• Ouça a Rádio
  • Galeria de Fotos
  • Vídeos
  • Facebook
  • Twitter
Conexão Jornalismo é o primeiro site do país a merecer o selo verde.
Planvale

Busca

 
Audiência na TV

Terça-feira, 22 de Setembro de 2020

Mignonnes: corra e assista no Netflix antes que Damares censure
Audiência na TV

 
  • Enviar para um amigo
  •  
  • Compartilhar no Twitter
  •  
  • Compartilhar no Facebook

Conexão TV

Quarta-feira, 23 de Setembro de 2020

"Remédio Amargo": filme que lava a alma da mulher oprimida

 
  • Enviar para um amigo
  •  
  • Compartilhar no Twitter
  •  
  • Compartilhar no Facebook
VER +

Galeria de Fotos

 
 

 
 

Comunidade

home > colunas > gastronomia > restaurantes

Gastronomia - Restaurantes

 

Sexta-feira, 03 de Julho de 2020

Arte em taça: "No Vinho, a verdade nua e crua" - vídeo

Por Ju Gonçalves*

Por várias vezes após escrever alguns textos e finalizá-los, eu agradecia aos mestres do vinho, principalmente aos mestres que tive e tenho até hoje, por nos presentear com a sua arte. Essa arte a qual eu me refiro é a arte de fazer vinhos, que vai desde o cuidado com o vinhedo à alquimia dos cortes e finalmente a apresentação do produto final que chega ao consumidor. Sem dúvida nenhuma para estudiosos e entusiastas do vinho, fazer vinho é uma arte baseada em um processo criativo que requer imersão em pura técnica para que o enólogo possa criar uma ideia e arquitetar todos os passos para colocá-la em prática, sabendo que não há uma matemática perfeita, principalmente quando se depende de fatores imprevisíveis como é o caso da força da natureza.


Durante esta quarentena enquanto eu verificava as atualizações das vinícolas, me deparei com um vídeo no perfil da Vinícola Perini que me tocou o tanto necessário para vir aqui contar esta história para vocês. Há alguns anos eu acompanho o trabalho artístico do Pablo Perini pelo Instagram. O Pablo é desde sempre Artista Visual, além de Publicitário e Sommelier. Através do seu feed, eu vejo desenhos livres e coloridos, geométricos, abstratos ou que representam a sua interpretação/intervenção. No vídeo, ao qual me refiro, está o Pablo Perini tanto como personagem exercendo a sua arte livre, nas barricas e no papel, mas também, como autor-narrador nos contando as lembranças que tem de sua família, ao mesmo tempo que nos traduz estas lembranças com imagens de vídeo do seu arquivo pessoal, dos vinhedos e da elaboração de vinhos, sob um fundo musical que nos prende àquela narrativa.

Confesso que por várias vezes que assisti ao mesmo vídeo eu me senti em um vernissage de um artista plástico apresentado as suas obras, só que era vinho! Era arte e ao mesmo tempo vinho. Ahhhhhhh! Pronto e ponto. Enfim é o seguinte: em poucos minutos o Pablo unificou os conceitos de arte e vinho com uma narrativa impactante, de extremo bom gosto para apresentar o novo lançamento da Casa Perini: a linha CRUDO.

Branco
Branco  


O Crudo é um projeto experimental, de criação do Pablo e do enólogo Leandro Santini. Uma criação a quatro mãos, onde o Pablo levou ao enólogo a sugestão, o sonho e o Leandro fez o experimento ganhar forma. Trata-se, portanto, de um projeto de criação mútua, onde cada um exerce a sua arte, colaborando entre si. O resultado final são duas belíssimas garrafas, vinho branco, vinho tinto e apresento-os a seguir.

Crudo Trebuono Trebbiano, o (Branco), um monovarietal, 100% Trebbiano, sem estágio em barricas. Já o tinto, o Crudo Nero Di Bianca, um vinho de corte que contém 85% Merlot e 15% Moscato, que estagia por 5 meses em barricas.

