• Ouça a Rádio
  • Galeria de Fotos
  • Vídeos
  • Facebook
  • Twitter
SELECT TOP 3 B.Codigo , B.Nome_Arquivo , B.Href , B.Descricao FROM Banner B WHERE B.Publicar = 1 AND B.Data_Expiracao >= 20190821 AND B.[1pagina] = 1 AND B.Cod_Tipo_Banner = 4 ORDER BY B.Data_Publicacao DESC, codigo DESC
Conexão Jornalismo é o primeiro site do país a merecer o selo verde.
Planvale

Busca

 
Audiência na TV

Quinta-feira, 15 de Agosto de 2019

Após entrevistar Dilma, Juca Kfouri é demitido da ESPN
Audiência na TV

 
  • Enviar para um amigo
  •  
  • Compartilhar no Twitter
  •  
  • Compartilhar no Facebook

Conexão TV

Sexta-feira, 16 de Agosto de 2019

Bolsonaro ameaça Luciano Huck em esquema de compra de avião via BNDES

 
  • Enviar para um amigo
  •  
  • Compartilhar no Twitter
  •  
  • Compartilhar no Facebook
VER +

Galeria de Fotos

 
 

 
 

Comunidade

home > notícias conexão

Notícias Conexão

 

Sábado, 29 de Dezembro de 2018

Saiba quais foram os 20 nomes mais bombados de 2018

Os tempos de 1, 2, 3, de Oliveira 4 já passaram. O de Bat Man, também. Mas a melhor notícia da temporada é que os nomes com tendências anglicistas/americanófilas foram para o espaço. Pelo menos não estão mais entre a maioria. Os cartórios divulgaram este ano, como há muito tempo não faziam, a lista com os 20 nomes mais populares do período - dez para cada gênero.

Há de se notar que no campo masculino, as variações envolvendo João, Gabriel, Pedro e outros mais se repetem com frequência na versão composta. No campo feminino há maior personalidade - digamos. Mas "Maria" anda mais forte do que nunca.

Uma internauta, Neusa, disse que seu nome está em extinção e apenas as mulheres com mais de 60 o carregam. O mesmo podem falar Reginas, Claudias, Marcias e Martas. Eu, Fábio, na década de 70 vi um boom ocorrer por causa do Fábio Júnior. Hoje voltamos a ser raros.



Detalhe é que o nome masculino mais bombado, Enzo Gabriel, é uma homenagem a um jovem cantor. Houve isso na década de 60/70 com Roberto e Carlos.....

Mas há de se registrar: não há muitos Eduardo, Michel, Jair, Renan, Jucá, Geddel.....

A internet sinaliza aqueles que são considerados os nomes mais estranhos registrados no Brasil:



1. Abra
Imagina que esquisito ter uma filha com o nome Abra. Mas é possível. Esse é um nome de origem hebraica que significa "mães da multidões".

Foi também a mulher favorita do rei Salomão. Até que é bonito, né? Só pode soar esquisito no meio de uma frase ;)

2. Agamenon
Parece nome de desenho animado, mas há quem goste: segundo o Censo Demográfico de 2010 do IBGE são mais de dois mil "Agamenons" registrados no país.

A origem é grega, que junta o elemento ágon, partícula que exprime o superlativo, e mémnon, de méno, que quer dizer "permanecer". Significa, então "constante", "persistente", "inalterável".

Agamenon também foi um dos melhores heróis gregos da mitologia, lutando na Guerra de Tróia.


3. Benigno
Diga a verdade: provavelmente quando você escuta o nome "Benigno" já liga automaticamente a "tumor", é ou não? Um pouco mórbido, é verdade. Mas mais de mil e oitocentas pessoas já foram registradas com esse nome no Brasil.

É um nome de origem latina que significa, literalmente, "que tem bondade".

4. Brochado
nomes estranhos registrados em cartório
Sim, esse nome existe, é latino, e não tem nada a ver com o que diz a cultura popular. Brochado significa "o negociador", que pode até ser encarados por alguns como algo positivo, por que não?

5. Beviláqua
Se sua família é italiana ou, se por qualquer motivo, você valoriza a língua e culturas italianas, então Beviláquia pode ser uma boa escolha para o nome de sua filha. Significa "a sedenta".

6. Crisóstomo
E até um pouco difícil de pronunciar, mas Crisóstomo é o nome de mais de trezentas pessoas no Brasil, segundo o Censo do IBGE de 2010.

A origem é grega e significa "boca dourada". Uma boca que diz coisas preciosas talvez? Abrimos às interpretações!

7. Cambuquira
O nome parecido com aqueles potes que quando a gente visita a mãe ela pede de volta: "devolve minhas cumbucas!".
A origem é parecida: Cambuquira é um nome tupi e significa "arbusto de planta".

8. Dakarai
Você pode achar estranho e até lembrar de um palavrão, mas o nome Dakarai tem um significado bem bonito. Ele tem origem africana e significa literalmente "felicidade". Vai me dizer que não gostaria de um filho ou filha cujo nome tem um sentido bom assim?

9. Dilermando
Mais de mil e duzentas pessoas, principalmente em Minas Gerais, se chamam Dilermando. Nome predominantemente masculino, de origem francesa, e tem um significado interessante.

Dilermando representa "o que tem boa pontaria", alguém cuja franqueza é a maior virtude. Que é direto e objetivo, sem rodeios.

10. Evódia
O estado do Pernambuco é o lugar onde mais "Evódias" estão registradas no Brasil. No total, são quase trezentas pessoas.

