• Ouça a Rádio
  • Galeria de Fotos
  • Vídeos
  • Facebook
  • Twitter
Conexão Jornalismo é o primeiro site do país a merecer o selo verde.
Planvale

Busca

 
Audiência na TV

Quinta-feira, 14 de Outubro de 2021

Lázaro Ramos vai dirigir filme adolescente para Amazon Prime Video
Audiência na TV

 
  • Enviar para um amigo
  •  
  • Compartilhar no Twitter
  •  
  • Compartilhar no Facebook

Conexão TV

Sexta-feira, 08 de Outubro de 2021

Je Suis Karl - o filme alemão que mexe na ferida do Brasil

 
  • Enviar para um amigo
  •  
  • Compartilhar no Twitter
  •  
  • Compartilhar no Facebook
VER +

Galeria de Fotos

 
 

 
 

Comunidade

home > colunas > política > brasil

Política - Brasil

 

Terça-feira, 03 de Março de 2015

O que pretende a 'milícia' de Gladiadores da Igreja Universal? (vídeos)

Da Redação

Recrutamento maciço, treinamento severo - o milagre da multiplicação dos Gladiadores
Recrutamento maciço, treinamento severo - o milagre da multiplicação dos Gladiadores
Se muita gente já andava preocupada e assustada com a onda conservadora que assola o país, o que dizer agora, com a difusão dos vídeos do projeto Gladiadores do Altar, a serviço do bilionário Edir Macedo?

Com algum atraso, eles viralizaram na internet. Mostram "exércitos" em ação nos templos da Igreja Universal espalhados por várias cidades brasileiras, e também em outros países da América do Sul.

São imagens que geram incômodo e repúdio imediatos, pelos rituais que remetem a regimes totalitários: palavras de ordem, marchas marciais, braços erguidos e uma vontade febril de obedecer e servir.

Nos encontros inflamados, pastores convocam cada "escolhido do Senhor" a "combater o bom combate" e "estar pronto para a batalha". Nas camisas justas, uma espada medieval, que lembra os Templários, braço armado do Cristianismo na Inquisição. Sugestivo... Intimidante? Cabe à sociedade responder. Veja os vídeos (que ainda não foram retirados do YouTube) e as reações.


Até a manhã desta terça-feira, tínhamos vídeos de mais de dez cidades. Com a repercussão negativa, quase todos foram removidos. Restaram poucos.

Amazonas



Não dá para ignorar, achar que estamos diante de um fenômeno isolado e efêmero. Não se trata de um grupo de fanáticos surgido por influência de algum pastor mais xiita. Nas redes sociais, (antes da retirada) encontramos vídeos praticamente idênticos, na forma e no conteúdo, vindos de Rondônia, Rio Grande do Sul, Goiás, Amazonas, Paraná, Rio de Janeiro e vários estados do Nordeste.

O "milagre da multiplicação" dos Gladiadores tem todas as características de ação orquestrada, planejada por algum eficiente marketeiro das almas. O comando foi acionado e a máquina está a todo vapor, determinada a cumprir sua "guerra santa".

Guerra em defesa de quem? De todos os necessitados de amparo, todos aqueles que sintam-se perdidos no mundo - dizem os pastores.

Guerra contra quem? Contra "o inferno", repetem os líderes. E é aí que mora o perigo maior: com os ânimos devidamente exaltados, com o espírito de "renúncia à própria vida" moldado pela espada simbólica, o inferno pode ser visto como algo distante e abstrato, mas também pode ser qualquer pessoa ou grupo de pessoas que que divirjam daquela verdade, daquela vontade: seguidores de outras religiões, como o espiritismo, a umbanda e o candomblé, e "pecadores" em geral, como os ateus, homossexuais e usuários de drogas, por exemplo.

Foz do Iguaçu-PR



O deputado federal e ativista da causa LGBT Jean Wyllys se manifestou na internet, após ver uma foto e depois um vídeo dos Gladiadores.


-
Nos comentários que se seguiram à postagem de Jean, mais uma vez encontramos muitas manifestações de preconceito e ódio, em meio a outras mais ponderadas, como a de uma leitora: "Dá medo, mas dá pena também dessas pessoas que eles conseguiram arregimentar." Melhor inverter a ordem: dá pena dessas pessoas, que se deixam levar dessa maneira, mas dá medo também.

