Conexão Brasil e Josi Dias, a brasileira cantante de Buenos Aires - vídeo
Há seguidores fiéis da MPB e Bossa Nova na Argentina
Por Francis Ivanovich* (foto divulgação)
Hoje o Argentina Conexão Brasil entrevista Josi Dias, brasileira que vive em Buenos Aires como "cantante". Nascida em Pernambuco, formada em arquitetura, ao visitar Buenos Aires, em 1997, apaixonou-se pela cidade e acabou ficando. Confira a entrevista dessa "embaixadora da MPB" na Argentina, a qual já que tive o privilégio de assistir um dos seus shows. Josi Dias também fala de projetos, como o primeiro disco autoral, e da sua expectativa com o fim da pandemia. Veja também sua interpretação de Asa Branca, o clássico de Luiz Gonzaga. (Francis Ivanovich)
Conte como você chegou a Buenos Aires?
Josi Dias - O amor me trouxe a Buenos Aires!!! Uma dessas típicas histórias de "Amor do Mercosul" me trouxe a Argentina em 1997. e ao conhecer Buenos Aires, logo me apaixonei por essa cidade cosmopolita, com uma vida cultural efervescente e terreno propício para fazer florescer os mais variados sonhos!!
E o início da carreira?
Josi Dias - Cheguei em Buenos Aires recém formada como Arquiteta pela Universidade Federal de Pernambuco e terminei trabalhando nessa profissão durante 12 anos. Mas minha carreira como cantora começou quando um belo dia decidi ser verdadeiramente "feliz" nessa vida!! Assim, resolvi me dedicar à minha grande paixão que sempre foi a MÚSICA!! Totalmente autodidata, encarei essa nova profissão como minha "missão de vida". e agora nada me faz mais feliz que poder levar felicidade a outras pessoas através da música!!!
Qual a relação dos argentinos com a música brasileira?
Josi Dias - Os argentinos são admiradores fervorosos da nossa música brasileira! Aqui a nossa MPB e a Bossa Nova são muito apreciadas e possuem seguidores fiéis! Aprendi muito com "los hermanos" sobre nossa própria cultura e música, porque, incrivelmente, muitos conhecem mais sobre este assunto que nós mesmos!
Streaming: o show tem que continuar
Algum projeto novo?
Josi Dias - Sim!! A pesar da pandemia, estou compondo as canções do meu primeiro disco autoral "VIVA!" , com músicas inéditas e algumas parcerias incluídas!! Depois de muitos anos cantando músicas de grandes compositores brasileiros, chegou o momento de revelar ao público essas canções que a deusa Música me presenteou!
Qual será a situação da Cultura na Argentina, especialmente em Buenos Aires, no pós-pandemia?
Josi Dias - A situação cultura pós-pandemia em Buenos Aires ainda é incerta, mas o governo lançou recentemente um protocolo para shows em formato "Streaming' e, por enquanto, sem a presença do público. Atualmente muitos músicos estão se "reinventando" e se adaptando ao novo contexto mundial que impõe o uso de novas tecnologias e redes sociais para difusão musical. Não é nada fácil perder essa interação do "ao vivo" com o público, porque este é o combustível necessário para que a "alquimia" da música seja produzida! Mas, agora mais que nunca, o "Show tem que continuar"!!!
Em vídeo, Josi e um pouco de Brasil ia iá - ou Buchada e Parrilla!
* Francis Ivanovich é jornalista, cineasta, diretor de teatro e roteirista