• Ouça a Rádio
  • Galeria de Fotos
  • Vídeos
  • Facebook
  • Twitter
Conexão Jornalismo é o primeiro site do país a merecer o selo verde.
Planvale

Busca

 

Conexão TV

Domingo, 15 de Julho de 2018

Benja, do Fox Sports Rádio, manda colega tomar no c%$#&u e áudio vaza

 
  • Enviar para um amigo
  •  
  • Compartilhar no Twitter
  •  
  • Compartilhar no Facebook
VER +

Galeria de Fotos

 
 

 
 

Comunidade

home > colunas > empreendedorismo

Empreendedorismo

 

Sexta-feira, 20 de Outubro de 2017

A baiana que usou a criatividade para enxotar a crise

Maria Selma (centro) usou da criatividade
Maria Selma (centro) usou da criatividade



A baiana Maria Selma Mata superou depressão e dificuldades financeiras, vendeu 'quentinhas' e hoje é dona de seis restaurantes. Agora, dá dicas para quem quer a empreender em meio à crise. Casos como o dela revelam o quanto a criatividade pode ser aliada na hora em que a coisa aperta e o cidadão se vê obrigado a inovar. Na edição de segunda-feira (19), Conexão mostrou o caso da dona de casa Tainara Escobar que inventou o próprio emprego para driblar as dificuldades. Leia agora o caso de Maria Selma.



Leia também:
Dona de casa inventa o próprio trabalho aos 25 anos


A chef de cozinha Maria Selma Mata, de 45 anos, tem uma história de vida inspiradora para quem, por desejo ou necessidade, resolveu empreender. Natural de Ipiaú, município do interior da Bahia, mãe de cinco filhos, Selma se viu morando em uma comunidade em São Paulo, trabalhando na casa de uma família, sem perspectivas e em profunda depressão. Alguns anos antes, quando era adolescente, Selma, que herdou das avós o amor pela cozinha, chegou a abrir um restaurante na garagem de um vizinho, ainda em sua cidade natal, e a vender "quentinhas" de porta em porta em Salvador. Desde 2016, ela está à frente da rede de restaurantes Champion Fried Chicken, no Rio de Janeiro, que registrou faturamento de R$ 3,4 milhões no período. Com um quadro de 100 funcionários, a empresa abrirá mais três restaurantes até dezembro. Diante dos sinais de reaquecimento da economia, planeja ainda a abertura de outras cinco lojas em 2018 sob o modelo de franquias. Em setembro foi aberta, em Vila Isabel, tradicional bairro da zona norte do Rio, a primeira unidade franqueada da marca.
.

Acreditar em si e nas habilidades



Mas, qual a receita para empreender sem muito dinheiro? A necessidade de manter a família, a principal motivação para Selma, é o que leva a maioria a buscar o próprio negócio. Entretanto, Selma conta que um dia, assistindo a um programa de tv sobre culinária, percebeu que a sua única saída era fazer o que amava: cozinhar. "Eu precisava acreditar em mim, que a minha habilidade ia me tirar daquela situação", recorda a empresária. Com novo ânimo, veio para o Rio de Janeiro, vendeu sanduíches na praia, casou-se pela segunda vez e acabou vivendo por 11 anos no exterior. Trabalhou em restaurantes da América Central, do México, dos EUA e da China, mercados em que adquiriu a experiência no segmento de fast food. De volta ao Brasil, começou a atuar na área de eventos e decidiu realizar o sonho de estudar gastronomia. O curso do Senac foi pago com o dinheiro da venda de um carro. "Não tinha apoio financeiro do meu marido, levei muito tempo para convencê-lo de que eu poderia ganhar dinheiro com a cozinha. Para comprar o material, os livros, tudo o que precisava, fazia sanduíches e vendia para os colegas da turma", conta.

Sem dívidas e com parcerias



Mesmo com o país mergulhado em uma grave crise econômica, Selma não desperdiçou a chance de abrir a empresa. "Não investi milhões, tive oportunidade de firmar parcerias. E a vantagem de nunca ter feito dívidas. Com isso, pude negociar valores", afirma. Ano passado, aliás, a taxa de empreendedorismo ficou em 15,4% entre as mulheres e em 12,6% entre os homens, segundo a pesquisa Global Entrepreneurship Monitor 2016, coordenada no Brasil pelo Sebrae e pelo Instituto Brasileiro de Qualidade e Produtividade (IBPQ).

Ter diferencial



Selma, que desenvolveu uma receita exclusiva, um frango temperado com 21 especiarias, frito sem o uso de óleo, inaugurou a primeira loja no Américas Shopping, no Recreio, Zona Oeste do Rio. Hoje, com quase 100 funcionários, a rede Champion Fried Chicken e Champion Empada & Café está presente também no Barra Shopping, Center Shopping, Madureira Shopping, Shopping Metropolitano e West Shopping. Para o mês de setembro está programada a inauguração da primeira franquia da marca, no bairro de Vila Isabel, na Zona Norte. Amor pelo que faz, disposição paraaprender, inovação e o cuidado para evitar dívidas são os ingredientes que a empresária recomenda para quem está começando a empreender. Para Maria Selma, qualquer pessoa é capaz de aprender a cozinhar, desde que coloque o amor em primeiro lugar. "Cozinha é amor. Todo mundo pode cozinhar, mas tem que ter vontade, técnica, percepção e, sobretudo, amor", declara.


Contribuir com o planeta



Além do frango frito sem óleo, outros produtos se diferenciam da concorrência por serem mais nutritivos e saudáveis. Atenta à importância de uma vida sustentável além da cozinha, Maria Selma iniciou uma campanha pela conscientização da reciclagem de resíduos. Com o tema "Eu tenho consciência, e você?", a campanha será lançada nas próximas semanas nas lojas da rede Champion Fried Chicken em parceria com a Social Team, agência internacional de responsabilidade social tendo como embaixador o ativista ambiental Tião Santos. Conhecido mundialmente após protagonizar o documentário "Lixo Extraordinário", do artista plástico Vik Muniz, ele foi "transformado" no mascote Tiãozinho, que ensina como todos podem ajudar a manter o equilíbrio do meio ambiente adotando a reciclagem no dia a dia.

 

Veja também:

>> Aécio e Gilmar trocaram 33 ligações por whatsapp em dois meses

>> Dória recua na proposta da ração após pancadas da internet

>> STF veta restrição a transfusão de sangue de homossexual

>> A ração de Dória e a liberdade de expressão vigente

>> Dívidas não honradas são as principais causas de estresse

 
  • Enviar para um amigo
  •  
  • Compartilhar no Twitter
  •  
  • Compartilhar no Facebook
  •  
  •  
  •  comentário(s)
  •  
 
A baiana que usou a criatividade para enxotar a crise
 

Copyright 2018 - WebRadio Programa Conexão - Todos os direitos reservados

Desenvolvido por Go2web

Está no seu momento de descanso né? Entao clique aqui!