Ultimas Notícias:
Crítica & Literatura: Enquanto embalo minha biblioteca Casa de Rui Barbosa digitaliza 7 mil cordéis Vídeo revela o momento em que lama atinge Brumadinho - vídeo Crítica & Literatura: Férias para ler na rede Saiba quais foram os 20 nomes mais bombados de 2018 Crítica & Literatura: O combate às crises da existência A burrice censura livro de Natal de Chico Alencar Crítica & Literatura: Natal de muitas leituras Loja de São Gonçalo libera ar condicionado para cães de rua Crítica & Literatura: Lista de Natal para aliviar o calor tropical Crítica & Literatura: Campanha de Natal Papai Noel é vaiado em shopping após "encerrar expediente" - vídeo
home > notícias conexão
|
Sobrevivência em águas turbulentas
A pavana é a música lenta e grave que acompanhava uma dança popular na Europa no século XVI. Em indonésio "pawana" significa vento, brisa. Mas em "Pawana"(Cosac Naify, R$ 22,50), novela de J.M.G. Le Clézio, a palavra é o nome para baleia, na língua dos indígenas nativos da ilha de Nantucket, na Nova Inglaterra, na costa do estado norte-americano de Massachussets. Maior porto internacional do comércio baleeiro no século XIX, Nantucket, "o lugar onde encalhou a primeira baleia morta", segundo Herman Melville, é a terra firme dos que partem no Pequod em busca de "Moby Dick" (Nova Fronteira, 69,90). As referências ao clássico de Melville são elementos de "Pawana", que condensa em menos de 50 páginas a melancolia de quem se sabe responsável pela destruição do planeta.
Em "Pawana", os pescadores saem de Nantucket para contornar o continente americano e alcançar, na costa da Califórnia, uma baía onde as baleias se encontram para reproduzir ou dar à luz. Desbravadores, eles iniciam a matança de baleias numa região fechada, sem o desgaste da caça em mar aberto. Nessa época, cardumes de mamíferos já haviam abandonado as águas de Nantucket, onde foi criado o jovem John, que, na velhice, relata as lembranças do santuário destruído. Outra visão da sistemática perseguição aos animais é do capitão da baleeira, Charles Melville Scammon. Da mesma forma que John, Scammon conclui que o extermínio dos majestosos animais levará ao fim da vida na Terra.
![]() |
![]() |
![]() |
>> Seguidores de Bolsonaro ameaçaram petistas na Basílica de Aparecida
>> Pesquisa já identifica empate técnico entre Boso e Haddad
>> Menos Lula: Tribunal que barrou ex-presidente aceita outras 1,4 mil candidaturas
>> Justiça autoriza esfaqueador a conceder entrevista às vésperas da eleição
>> Noam Chomsky visita Lula na prisão. E quando é que Hitler vai visitar Boso?
Copyright 2019 - WebRadio Programa Conexão - Todos os direitos reservados
Desenvolvido por Go2web