Segunda-feira, 25 de Maio de 2020
Vinho: um reservado 5 estrelas
.jpg) | Vinhos da Bodega chilena Tagua Tagua |
|
Por Ju GonçalvesA Ravin é uma importadora com 11 anos de mercado e possui rótulos importantes em seu portfólio, dentre eles o Sassicaia, Caballo Loco, assim como outros grandes vinhos do mundo.
Nesta quarentena me chegou a notícia do lançamento de uma linha de vinhos reservados, o que já me impulsionou ao seguinte questionamento: vinho "Reservado" por qual motivo?
Só para contextualizar essa questão, "Reservado" seria um vinho sem regras, pois não há nenhuma legislação que obrigue os produtores a elaborá-lo com determinadas técnicas, como por exemplo: estagiamento em barricas, envelhecimento nas caves antes de ir ao mercado. Em geral são vinhos mais simples, sem complexidade sensorial e feitos em larga escala e portanto mais econômicos.
De uma forma geral algumas pessoas utilizam os vinhos reservados com um ingrediente para as diversas preparações culinárias, justamente por serem mais econômicos. Contudo, a linha 5 Estrelas é consideravelmente diferente dos reservados mais econômicos.
Os vinhos da linha 5 Estrelas são feitos pela Bodega Tagua Tagua, uma vinícola de tradição familiar chilena. A linha 5 Estrelas é uma criação exclusiva da Ravin, que buscou o conceito custo x benefício para as diversas ocasiões de nosso dia a dia.
O valor unitário de todos os vinhos da linha é de R$ 61,00 e pelo preço já percebemos que não equivale aos reservados que encontramos no mercado. Os tintos desta linha são elaborados com um plus ao consumidor e estagiam por 3 meses em barricas.
Eu provei todos e verifiquei que nenhum se assemelha aos reservados aguadinhos e descaracterizados que encontramos no mercado e levamos à panela no preparo do risoto.
São vinhos de corpo leve, fáceis de beber, prontos, frutados, agradáveis e que podem ser consumidos acompanhando a nossa pizza, uma massa simples com molho de tomate, feijoada, churrasco, um queijinho fresco ou maturado, o que for...
Desta forma finalizo o texto respondendo a minha própria pergunta: penso mesmo que o intuito de colocar no mercado uma linha de reservados foi para mostrar que nem todo reservado é igual (incluindo o preço) e assim proporcionando ao consumidor a oportunidade de adquirir vinhos versáteis, mais acessíveis e de boa qualidade.
Cheers!
Veja também:
>> Jornalismo do SBT não se curva ao patrão e tira jornal do ar
>> Uma semana de licença paternidade e o caos só ampliou
>> Trump veta brasileiros nos EUA com medo do coronavírus
>> Começa estudo para vacina contra covid no Brasil com plasma de cavalos
>> Família de Lula processa Regina Duarte