pouco frequentado do Rio






Os dois assassinatos aconteceram no intervalo de dez dias. Toda a imprensa cobria o caso e era O Globo o jornal que trazia as informações com maior volume de ineditismo. E onde é que nosso bravo jornalista Raul Silvestre, à época na TV Rio, entra nesta história?



Isso é o que você vai descobrir ou assistir a este vídeo. Raul Silvestre revela uma armadilha da profissão. É quando um acidente de percurso, uma história criada sem qualquer preocupação jornalística, involuntariamente acaba em descaminhos e muda a investigação policial de um crime rumoroso. E isso passa a ser explorado por advogados mal intencionados capazes de qualquer coisa para favorecer clientes. Mesmo que sejam eles os mais frios assassinos.




O caso terminou com a condenação da dupla: o julgamento durou quatro dias. Lou foi condenada a 20 anos e Vanderley, a 18 anos de prisão. Mas ambos terminaram a pena após pouco mais de oito anos. O júri não se importou com a motivação do crime defendida pela defesa (contrabando) e acreditou mais na versão do homicídio qualificado.


* Fora de Pauta é um projeto documentário de MCE Produções e Conexão Jornalismo, dos jornalistas Marcelo Migliaccio e Fábio Lau.




Raul Silvestre: jornalista multimídia
Raul Silvestre: jornalista multimídia  



 

Veja também:

>> Corpo de Belchior será enterrado nesta segunda em Sobral (CE)

>> Blima Bracher: "o dia em que meu pai pintou Belchior!"

>> Principal alvo de Belchior, Caetano enaltece obra do cantor e compositor cearense

>> PM de Goiás aponta capitão como o responsável pela agressão a Matheus - vídeo

>> Brasil vira piada mundial no meio diplomático: "mídia não anuncia greve-geral!"

 
  • Enviar para um amigo
  •  
  • Compartilhar no Twitter
  •  
  • Compartilhar no Facebook
  •  
  •  
  •  comentário(s)
  •  
 
Fora de Pauta: quando a cascata de um repórter virou manchete de O Globo - vídeo
 

Copyright 2017 - WebRadio Programa Conexão - Todos os direitos reservados

Desenvolvido por Go2web

Está no seu momento de descanso né? Entao clique aqui!