Marighella: Filme dirigido por Wagner Moura estreia amanhã em Berlim - vídeos
Seu Jorge vive Marighella no cinema
Uma história que vai dar a real dimensão a um dos maiores adversários da ditadura militar no Brasil, Marighella estreia nesta quinta-feira (7) em Berlim. Ele será parte da mostra principal, mas não participará da competição. Wagner Moura, que foi destaque na sua participação em Tropa de Elite há dez anos, estará de volta ao Festival agora na figura de diretor.
No final da reportagem um mini-doc de Conexão Jornalismo sobre Carlos Marighella. Foi um vídeo gravado em homenagem ao centenário de Marighella:
"Não tive tempo para ter medo" Marighella
O filme mostra a história de vida do guerrilheiro baiano Carlos Marighella. Ele, um intelectual filho de negra com um italiano, teve presença ativa na política brasileira durante o governo Getúlio, mas também na ditadura militar - sua morte acontece em 1969, na Alameda Casa Branca, nos Jardins, em São Paulo.
** Trilha musical de Taiguara
Assista trailer oficial
A emboscada foi tramada pelo delegado torturador, Sérgio Paranhos Fleury, que para isso usou frades dominicanos para atraí-lo. Marighela foi fuzilado por dezenas de agentes da ditadura e sem chance de defesa.
Ele foi contrário ao sequestro do embaixador americano, Charles Elbrik, mas em seguida ajudou na articulação do plano que resultou na libertação de presos políticos mantidos no cárcere sob tortura.
Após sua morte ele foi sucedido por outros líderes na ALN, até o último deles: Carlos Eugênio Sarmento da Paz, que sobreviveu auto exilando-se na França, voltando ao Brasil após a anistia.
O elenco conta com Seu Jorge, Adriana Esteves, Humberto Carrão e Bruno Gagliasso. O evento acontece de 7 a 17 de fevereiro.
Minimanual do Guerrilheiro Urbano
Uma das mais divulgadas obras de Marighella, o Minimanual do Guerrilheiro Urbano *foi escrito em junho de 1969, para servir de orientação aos movimentos revolucionários.[15] Circulou em versões mimeografadas e fotocopiadas, algumas diferentes entre si, sem que se possa apontar qual é a original. Nesta obra, detalhou táticas de guerrilha urbana a serem empregadas nas lutas contra governos ditatoriais.