É um nome classificado como bíblico, pois aparece nas escrituras como sendo uma mulher temente a Deus. Em termos de origem, vem do hebraico e significa "aquela que deseja boa viagem às pessoas".



11. Epaminondas
Pode te surpreender, entretanto, mais de três mil e quinhentas pessoas no Brasil chamam-se Epaminondas. O significado também é forte: remete a "aquele que está acima do melhor", "ótimo", "excelente" ou "insuperável".

Vindo do grego, não há como saber porque tantas pessoas no Brasil gostam do nome, mas se fosse pelo significado, valeria a pena!


12. Ferônia
Uma mistura de fera, com feia, com Sônia? Não se sabe bem. Em termos históricos, Ferônia não remete à nada que é feio, pelo contrário: é o nome da deusa grega das fontes e dos bosques.

13. Fedon
nomes estranhos registrados em cartório
Esse nome é ainda mais sugestivo, por lembrar uma palavra em português que não remete a nada agradável. Mas o significado real não tem nada a ver com isso.

De origem grega, Fedon significa "aquele que filosofa". Simples assim!

14.Genetílides
Sim, Genetílides. Apostamos que você não sabia que esse nome tem uma origem mitológica e corresponde ao nome de uma deusa!

Semelhante à deusa Ártemis, Genetílides diz respeito às deusas que presidiam nascimentos, e que protegiam os recém-nascidos. O nome parece mais bonito dessa perspectiva, não é?

15. Justiniano
Sempre disseram que brasileiro é um povo muito criativo, e isso está presente também na criação dos nomes. O nome "Justiniano" é uma variação do nome "Justino", que possui quase dez mil pessoas registradas no país, segundo o censo do IBGE.

Justiniano tem um número menor de aderentes, apenas dois mil, sendo adotado principalmente no Tocantins. O nome vem do latim, justus, e significa literalmente "aquele que é como o justo", "relativo a justo".

Também está ligado aos ideais de justiça, bondade e integridade.


16. Halehale
Amantes do mar, rendam-se! Esse nome de origem havaiana tem um forte significado e é usado especialmente para pessoas do sexo masculino.

Halehale tem o sentido de "Impiedoso". Poderoso ou não é?

17. Hipereides
Tudo que é "Hiper" remete a grande, a exagerado. E esse nome de origem grega até condiz com essa ideia.

Hipereides é "aquela que sustenta". É um nome que também aparece na mitologia grega.

18. Ipana
Uma das características que os pais mais desejam nos seus filhos é que tenham "um gênio bom", é ou não é? Nada como ouvir: "Fulano de tal tem um gênio bom".

Esta frase também poderia ser "Fulano de tal é Ipana". Sim, porque esse nome de origem latina significa exatamente isso: "de bom gênio".

19. Itaú
Tá certo que no Brasil o nome Itaú é automaticamente ligado a um dos maiores bancos nacionais, mas se você aprecia as raízes indígenas do nosso país, Itaú pode ser uma boa opção.

O nome significa "pedra preta'. Os místicos podem se apegar à vontade.

20. Jekaterina
Soa um pouco "jeca", interiorano e inventado, mas o nome Jekaterina não é nada disso. Ele tem origem russa e significa "mulher pura, imaculada".

21. Gratiano
nomes estranhos registrados em cartório
Estamos na era da "gratidão". A saudação de origem budista está na ponta dos dedos e na boca de muitas pessoas no Brasil que passaram a usar a palavra "Gratidão" quase como um mantra.
Então, porque não nomear um filho que remete a esse significado? Gratiano é um nome de origem latina que significa "graça", "beleza".

22. Kamuela
Se você sempre pediu para Deus uma criança, um filho ou uma filha, então se pode dizer que seu pedido foi Kamuela.

Esse nome de origem havaiano é usado especialmente para o sexo masculino (apesar de soar unissex) e significa "ouvido pelos deuses".

23. Lepeka
Não lembra um pouco o nome "sapeca", que as pessoas usam para designar uma criança agitada e arteira? A sonoridade também conta na hora de escolher um nome!

Lapeka também origem havaiana e significa "muito amiga". Bonito, não é?

24. Lacedêmon
Na mitologia romana, Júpiter, equivale a Zeus, é o deus dos deuses, "forte, brilhante, líder, celestial, justo, equilibrado".

E Lacedêmon é seu filho, filho de Esparta. Se você repetir o nome em voz alta e com calma, pode aprender a gostar, ainda mais se considerar o significado. Faça uma tentativa!

25. Lâseja
Mesmo soando um nome estranho, o significado dele, que é de origem grega, significa literalmente "bonita". Assim fica fácil contestar qualquer pessoa que diga o contrário.




 

Veja também:

>> IME: aprovados afirmam que dedicação é fundamental

>> Crítica & Literatura: O combate às crises da existência

>> Em Minas Gerais, travesti é assassinada com onze tiros

>> PSOL e PCdoB aderem ao boicote e também não irão à posse de Bolsonaro

>> Alexandre Garcia deixa a Globo depois de 30 anos

 
  • Enviar para um amigo
  •  
  • Compartilhar no Twitter
  •  
  • Compartilhar no Facebook
  •  
  •  
  •  comentário(s)
  •  
 
Saiba quais foram os 20 nomes mais bombados de 2018
 

Copyright 2019 - WebRadio Programa Conexão - Todos os direitos reservados

Desenvolvido por Go2web

Está no seu momento de descanso né? Entao clique aqui!