• Ouça a Rádio
  • Galeria de Fotos
  • Vídeos
  • Facebook
  • Twitter
Conexão Jornalismo é o primeiro site do país a merecer o selo verde.
Planvale

Busca

 

Galeria de Fotos

 
 

 
 

Comunidade

home > colunas > futebol > brasileiro

Futebol - Brasileiro

 

Terça-feira, 13 de Março de 2018

Morre Bebeto de Freitas morre aos 68 anos

Um vitorioso no esporte brasileiro: vôlei e futebol
Um vitorioso no esporte brasileiro: vôlei e futebol

Jogador de vôlei do Botafogo e da seleção brasileira, treinador e medalhista de prata nas Olimpíadas de Los Angeles em 84, Bebeto de Freitas morreu na Toca do Galo, em Minas Gerais, na tarde desta terça-feira (13). Um dos nomes mais importantes da história do esporte no país, ele foi também treinador da seleção de vôlei da Itália onde foi muito bem sucedido. Mas no futebol ele fez presença. Foi presidente do Botafogo entre os anos de 2003 e 2005 e 2006 a 2008. Assumiu o alvinegro carioca caiu para a segunda divisão. Após resgatar o time e reconduzi-lo a elite do futebol, Bebeto foi trabalhar no Atlético Mineiro. Ele estava no clube mineiro quando foi vítima de um mal súbito. O Botafogo e o Atlético Mineiro decretaram luto oficial de três dias.



Bebeto apresentava as instalações do Galo para jogadores de futebol americano quando teve um desmaio. Socorrido, ele seria levado de helicóptero para um hospital. Entretanto, ainda em solo, a sua morte foi detectada por médicos.

O dirigente, quando ligado ao mundo do futebol, se tornou um crítico de acontecimentos que presenciava nos bastidores do esporte. Ele chegou a ensaiar um afastamento do esporte. Bebeto era sobrinho do jornalista e ex-treinador da Seleção Brasileira, João Saldanha, e primo do ídolo do Botafogo nos anos 50, Heleno de Freitas. O Atlético Mineiro decretou luto oficial de três dias.

O Botafogo fez uma homenagem ao seu ex-presidente. Com a mensagem "Descanse em paz, Bebeto de Freitas", o alvinegro publicou a seguinte nota:

"O Botafogo de Futebol e Regatas lamenta profundamente o falecimento de Bebeto de Freitas, ex-Presidente e ex-atleta do Clube, hasteia sua bandeira a meio mastro e decreta luto oficial de três dias. Aos 68 anos, ele morreu na tarde desta terça-feira na Cidade do Galo, onde teve uma parada cardíaca após participar do lançamento oficial do time de futebol americano do Atlético-MG.

Bebeto de Freitas é um dos nomes mais importantes do vôlei do Botafogo, com 11 títulos estaduais consecutivos. Disputou os Jogos Olímpicos de 1976 pela Seleção Brasileira e foi técnico nas medalhas de prata em 1984 e 1988. Na Itália, ganhou diversos títulos como treinador, como Liga Mundial e Campeonato Mundial.

Foi Presidente do Botafogo durante dois mandatos, de 2003 a 2008, com papel fundamental na reconstrução do Clube no período. E sempre foi um botafoguense apaixonado, além de defensor do esporte brasileiro.

Descanse em paz, Bebeto de Freitas. Toda solidariedade do Botafogo a familiares e amigos neste momento díficil".

Botafogo de Futebol e Regatas

Bebeto em último evento na Cidade do Galo
Bebeto em último evento na Cidade do Galo  
















Vôlei na Itália



Bebeto foi convidado a treinar a seleção italiana, de 1997 a 1998, sendo campeão da Liga Mundial de Voleibol em 1997, em Moscou e campeão mundial em 1998, na final com a Iugoslávia em Tóquio, Japão (Itália 3 sets a 0).

Como jogador de vôlei do Botafogo Bebeto conquistou 11 títulos no esporte. Além disso fez parte da seleção olímpica em 1976 em Montreal.

Em 2017, ele assumiu a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer na gestão de Alexandre Kalil na prefeitura de Belo Horizonte. Com a eleição de Sérgio Sette Câmara para presidente do Atlético-MG, no final do ano passado, retornou ao clube, desta vez no cargo de diretor de administração.

Para muitos atletas, a figura de Bebeto foi fundamental para que o país se transformasse numa potência do voleibol mundial.


Bebeto no Botafogo

Ao assumir a presidência do Botafogo, Bebeto de Freitas encontrou o clube na segunda divisão. O rebaixamento, que até então era uma punição que os grandes clubes em geral burlavam, não foi em nenhum momento questionada por Bebeto. Ao perguntarem se ele tentaria uma virada de mesa, ele respondeu:

- Eu sou um atleta. E acredito no resultado do campo. Será dentro do campo que o Botafogo voltará a ser grande.

Naquele 2003 Bebeto iniciou um novo ciclo no clube. Criou o programa de sócio torcedor e fez de Caio Martins o "alçapão" alvinegro. O marketing finalmente foi introduzido ali quando os torcedores compravam ingressos para o campeonato que eram entregues em casa. Além disso, um dos programas, o Glorioso, dava ao participante uma camisa assinada pelos jogadores. Ali, tendo como o maestro do time o veterano Valdo, o Botafogo reencontrou o caminho das vitórias até retornar ao grupo de elite em uma final contra o Palmeiras. Além de Valdo atuavam pelo time Sandro, Leandrão, Fernando E Almir, que era xodó da torcida.

Bebeto, a partir daí, esbarrou nas dificuldades financeiras do clube para conseguir pagar salários e manter o time na elite. Naquele 2004 o Botafogo penou para se manter entre os grandes só conseguindo após obter um empate contra o Atlético Paranaense em jogo realizado em Curitiba.

Apaixonado pelo Botafogo, Bebeto ameaçou abandonar o futebol por conta dos esquemas de corrupção
Apaixonado pelo Botafogo, Bebeto ameaçou abandonar o futebol por conta dos esquemas de corrupção  


Ao deixar o clube, um ano depois, Bebeto sofria com os desmandos da Federação e os erros de arbitragem que puniam o Botafogo. Dizia:

- A gente faz um esforço para montar um bom time, os jogadores se matam em campo, mas chega um juiz e em um lance infeliz acaba com o trabalho de um ano.

Sem espaço no Botafogo, ele conseguiu guarida no Atlético Mineiro.

 

Veja também:

>> Corrupção em prisões do Rio é alvo de operação da PF

>> IFSP não afasta professor chamado de "racista" por alunos

>> Bob Fernandes: o impróprio encontro de Cármen Lúcia e Temer e a militarização do país

>> Manuela D'Ávila quer retomar "Campanha da Legalidade" de Brizola

>> Barroso veta indulto a condenados por corrupção

 
  • Enviar para um amigo
  •  
  • Compartilhar no Twitter
  •  
  • Compartilhar no Facebook
  •  
  •  
  •  comentário(s)
  •  
 
Morre Bebeto de Freitas morre aos 68 anos
 

Copyright 2018 - WebRadio Programa Conexão - Todos os direitos reservados

Desenvolvido por Go2web

Está no seu momento de descanso né? Entao clique aqui!