Quarta-feira, 21 de Agosto de 2019
Dicas para o Enem com o professor Robson Vieira
.jpg) | Robson Vieira: o importante é o aluno se organizar |
|
Fazer revisão de conteúdos, treinar e treinar. Essa é a orientação do professor Robson Vieira, coordenador do Ensino Médio do Colégio Notre Dame-Recreio para quem sonha com uma vaga na universidade através do Enem - Exame Nacional do Ensino Médio. A menos de três meses das provas, que este ano serão realizadas nos dias 4 e 11 de novembro, o professor salienta a importância de refazer provas anteriores, inclusive para trabalhar na confiança do candidato. Para quem vai começar a se preparar agora, ainda dá tempo para estudar e algumas dicas podem facilitar.
São cobradas no Enem cinco áreas de conhecimento: Linguagens, Matemática, Ciências da Natureza, Ciências Humanas e Redação. A prova contém 180 questões no total e é extensa. Os textos das questões são longos, como também são as alternativas formuladas para a resposta correta. Para Vieira, treinar é fundamental. E "administrar o tempo de prova", significa dizer que, se o candidato tiver o raciocínio adequado para interpretar e resolver qualquer questão dentro do tempo exigido, poderá ter um bom resultado
"Fazer provas anteriores é um treino muito importante e faz com que o aluno anteveja como está em cada área do conhecimento", diz Robson.
As dicas de treino são as mesmas para o dia da prova: "sente-se confortavelmente, respire fundo, se concentre e vá em frente. Separe uma folha de rascunho e não use lápis, já que não é permitido o uso na prova. Mais uma dica do professor: o tempo médio para resolução de uma questão da prova do ENEM é três minutos. Algumas dicas do professor:
· Redação - É a prova que mais vale pontos para o ENEM. A dica é simples: fazer uma lista de temas possíveis (a internet oferece inúmeras, e tente produzir um texto para cada tema até o ENEM, aconselho um mínimo de dez temas. Essa produção exigirá pesquisa em dois sentidos para cada tema, a identificação da situação problema e a necessidade de uma proposição de solução para esse problema. Atenção a necessidade de defender sempre o discurso politicamente correto.
· Matemática - aqui a prova exige conhecimentos matemáticos como ferramenta para resolver problemas reais do cotidiano. É impossível dominar todas as ferramentas em pouco tempo, portanto o candidato terá de contar com suas habilidades lógicas, somadas a ferramentas que resolverão maior número de questões, sendo as principais, regra de três, porcentagem, estatística, probabilidade, análise combinatória e funções. Sem esquecer de noções básicas de trigonometria e geometria plana para se safar das questões de Geometria.
· Ciências Humanas - como seria impossível estudar toda a história da humanidade e seus desdobramentos em algumas semanas, é aconselhável que o candidato foque no século XX em diante. Questões como globalização, nova ordem mundial, movimentos migratórios e populacionais e história do Brasil República. Vale focar em filosofia grega, revoluções industriais, geografia física e questões da sociedade contemporânea, como problemas étnicos e atualidades.
· Ciências da Natureza - A gama de conteúdos que podem cair na prova é bem vasta. É aconselhável estudar temas específicos como desastres ambientais, desmatamento, sustentabilidade, matrizes energéticas e questões éticas nas ciências.
· Linguagens - É preciso uma vasta gama de habilidades dominadas, portanto não há como estudar tudo com qualidade em pouco tempo, a dica é focar nas características dos principais gêneros textuais, com ênfase em gêneros jornalísticos, acadêmicos, ilustrativos, publicitários e literários. Saber as características de cada gênero possibilitará melhor interpretação. Vale salientar também três matérias específicas: estratégias argumentativas, figuras de linguagem, funções da linguagem e variações linguísticas.
Veja também:
>> Ex-atriz pornô diz hoje ser mais feliz como moradora de rua - vídeo
>> Artigo: algum policial não executaria o sequestrador se tivesse chance? Será?
>> Dallagnol quis erguer monumento a ele mesmo
>> Bolsonaro quer "Hélio Negão" candidato a prefeito no Rio
>> Queimadas aumentam 82% no governo Bolsonaro. Ele acusa ONGs