• Ouça a Rádio
  • Galeria de Fotos
  • Vídeos
  • Facebook
  • Twitter
Conexão Jornalismo é o primeiro site do país a merecer o selo verde.
Planvale

Busca

 
Audiência na TV

Segunda-feira, 27 de Setembro de 2021

Corpo de cantor sertanejo é encontrado dentro de carro em BH
Audiência na TV

 
  • Enviar para um amigo
  •  
  • Compartilhar no Twitter
  •  
  • Compartilhar no Facebook

Conexão TV

Quinta-feira, 23 de Setembro de 2021

Uma boa série? Vosso Reino, na Netflix

 
  • Enviar para um amigo
  •  
  • Compartilhar no Twitter
  •  
  • Compartilhar no Facebook
VER +

Galeria de Fotos

 
 

 
 

Comunidade

home > colunas > cultura > novas mídias

Cultura - Novas Mídias

 

Terça-feira, 03 de Março de 2015

Veja admite ter mentido em reportagem que acusava Lula de dar R$ 220 mil a sobrinho

Da Redação

Revista publicada se baseou em inverdades
Revista publicada se baseou em inverdades
A Revista Veja, da editora Abril, se viu obrigada a admitir ser fantasiosa a reportagem publicada na edição do dia 18 de fevereiro, na Veja Brasília, em que acusava o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva de ter doado R$ 220 mil para a realização da festa de um sobrinho em Brasília. O repórter Ulisses Capbell, que assinou a reportagem, dias após ver o fato negado por Lula invadiu o condomínio de parentes do ex-presidente ameaçando divulgar outras inverdades caso não confirmassem o que havia sido publicado no dia 18.

Jornalista não teve um papel digno da profissão
Jornalista não teve um papel digno da profissão  


Diz a nota publicada pela revista: "É errada a nota 'Celebração estrelada', publicada na edição do dia 18 de fevereiro (pág. 16), por VEJA BRASÍLIA, dando conta dos preparativos de uma festa que homenagearia um sobrinho do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva no bufê Aeropark, no Distrito Federal", admite a revista da editora Abril.

Nas eleições, Veja também mentiu. E não era mais surpresa
Nas eleições, Veja também mentiu. E não era mais surpresa  


"Pelo equívoco, VEJA BRASÍLIA se desculpa com seus leitores e, mesmo que a nota não contivesse conotação negativa, se desculpa também com o ex-presidente e sua família por quaisquer transtornos que possa ter ocasionado", escreveu Veja.


Um dia antes do segundo turno das eleições presidenciais, a mesma revista publicou uma reportagem de capa acusando Dilma e Lula de estarem por trás do esquema da operação Lava-Jato. O objetivo era desgastar a imagem da presidenta para favorecer o candidato tucano, Aécio Neves. A Veja foi obrigada a publicar o direito de resposta no mesmo dia das eleições.

Veja: a imagem da vergonha



Não é de hoje que a Veja tem envergonhado os bons jornalistas. Há dois anos, quando surgiu o escândalo envolvendo Carlinhos Cachoeira, o diretor de redação da revista em Brasília, Policarpo Júnior, aparecia em gravações negociando imagens e áudios com o grupo do bicheiro que serviriam para chantagear políticos e demitir autoridades de cargos chaves do governo. As notícias viraram capas da revista.



Com um grupo de colunistas no melhor modelo pittbull, do tipo difama primeiro e apura depois, a Veja perdeu público, leitores, credibilidade, mas manteve o pé no acelerador. Diogo Mainardi, então a referência mais dantesca deste modelo de execração travestido de jornalismo, acabou afastado.

Na época, ante a proposta de chamar o dono do Grupo Abril para depor na CPI do Cachoeira, o diretor do grupo, Fábio Barbosa, pediu para que Civita fosse poupado. Ele estava com câncer e morreria pouco tempo depois.

Nas eleições, a maneira torpe de fazer jornalismo seguiu e veio a desaguar agora nas mãos do jovem jornalista Ulisses Campbell que, pela maneira de agir, padece da mesma irresponsabilidade profissional de seus superiores.

 

Veja também:

>> Que tal o novo look de Diego Armando Maradona?

>> O que pretende a 'milícia' de Gladiadores da Igreja Universal? (vídeos)

>> Enterro de opositor de Putin reúne milhares em Moscou

>> Traficante mais procurado do RJ organiza megafesta de aniversário

>> Coleção de fuscas reaquece a procura do automóvel por ladrões - ouça aqui

 
  • Enviar para um amigo
  •  
  • Compartilhar no Twitter
  •  
  • Compartilhar no Facebook
  •  
  •  
  •  comentário(s)
  •  
 
Veja admite ter mentido em reportagem que acusava Lula de dar R$ 220 mil a sobrinho
 

Copyright 2021 - WebRadio Programa Conexão - Todos os direitos reservados

Desenvolvido por Go2web

Está no seu momento de descanso né? Entao clique aqui!