Ultimas Notícias:
Crítica & Literatura: Sobre livros, filmes, séries Crítica & Literatura: Algumas leituras no ano da peste* Crítica & Literatura: Lista de Natal para divagar na pandemia Crítica & Literatura: Para ver e ler - vídeo Crítica & Literatura: A corda bamba do racismo estrutural Crítica & Literatura: A literatura como estratégia política Crítica & Literatura: A mocinha amadureceu Artista expõe no Rio inspiração do impressionismo de Monet Crítica & Literatura: Tsundoku ao chão! Crítica & Literatura: O outono da matriarca Crítica & Literatura: Os adolescentes sob diferentes leituras Crítica & Literatura: Feminismo e Feitiçaria
home > colunas > polícia > segurança pública
|
Um levantamento do IBGE reforça a certeza de que o país permanece desigual e racista. Os negros, que representam a maioria da população, são os que mais morrem por causas não naturais, menos estudam e recebem menores salários.
As pretas ou pardas continuam na base da desigualdade de renda no Brasil. No ano passado, elas receberam, em média, menos da metade dos salários dos homens brancos (44,4%), que ocupam o topo da escala de remuneração no país. Atrás deles, estão as mulheres brancas, que possuem rendimentos superiores não apenas aos das mulheres pretas ou pardas, como também aos dos homens pretos ou pardos. Os dados fazem parte da pesquisa Desigualdades Sociais por Cor ou Raça publicada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta quarta-feira. O estudo aponta ainda como a desigualdade está presente na distribuição de cargos gerenciais: somente 29,9% deles são exercidos por pessoas pretas e pardas. Quanto mais alto o salário, menor é o número de pessoas pretas e pardas que ocupam esses postos.
>> Bolsonaro impõe nova humilhação pública a Mourão
>> Defensores do golpe na Venezuela invadem embaixada do país em Brasília
>> Bolsonaro privilegia Record e SBT na distribuição de verba publicitária
>> Um encontro para enófilos no Rio a partir do dia 15
>> Unicef: 32 crianças e adolescentes são assassinados por dia no Brasil
Copyright 2021 - WebRadio Programa Conexão - Todos os direitos reservados
Desenvolvido por Go2web