• Ouça a Rádio
  • Galeria de Fotos
  • Vídeos
  • Facebook
  • Twitter
Conexão Jornalismo é o primeiro site do país a merecer o selo verde.
Planvale

Busca

 

Galeria de Fotos

 
 

 
 

Comunidade

home > colunas > política > internacional

Política - Internacional

 

Segunda-feira, 29 de Junho de 2020

Stop, Bolsonaro! Em todo o mundo manifestantes pedem saída do presidente

Reprodução do Youtube
Reprodução do Youtube


A popularidade em queda no Brasil e a má fama, especialmente de mau gestor da Saúde Pública em tempos de coronavírus, se espraiando pelo planeta. Bolsonaro foi personagem de manifestações em várias partes do mundo onde manifestantes pediam sua remoção do cargo de presidente da República. O presidente do Brasil é visto como uma pessoa capaz de difundir o ódio, gerar conflitos e principalmente negar a existência de um vídeo letal que já matou quase 60 mil pessoas no país e infectou mais de um milhão de pessoas.



No Brasil uma das manifestações ocorreu em Brasília. Lá, em um ato simbólico, foram instaladas cruzes no gramado diante do Congresso Nacional para homenagear e protestar contra as 57 mil mortes ocorridas no país em função do covid-19. Os participantes do ato também bradaram a frase "Stop Bolsonaro" ("Pare, Bolsonaro", em tradução literal), em protesto contra a postura do presidente da República diante da pandemia, que atingiu a marca de mais de 1,3 milhão de brasileiros infectados.

A ação é parte de um movimento internacional chamado 'StopBolsonaroMundial' e ocorre hoje em pelo menos 70 cidades de 24 países. A ideia surgiu a partir da mobilização de brasileiros que vivem no exterior. República Dominicana, Itália, Alemanha, Espanha, Áustria, Inglaterra e Nova Zelândia estão entre os pontos do globo que entraram na rota dos protestos.


O ato nas imediações do Congresso também teve caráter ecumênico, com destaque para uma cerimônia que reuniu católicos, anglicanos, evangélicos, espíritas e membros de religiões de matrizes africana e indígena. São Paulo foi um dos pontos de mobilização no país, com concentração de manifestantes na Avenida Paulista.

No país, o ato foi organizado pelo Coletivo Resistência e Ação, formado por membros de partidos de oposição. "Bolsonaro não é uma ameaça apenas para o Brasil, mas para o mundo. Sua atitude diante da pandemia e da destruição ambiental colocam toda a humanidade em risco", criticou, pelo Twitter, a deputada federal Erika Kokay (PT-DF), que se juntou aos manifestantes. Na rede social, as hashtags "#stopBolsonaro" e "#stopbolsonaromundial" figuraram entre as 15 mais comentadas no Brasil.


Disputa


O movimento se contrapõe às iniciativas de apoio ao presidente da República, em especial aos grupos que atacam os Poderes Legislativo e Judiciário e defendem a ampliação do poder militar sobre a gestão pública no país, além de negarem os riscos relacionados à pandemia e criticarem o isolamento social. Neste domingo, por exemplo, mais uma vez a capital federal foi palco de uma manifestação dessa natureza.

Um grupo com cerca de 50 participantes se reuniu diante do Quartel-General do Exército para atacar o Supremo Tribunal Federal (STF), especialmente por conta do chamado "inquérito das fake news", que mira membros do clã Bolsonaro e apoiadores, e para pedir intervenção militar, o que é inconstitucional.

A mobilização tem, entre seus apoiadores, nomes que foram alvo de operações da Polícia Federal (PF) neste mês no âmbito das investigações que apuram os atos antidemocráticos.

 

Veja também:

>> Chico Buarque processa deputado bolsonarista por calúnia

>> Boulos chama deputado bolsonarista de "pitbull de miliciano" - vídeo

>> Crítica & Literatura: Na pandemia, leia o que bem entender!

>> Sergio Moro confessa ter plagiado artigo publicado pela ConJur

>> Argentina Conexão Brasil: Lula faz live com Alberto Fernandez sobre pós-pandemia

 
  • Enviar para um amigo
  •  
  • Compartilhar no Twitter
  •  
  • Compartilhar no Facebook
  •  
  •  
  •  comentário(s)
  •  
 
Stop, Bolsonaro! Em todo o mundo manifestantes pedem saída do presidente
 

Copyright 2020 - WebRadio Programa Conexão - Todos os direitos reservados

Desenvolvido por Go2web

Está no seu momento de descanso né? Entao clique aqui!