Além destas informações sobre as uvas que deram origem aos vinhos, destaco também que ambos foram elaborados com mínima intervenção enológica, além de não serem filtrados. Pela forma de vinificação e pouco tempo de contato com a madeira da barrica (tinto), eu posso afirmar que o objetivo foi deixar prevalecer a fruta e na íntegra a característica original destes vinhos. A verdade nua e crua (a forma pela qual este vinho nasce) personificada em cada garrafa. Ambos são lindamente lacrados à cera e finalizados como obra de arte.





De acordo com o IBGE, temos aproximadamente 211 milhões de habitantes no Brasil, desta forma, uma produção de 2000 garrafas do vinho branco e 2000 do vinho tinto, faz com que sejam vinhos absolutamente exclusivos. Apesar de recém lançados, já chegaram ao consumidor com destaque no Guia Descorchados 2020: Trebuono Trebbiano alcançou 88 pontos e o Nero Di Bianca, 91 pontos.

O Crudo, além de ser arte degustável, o projeto Crudo pode ser uma arte solidária e você pode ajudar sem necessariamente comprar o vinho. Cada rótulo do Crudo contém uma pequena parte de uma tela única e exclusiva que foi pintada pelo Pablo Perini. Através do site de divulgação do projeto Crudo, você pode buscar a obra de arte da qual derivou o rótulo da garrafa e por R$ 20,00 adquirir o rótulo em alta resolução.

Tinto
Tinto  



Com isso, estará automaticamente ajudando a Associação Criança Feliz. Ou ainda se a sua intenção for apenas ajudar você poderá efetuar o depósito de R$ 20,00 e encaminhar o comprovante para o e-mail comunicacao@acriancafeliz.org.br, informando o nome do arquivo que você escolheu, como exemplo a seguir.


Ao caminhar com o cursor do mouse pelos desenhos, descobrimos os nomes das telas. Na imagem escolhida está o nome "síncope". Se eu enviar um e-mail com este nome da forma como orientei, a imagem escolhida será enviada por e-mail. A minha sugestão é encaminhar para uma boa gráfica, efetuar a impressão e posteriormente emoldurar, claro!


Com essa iniciativa, se você tem a intenção de ajudar alguma instituição e não sabe como ou qual, a Casa Perini já oferece esta opção de ajudar colabore mais de 230 crianças e adolescentes carentes, sem que seja necessária qualquer busca às cegas de sua parte.




Ressalto que não é a primeira vez que a Perini desenvolve um projeto social. O Vinho Perini Solidário, tem a maior parte do lucro destinada a entidades que têm articulação social em favor do combate do câncer de mama e também no tratamento de pacientes com hemofilia. Para obter mais informações do vinho e projeto clique aqui ou se deseja adquirir o seu exemplar, clique neste link para ser direcionado à loja virtual.

Se você assim como eu, alimenta a sua alma de arte e vinho, não tenho dúvidas que gostará desta criação da Casa Perini. Segue o link do vídeo e recomendo que degustem sem moderação, clicando bem aqui embaixo:



Deixo aqui registrada a vontade de mostrar a todos a minha inspiração para lhes escrever este texto acerca deste belíssimo e impactante projeto de dupla arte. Além do mais, sobretudo, demonstro a minha admiração por produtores que ao longo do tempo se empenham para criar um novo rumo na história da produção dos vinhos brasileiros apesar das inúmeras barreiras fiscais e tantos outros contratempos.

Hasta la vista, baby! Cheers!



Arte na tela e no rótulo
Arte na tela e no rótulo  




 

Veja também:

>> Lava-Jato entrega Serra para salvar os dedos

>> A flexibilização no Rio e o "ataque de gafanhotos" aos bares do Leblon

>> pobres correm o dobro de risco de contrair covid-19

>> Após favorecer Fla e ser apunhalada por ele, Globo desiste de transmitir futebol

>> Indígena de 15 anos denuncia Bolsonaro em conferência da ONU - vídeo

 
  • Enviar para um amigo
  •  
  • Compartilhar no Twitter
  •  
  • Compartilhar no Facebook
  •  
  •  
  •  comentário(s)
  •  
 
Arte em taça: "No Vinho, a verdade nua e crua" - vídeo
 

Copyright 2020 - WebRadio Programa Conexão - Todos os direitos reservados

Desenvolvido por Go2web

Está no seu momento de descanso né? Entao clique aqui!