• Ouça a Rádio
  • Galeria de Fotos
  • Vídeos
  • Facebook
  • Twitter
Conexão Jornalismo é o primeiro site do país a merecer o selo verde.
Planvale

Busca

 

Galeria de Fotos

 
 

 
 

Comunidade

home > colunas > política > brasil

Política - Brasil

 

Sexta-feira, 12 de Janeiro de 2018

Porque Lula deve ir à Porto Alegre

Deixa a turma do deixa-disso para lá
Deixa a turma do deixa-disso para lá
Por Fábio Lau*

Lula precisa sair do corner político. Apanhando mais do que coxão duro em cozinha de restaurante a quilo desde a época do Mensalão, o ex-presidente deveria ser alçado pela biologia ou pela sociologia a uma espécie de sobrevivente raro. Espécime de ser humano que sobrevive a toda a sorte de infortúnio no campo político e pessoal desde que decidiu entrar para o ambiente político - e nisso já se vai meio século.



Agora, quando há uma porta de cela aberta pronta para acolhê-lo em Curitiba, o ex-presidente mais popular da história tem na mão uma arma e tanto: apoio popular crescente. Algo inédito, provavelmente, na história dos homens. Atacado por todos os lados e com a imagem combalida, deu a volta por cima em menos de dois anos.

Condenado em primeira instância a 9 anos e seis meses, poderia, eventualmente, ser preso ou mesmo ter cassado o direito de se candidatar no próximo dia 24.

A despeito do reconhecimento do próprio TRF4 de que prisão não haverá, o jogo virou a seu favor. Sua presença, física, mostraria ali, inquebrantável, a figura de um homem surrado, mas esguio e altivo. Que se dispôs a depor, mas cujo testemunho final foi recusado por aqueles que temem olhá-lo e preferem julgá-lo "pelos autos do processo".

Lula criaria, para sua biografia, um novo símbolo - o da coragem e resistência. Além de bela foto para entrar para a história. Ele, a multidão e o Tribunal que não quis ouvi-lo.

Mas a turma do "deixa disso" entrou em campo. Diz temer que sua presença crie alvoroço tal que resulte e algo que possa prejudicá-lo - como se isso fizesse alguma diferença para quem quer vê-lo mais do que condenado e/ou inviabilizado.

Ceder a este grupo do "deixa disso" é repetir as estratégias acovardadas que anistiaram torturadores e assassinos da ditadura militar. Ceder, não comparecendo a Porto Alegre, é deixar em zona de conforto aqueles magistrados que se manifestaram favoráveis ao texto condenatório de Moro antes mesmo de recebê-lo.

Ceder, portanto, é gesto de pouca firmeza e disposição para luta. Um sinônimo? Frouxidão.

Outro dia, sem que lhe perguntassem, Lula disse que negociará, caso seja eleito, com aqueles que votaram a favor do golpe contra Dilma. Um erro. Ele deveria usar sua força para mudar votos dos eleitores que se habituaram a votar na cangalha política capaz de qualquer coisa para atender seus interesses. Lá na frente, caso os canalhas de sempre se elegessem, que sentasse com eles.

O Brasil deve primar, antes de tudo, pelo respeito à Democracia. E Lula, ao agir com rigor e força, estará ajudando institucionalmente a este país que queremos resgatar. Tudo fazer para viabilizar seu nome no próximo pleito não é, definitivamente, o melhor para a história do país. Não se pode tratar golpe político como se fosse desvio de conduta. Que seja Lula um soldado da democracia (como todos nós) antes de acreditar que é a democracia, a qualquer preço, que precisa dele.

A sutileza faz diferença.

* Fábio Lau é jornalista e sabe amaciar coxão duro.

 

Veja também:

>> Inglaterra colaborou com a ditadura no Brasil, revela escritor

>> Exército investiga se munição de depósito foi desviada para tráfico

>> Bombeiros do Rio enfrentam mar de ressaca para salvar cão - vídeo

>> Cristiane Brasil e a patética função do Ministério do Trabalho na era do golpe

>> Xingamento a Jucá em avião não gerou processo de indenização - vídeo

 
  • Enviar para um amigo
  •  
  • Compartilhar no Twitter
  •  
  • Compartilhar no Facebook
  •  
  •  
  •  comentário(s)
  •  
 
Porque Lula deve ir à Porto Alegre
 

Copyright 2018 - WebRadio Programa Conexão - Todos os direitos reservados

Desenvolvido por Go2web

Está no seu momento de descanso né? Entao clique aqui!