Veja o texto que o deputado publicou:






























-
Reações também no meio esotérico, como na página abaixo:












































Em artigo publicado no Diário do Centro do Mundo, o articulista Kiko Nogueira escreveu: "Não é preciso ser muito esperto para enxergar uma semelhança sinistra com, na melhor das hipóteses, a saudação dos policiais do Bope e, na pior, o 'Sig, Heil' nazista. O pessoal do Estado Islâmico ficaria orgulhoso, provavelmente. O que estes cidadãos pretendem fazer para ganhar almas vestidos de Guarda Revolucionária é um mistério. A apresentação é cheia daqueles momentos em que o patético passa a dar um certo calafrio. Antonio Gramsci chamou os fascistas italianos que surgiam de 'gente ridícula, do tipo que faz as notícias, mas não faz a história'. Deu no que deu."

Será que de algum modo consola saber que não é privilégio do Brasil, que o projeto é continental - ou universal...? Não, só agrava a situação.

Na Argentina, o ritual é semelhante, com o slogan Fuerza Joven Universal:



Assim como na Colômbia:



O que diz a Igreja Universal do Reino de Deus

Segundo o site da IURD, a iniciativa "visa formar jovens disciplinados e altamente preparados para enfrentar os desafios diários de ganhar almas e fazer discípulos".
Os "rapazes", diz o texto, "estão dispostos a abrir mão de suas vidas para que outras pessoas sejam ajudadas". A única exigência é "é ser batizado nas águas e ter desejo e disposição de servir a Deus e estar preparado para o que vier pela frente".

Além de perturbadores, os vídeos podem despertar tristeza, pelo desperdício - de seres humanos. Ali estão centenas, milhares de pessoas únicas que poderiam trilhar um caminho de "iluminação", com o amadurecimento saudável da personalidade e o autoconhecimento, em uma trajetória individual de busca do "divino" dentro de si. Com outras possibilidades e referências, todas têm (ou teriam) capacidade de fazer essa conquista e interagir com seus semelhantes e com a sociedade de modo mais pleno.

Mas tudo indica que é o contrário que se fortalece. "Exércitos" uniformes, que em princípio podem até ter boas intenções, mas que infelizmente parecem estar mais próximos do que temos visto pelo mundo em termos de espírito de rebanho, bélico, com uma postura de incompreensão e intolerância - dispostos à perseguição e à brutalidade?

Tomara que não.

Leia também: Fortuna de pastores brasileiros chama a atenção da Forbes (Edir Macedo lidera o ranking)

Treinamento em Juazeiro do Norte

 

Veja também:

>> Que tal o novo look de Diego Armando Maradona?

>> Enterro de opositor de Putin reúne milhares em Moscou

>> Traficante mais procurado do RJ organiza megafesta de aniversário

>> Coleção de fuscas reaquece a procura do automóvel por ladrões - ouça aqui

>> Piada a sério: Bolsonaro pode presidir Comissão de Direitos Humanos

>> Milton Neves é obrigado a se retratar ao vivo com Edmundo por causa de Jobson

>> Alexandre Frota narra caso de estupro na TV e é aplaudido - vídeo

>>

Pensar Cinema

Ida, ganhador de melhor filme estrangeiro no Oscar 2015

>> Bial chama São Paulo de feia e é criticado na Internet - vídeo

>> Gre-Nal deste domingo pode ter sido um marco para a Paz nos Estádios - vídeos

>> Andressa Urach quer 'tirar o bumbum' por causa de inflamação e dor

>> O ódio dos ricos contra o PT e Dilma, segundo Bresser Pereira

>> Pai de Diogo Mainardi é o 'organizador' da manifestação 'fora Dilma'

 
  • Enviar para um amigo
  •  
  • Compartilhar no Twitter
  •  
  • Compartilhar no Facebook
  •  
  •  
  •  comentário(s)
  •  
 
O que pretende a 'milícia' de Gladiadores da Igreja Universal? (vídeos)
 

Copyright 2021 - WebRadio Programa Conexão - Todos os direitos reservados

Desenvolvido por Go2web

Está no seu momento de descanso né? Entao clique aqui!